/
/
Comércio continua muito pessimista em SP

Comércio continua muito pessimista em SP

Queda no desempenho das vendas bate novos recordes

Os obstáculos políticos e econômicos que o Brasil enfrenta continuam minando a atuação e as esperanças dos comerciantes no Estado de São Paulo. Pelo menos é o que mostram os índices relativos à confiança do comércio nos negócios. 

Em setembro o Índice FECAP de Expectativas nos Negócios (IFECAP) despencou 28% em relação ao mesmo mês do ano passado, registrando 86,45. Esta é a primeira vez desde o começo da sua série histórica (em 2004) que todos os índices que compõem o IFECAP ficaram abaixo do patamar de noventa pontos. A escala varia entre zero e 200, sendo que 100 é a fronteira entre o pessimismo e o otimismo. Embora menor, também houve queda de 4,4% em comparação ao último mês de agosto.

Ainda em comparação ao mês passado, o Índice-Momento Atual, que capta a situação atual dos negócios, recuou 2,9%, influenciado pelo Índice-Momento Atual Vendas (-2,2%), pelo Índice-Momento Atual Encomendas (-0,5%) e pelo Índice-Momento Atual Situação dos Negócios (-5,8%). Em relação ao mesmo período do ano passado, o Índice-Momento Atual registrou queda de 24,2%.

Para o próximo trimestre, as expectativas captadas pelo Índice-Futuro apresentaram queda de 6,5%, com 86,93 pontos na série com ajuste sazonal. O Índice-Futuro Vendas também diminuiu 9% e o Índice-Futuro Encomendas 3,7%. Na comparação com o mesmo período do ano passado o Índice-Futuro caiu 33%.

Entre as pequenas e micro empresas a perspectiva piorou de agosto para setembro, enquanto ela melhorou nas grandes e médias empresas. Do ponto de vista regional, as expectativas caíram na capital e subiram no interior do estado.

Leia mais:

Vendas do varejo despencam 11,7% em SP

Expectativa do consumidor é a menor desde 2001

Índice de confiança bate novo recorde negativo 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]