O excesso na produção de plásticos é uma das grandes preocupações do planeta em relações com cuidados com o meio ambiente. De acordo com um relatório do grupo ambiental Break Free From Plastic, três grandes multinacionais estão classificadas como as maiores produtoras de plásticos. São elas: Coca-Cola, Nestlé e Pepsi.
As demais empresas que completam os dez principais poluidores são Mondel?z International, Unilever, Mars, P&G, Colgate-Palmolive, Phillip Morris e Perfetti Van Melle.
A pesquisa foi realizada com a ajuda de 72 mil voluntários que removeram e catalogaram cerca de 476.435 pedaços de lixo plástico nas ruas, parques públicos e praias em 51 países. Como resultado, 43% das embalagens coletadas foram claramente identificáveis ??como pertencentes a cerca de 8 mil marcas de consumo.
“Este relatório fornece mais evidências de que as empresas precisam urgentemente fazer mais para lidar com a crise de poluição plástica que elas criaram. Sua dependência contínua de embalagens plásticas de uso único se traduz em bombear mais plástico descartável para o meio ambiente. A reciclagem não vai resolver esse problema”.
Von Hernandez, coordenador global da Break Free From Plastic movimento.
O coordenador do movimento ainda fez um pedido para que as empresas “reduzam urgentemente sua produção de plástico de uso único e encontrem soluções inovadoras focadas em sistemas de entrega alternativos que não causam poluição”.
“O plástico está sendo queimado em incineradores em todo o mundo, expondo as comunidades à poluição tóxica. Devemos continuar expondo esses verdadeiros culpados de nossa crise de plástico e reciclagem”, afirmou Denise Patel, coordenadora dos EUA da Aliança Global para Alternativas para Incineradores (GAIA).
Quantidade de lixo das marcas
Segundo a pesquisa, a Coca-cola ficou como a empresa que mais produz lixo, sendo responsável por 11.732 dos plásticos recuperados em 37 países em quatro continentes;
A Nestlé aparece em segundo lugar respondendo por 4.846 peças de plástico em 31 países;
Já a PepsiCo com 3.362 peças em 28 países, ocupando respectivamente o terceiro lugar.
Para a Break Free From Plastic, as ações que as empresas tomaram nos últimos anos em relação a sustentabilidade não alcançaram nenhum resultado realmente proativo até o momento e que os produtos e embalagens dessas marcas estão transformando o sistema de reciclagem do mundo em lixo.
“Os compromissos recentes de empresas como Coca-Cola, Nestlé e PepsiCo para lidar com a crise infelizmente continuam a depender de soluções falsas, como substituir o plástico por papel ou bioplástico e confiar mais em um sistema global de reciclagem quebrado. Essas estratégias protegem amplamente o modelo de negócios descartável desatualizado que causou a crise da poluição por plásticos e não farão nada para impedir que essas marcas sejam nomeadas as principais poluidoras novamente no futuro”, relatou Abigail Aguilar, coordenadora da campanha de plástico do Greenpeace no Sudeste Asiático.
LEIA MAIS
13 iniciativas de grandes empresas na luta contra o uso de plástico
Pesquisadores criam plástico biodegradável feito de mandioca
Sustentabilidade é a terceira principal preocupação do consumidor, diz estudo