/
/
Comerciante em SP começa o ano menos confiante

Comerciante em SP começa o ano menos confiante

Índice da FecomercioSP mostra forte queda de 17% entre janeiro deste ano e o mesmo mês de 2014

 

O comerciante paulistano anda pessimista com relação a muita coisa. Tanto que no primeiro mês do ano, a confiança dele caiu 17% na comparação com janeiro de 2014, chegando a 99,1 pontos, segundo o Índice de Confiança do Empresário do Comércio no Município de São Paulo (ICEC) da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo)

O indicador varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total). Essa queda em São Paulo segue o pessimismo verificado entre os comerciantes de todo País. Segundo números divulgados na semana passada pela Confederação Nacional do Comércio, a queda na confiança em janeiro chegou ao menor patamar histórico. 

Em São Paulo, segundo a FecomercioSP, os três componentes do índice registraram queda em relação a janeiro do ano passado. No período, a confiança dos pequenos empresários caiu 17% e a dos grandes 19,4%.

Para a FecomercioSP, os resultados mostram que há indícios de um período de insegurança por parte dos empresários, especialmente porque essa tendência tem se repetido desde 2013. As quedas estão relacionadas à desaceleração do nível de atividade econômica, em que o recuo no ritmo de crescimento das vendas do varejo e a persistência da inflação continuam abalando a confiança dos empresários do comércio quanto ao ciclo do consumo ao longo do ano.

O que demonstra que a situação está pior é a passagem de dezembro para janeiro, quando houve uma piora no nível de confiança, que caiu 2,8% no período.

Considerando os componentes, a maior queda foi verificada no Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC), que caiu 4%. A propensão a investir também está menor, pois o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC) caiu 2,2% no período.

O sentimento de insatisfação dos empresários em relação ao momento atual seguiu persistente, como demonstra a queda de 1,3% no Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC).Na análise por porte, o maior impacto veio das empresas com menos de 50 empregados, que reduziram a confiança em 3%.

Apesar do cenário, a Federação acredita que, “feitos os ajustes macroeconômicos necessários – principalmente com cortes de despesas e não com aumento de impostos -, 2015 será desafiador, mas resultará em perspectivas mais positivas para os próximos anos”. É esperar pra ver.

Leia mais

Confiança do comércio cai para o nível mais baixo

Comércio deve perder R$ 15,5 bilhões com feriados

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]