/
/
11% dos clientes do e-commerce optam pelas redes sociais

11% dos clientes do e-commerce optam pelas redes sociais

Uma empresa que se relaciona com aproximadamente 40% da população por ano tem muito a ensinar – especialmente porque esteve disposta a aprender com as pessoas com quem entra em contato. Essa é a realidade da Teleperformance, companhia que tem como foco conectar pessoas e companhias ao redor do mundo.

Por ter conhecimento sobre o potencial do seu modelo de negócio, a companhia desenvolveu o Customer Experience Lab, por meio do qual conversa com consumidores de 13 países diferentes, por meio de 180 mil entrevistas. A partir disso, entende as preferências dos clientes de segmentos variados da economia mundial.

Um exemplo de resultados obtidos a partir dos estudos da Teleperformance por meio da CX Lab é a preferência por canais pelo consumidor: por onde eles preferem se relacionar? A resposta é inusitada: o telefone. E isso vale para todas as gerações – inclusive os Millennials e a Geração Z, nascidos entre 1981 e os anos 2000. O segundo canal utilizado ainda é o e-mail e os formulários, inclusive pela Geração Z.

Mas, e na prática? Fabricio Coutinho, CEO, mostra que, nos últimos 12 meses, telefone e formulário foram os mais usados – 56% e 38%, respectivamente. Ao contrário do que muitos pensam, redes sociais não são um canal muito utilizado. No Brasil, é 11%, no caso do e-commerce. Segundo o CEO, a França, curiosamente, é um País que não usa esse canal para isso porque os franceses não querem que outras pessoas saibam quais as necessidades deles com as empresas.

Falando especialmente sobre social media, a Teleperformance investigou se os consumidores falam com ou sobre marcas por esse canal. Nesse caso, 27% afirmaram que haviam postado algo – mas 73% não postaram. Essencialmente, fica claro a necessidade das empresas estarem nesses canais, que só tendem a ser mais relevantes.

Ao desdobrar esse dado, a empresa percebeu que 63% das pessoas posta na própria página, enquanto 33% falam diretamente ao perfil oficial da marca. No Brasil, o número de pessoas que usaram as páginas oficiais das marcas para se comunicar cresce para 39%.

Mobile app

Quando feita a análise sobre o uso de aplicativos, a Teleperformance percebeu que 38% dos consumidores têm usado apps mas, por outro lado, 36% não sabem se a marca ao menos tem um app. Para Coutinho, isso indica a necessidade das empresas divulgarem seus aplicativos. No Brasil, 43% dos entrevistados usaram esse canal, mas o número de quem não sabe sobre a existência do app é muito semelhante ao global: 34%.

Robôs versus humanos

Questionados sobre a possibilidade de optar por esperar pelo atendimento humano ou por um atendimento imediato por assistente virtual, a resposta foi que apenas 9% disseram que preferem não esperar. Com isso, Coutinho identifica que a empatia e a necessidade de ser compreendido é o que leva ao cliente para o relacionamento humano.

Segurança

Outro ponto, indo além de atendimento, é a questão de fraude e segurança no e-commerce. Coutinho comenta sobre a necessidade de se preocupar sobre privacidade de dados. De acordo com estudos, 69% dos clientes abandonariam o site de varejo de que são clientes se passassem por uma situação de fraude ou quebra de segurança. No Brasil, esse numero é de 81% – ou seja, ainda é um assunto mais importante para o brasileiro, o que indica a necessidade de preocupação em relação a isso, partindo das empresas.

Fidelidade

Diante desse contexto, a Teleperformance estudou também outros pontos: qual a chance de um consumidor indicar uma marca? Qual o esforço aplicado no relacionamento entre empresas e clientes? Será que o cliente é fiel?
Coutinho trouxe dados de fidelidade, por país, em 2017. As informações mostram que a fidelidade tem uma média de 8.2 e os países mais fiéis são EUA, México e Brasil. “Os países americanos elevaram essa média”, afirma o CEO. Na análise por indústria, a média de fidelidade também é 8.2, mas o ranking de setores tem, em primeiro lugar, o e-commerce – seguido por emissora de crédito, higiene pessoal, banco, agências de viagem online, entre outros.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]