O Grupo Martins foi considerado a empresa líder no segmento Atacado e Logística para os diversos stakeholders (acionistas, clientes, funcionários, etc), de acordo com o estudo Mais Valor Produzido (MVP), realizado com exclusividade pela Dom Strategy Partners para a revista Consumidor Moderno, do Grupo Padrão (que também edita NOVAREJO).
O estudo traz as 50 empresas que mais se destacam na entrega de valor, de acordo com seus diversos públicos e o setor de atuação. Em sua segunda edição, o estudo Mais Valor Produzido teve como base a análise dos balanços financeiros e informações públicas das mil maiores empresas do País.
Os pesquisadores analisaram principalmente para a capacidade de gerar e proteger valores para os diversos stakeholders. O estudo completo foi publicado na edição de outubro da revista Consumidor Moderno e uma análise aprofundada do setor varejista estará disponível na edição novembro/dezembro de NOVAREJO.
Na entrevista abaixo, Alair Martins, presidente do Grupo Martins, fala sobre a empresa e como ela gera valor para seus acionistas, clientes e colaboradores.
NOVAREJO – A que você atribui a inserção do Grupo Martins entre as empresas que mais valor produzem no Brasil?
Alair Martins ? Acredito que isso se deve a uma história de 60 anos que construiu uma imagem sem retoques, com muita coerência e solidez. O Martins é uma empresa que prima pelos relacionamentos de qualidade com todos os públicos, além de ter definido uma estratégia vencedora, que faz com que os negócios aconteçam, com assertividade e dentro do planejado. Uma das principais ações dessa estratégia foi a descentralização da operação para nos aproximarmos cada vez mais de nossos clientes em todo o Brasil. Como somos uma empresa de atuação nacional, presente em todas as regiões do País, precisamos estar cada vez mais próximos de nossos clientes a fim de oferecer a eles todas as soluções do Sistema Integrado Martins e uma prestação de serviços da mais alta qualidade. Isso gera um valor intangível imenso.
NV – Como a instituição entrega valor para as diversas partes envolvidas?
Martins ? Estabelecemos relações de qualidade com todos os públicos. Para os colaboradores, especificamente, temos planos especiais de carreira e investimos muito em programas de formação, aperfeiçoamento e sucessão destinados a preparar cada vez mais nossos profissionais para os grandes desafios do mercado. Com fornecedores e clientes temos um relacionamento ganha-ganha em que o que é bom para nós tem que ser bom para o nosso parceiro, tem que ser bom para quem trabalha conosco, tem que ser bom para o meu cliente. Esta é a filosofia de atuação da empresa há 60 anos: compartilhar, buscar ser útil e disciplinado, fazendo sempre o melhor. Cada vez mais temos que praticar isso em nosso dia-a-dia. Não deixar-se abater pelo primeiro obstáculo, não se deixar abalar; manter o equilíbrio e o otimismo, apesar das dificuldades que se enfrenta pelo caminho. Saber que vamos enfrentar, mas que iremos superar e chegar ao nosso objetivo, desde que atuemos em espírito de cooperação e interdependência.
NV – Como a companhia constrói uma boa reputação e imagem perante os clientes?
Martins ? Desde sua criação o Martins definiu uma atuação direcionada ao pequeno e médio varejo. Ao estender o alcance da distribuição para todo o País, conheceu a realidade das regiões e percebeu as grandes carências existentes no segmento. Para tocar seu negócio, o pequeno e médio varejista tem carência de financiamento, conhecimento, gestão, tecnologia e marketing, entre outras coisas. Ao conhecer essa realidade, o Martins se estruturou como um sistema (Sistema Integrado Martins) que atua em sinergia para suprir essas necessidades do pequeno e médio varejista. Para apoiar as ações nesse sentido foram criadas a Universidade Martins do Varejo, Tribanco, Tricard (operadora de cartões de crédito), Tribanco Seguros, Smart Supermercados, www.efácil.com.br e www.martins.com.br (e-commerce). Nossa visão é sermos a melhor solução para o varejo no Brasil e, assim, ajudá-lo a se desenvolver e perenizar seus negócios. Ao atuarmos dessa forma conquistamos o respeito e a preferência dos clientes.
Confira na próxima edição da revista NOVAREJO matéria sobre as empresas do varejo que mais criam valor para todos os stakeholders.
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