/
/
Elon Musk testa cobrança no X para combater robôs na rede social

Elon Musk testa cobrança no X para combater robôs na rede social

Novo dono do ex-Twitter avalia que estratégia ajudará a combater robôs no X; cobrança já é testada em alguns países

Em sua página oficial, a empresa anunciou a entrada em vigor do “Not A Bot” (Não é um bot) a partir de 17 de outubro de 2023. De acordo com a nota, a mudança trata-se de um novo método de assinatura para novos usuários nos dois países. 

“Este novo teste foi desenvolvido para reforçar nossos já significativos esforços para reduzir spam, manipulação de nossa plataforma e atividade de bots. Isso avaliará uma medida potencialmente poderosa para nos ajudar a combater bots e spammers no X, ao mesmo tempo que equilibra a acessibilidade da plataforma com o pequeno valor da taxa. Neste teste, os usuários existentes não são afetados”, explica a nota.

Assine nossa newsletter! Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Como funcionará a cobrança do X para combater robôs?

A cobrança afetará apenas novos usuários; os antigos não terão que pagar a taxa. Nova Zelândia e Filipinas serão os primeiros países a participar. Os novos usuários serão obrigados, inicialmente, a verificar o número de telefone para criar um perfil no X. Os usuários que participam do programa Not-A-Bot estão sujeitos aos termos e condições.

O segundo passo será escolher o plano de assinatura. Os preços podem variar de acordo com o país e a moeda local. Os novos usuários poderão realizar ações como postar conteúdo, curtir postagens, responder, repassar e citar postagens de outras contas, marcar postagens como favoritos. Já os que não optarem por assinar só poderão ler postagens, assistir vídeos e seguir contas.

Na Nova Zelândia o custo será de $ 1,43 NZD por ano, enquanto nas Filipinas o valor anual custará ₱42,51 PHP. A nota reforça que o programa nasceu como uma defesa contra bots e spammers que tentam manipular a plataforma e atrapalhar a experiência de outros usuários no X. 

O que é um “bot”?

O bot, uma abreviação de robô em inglês, é um software ou script criado para automatizar determinadas ações e operar tarefas repetitivas. Inicialmente, seu objetivo não era malicioso. Porém, com o tempo os robôs passaram a ser usados no envio de SPAMs via e-mail, roubo de dados pessoais e fraudes.

O X, desde quando ainda era Twitter, passou a ser uma plataforma atrativa para os bots pela quantidade de dados que disponibiliza gratuitamente, mesmo que de forma limitada. Sua API (Application Programming Interface) possibilita que sejam obtidas informações de um ou vários perfis, além das atividades do usuário no site, como: publicações, curtidas e compartilhamentos. Além disso, são fornecidas informações como o horário que a postagem foi feita, data, idioma, localização do perfil e, até pouco tempo, até mesmo o dispositivo utilizado (Android, IOS ou Web).

Não será a primeira mudança desde que Musk assumiu o X…

Uma das mudanças mais impactantes começou pelo nome. O antigo Twitter passou a se chamar X. Musk chegou a publicar que “Comprar o Twitter é um acelerador para criar o X, o aplicativo para tudo”. O passarinho azul, logotipo da rede social criada por Jack Dorsey, deu lugar à letra X.

O novo dono da plataforma permitiu também que todos os usuários passassem a ter o selo de verificado, desde que pagassem para isso. A estratégia, inclusive, foi incorporada pelo grupo Meta no Instagram, por exemplo. Porém, houve uma polêmica com perfis falsos. Diante disso, foram criados os selos dourado e cinza, respectivamente para empresas e órgãos do governo.

Além disso, usuários que pagam o Twitter Blue passaram a ter mais limites de caracteres – até 25 mil – e a possibilidade de editar. Na versão gratuita, o limite é de 280. Musk anunciou ainda um limite diário de leitura de 1000 tuítes para contas não verificadas. As postagens também passam a mostrar o número de visualizações e quantas vezes foram salvas por outras pessoas, assim como já eram exibidos os números de curtidas, compartilhamentos e comentários.



Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]