Pesquisar
Close this search box.
/
/
“Coisas ruins são a mãe da invenção”

“Coisas ruins são a mãe da invenção”

O vice-presidente da Cognizant e diretor do Center for the Future of Work, Ben Pring, falou ao público do BR Week sobre aspectos da transformação digital. Confira

Se tivéssemos que resumir as mudanças do mundo a um único tipo, com certeza poderíamos citar a transformação em termos de espaço. Uma loja, que antes demandava o uso de muitos metros quadrados, hoje cabe em alguns centímetros e pode ser acessada por meio de uma única tela.

O celular é um instrumento que permite o acesso a pessoas, lugares e informações que, antes, poderiam demandar dias até serem encontradas. E isso afeta os mais diversos âmbitos da vida humana. “A transição do espaço físico para o mobile foi uma mudança dramática que transformou todos os aspectos do trabalho”, comenta Ben Pring, vice-presidente da Cognizant e diretor do Center for the Future of Work da empresa. “Muitas organizações sentem essa mudança”.

Como exemplo, ele cita o fato de que não faz mais sentido trabalhar em “ambientes com cubículos”. “Cada vez mais vemos espaços abertos”, diz. “Estamos nos afastando do ambiente antigo”. E isso não vale apenas para o baixo escalão. O CEO do Goldman Sachs, David Solomon, por exemplo, tem a “ousadia” de ser DJ aos fins de semana. É uma jornada dupla do bem.

Para Pring, este é um momento em que estamos reimaginando quase tudo, equipados com novos dispositivos, novas interfaces e, também, um elemento de destaque: a beleza. “É a beleza que está mudando o mundo”, afirma. Ele justifica essa ideia mostrando o dispositivo da Apple: “ele é lindo”, diz. E o mesmo vale para a loja da Apple na Estação Grand Central, Nova York. “A beleza que a Apple injetou no negócio transformou o mercado”, argumenta. “E nós temos que tornar as coisas bonitas também”.

Nesse sentido, ele comenta que “coisas ruins e feias são a mãe da invenção”. Ou seja, provocado pelo incômodo, surge um indivíduo criativo. “O desafio é tornar as coisas mais bonitas”.

Modelo de trabalho

Olhando para o ambiente de trabalho, Pring comenta que muitas pessoas acham que as maquinas vão destruir a vida como conhecemos. Porém, ele defende que a Inteligência Artificial (IA) vai trazer mais oportunidades no mundo todo. Outro exemplo é a Realidade Virtual (VR) que, para o executivo, será essencial para o varejo.

De forma bastante curiosa, ele compara o nosso momento histórico ao que foi vivido pelos irmãos Lumière, conhecidos como “os pais do cinema”. O executivo acredita que, da mesma forma como eles não imaginavam a criação do Homem de Ferro a partir da invenção do cinematógrafo, nós também não somos capazes de supor o patamar ao qual a VR pode chegar.

Dentro desse cenário, ele conclui que uma boa saída é “ser um bom humano”. E exemplifica: “ninguém quer vender nada para você na Apple, eles querem criar uma relação, ensinar, mostrar o que eles têm de bom, porque sabem que você pode acessar o site da loja no caminho para casa e fazer uma boa compra”. Eles são bons humanos.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]