Pesquisar
Close this search box.
/
/
Consumo das classes C e D apresenta alta no varejo

Consumo das classes C e D apresenta alta no varejo

Pesquisa recente aponta alta de consumo nas classes C e D; entenda o que está por trás desse crescimento e quais setores foram responsáveis por este aumento nas vendas no varejo

Mesmo diante da alta de preços em diversos segmentos do mercado, o consumo nas classes C e D no Brasil subiu 2% em maio ante abril deste ano, de acordo com a Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital.

O levantamento é realizado mensalmente e busca traçar o perfil do consumidor das classes de menor poder aquisitivo. De acordo com os dados da fintech focada em inclusão econômica, o crescimento teve origem em decorrência das compras em comemoração ao Dia das Mães. A alta foi impulsionada, sobretudo, pelo comércio nas lojas de roupas (14%).

Leia mais: Como foi o Dia das Mães no varejo?

Luciana Godoy, CEO da Superdigital Brasil, afirma que a alta no consumo destas classes sociais, mesmo que pequena, mostra que a economia no varejo está se recuperando aos poucos.

“O dado também foi impactado pelas compras no Dia das Mães, que geralmente traz um aquecimento ao comércio varejista. Mas percebemos que mesmo os setores que não têm correlação com o Dia das Mães mostraram alguma recuperação”, afirma a executiva, que aponta como exemplo os setores de Transportes, Automóveis e Veículos e Prestadores de Serviços.

Principal gasto no orçamento continua sendo o com Supermercado (36,9%)

Principais gastos no consumo das classes C e D

O levantamento mostrou também que o principal gasto no orçamento continua sendo o com Supermercado (36,9%). Em segundo lugar estão os Restaurantes (13%), Lojas de Artigos Diversos (10,3%) e Combustível (7,7%).

Outro dado da pesquisa da Superdigital mostra que 87% dos gastos totais foram feitos presencialmente, mantendo o mesmo percentual de abril.

Consumo
Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital.

Conheça o Mundo do CX

Consumo e ticket médio C e D

Em relação ao ticket médio, a pesquisa apurou um aumento nos setores Lojas de Roupas (11%), Lojas de Artigos Diversos (6%), Prestadores de Serviços (6%), Serviços (4%), Automóveis e Veículos (4%) e Combustíveis (3%). Contudo, caiu o ticket médio de Companhias Aéreas (-30%), Rede Online (-4%), Supermercado (-3%) e Restaurantes (-2%).

consumo
Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital.

Números por regiões e setores

Na pesquisa, exceto o Nordeste, onde o consumo recuou 2,4%, as regiões brasileiras mostraram alta. O Sudeste teve uma recuperação de 3,3%, seguido do Sul (1,5%), Norte (1,4%) e Centro-Oeste (0,1%).

Os setores que mostraram altas mais significativas no consumo foram: Lojas de Roupas (14%), Transporte (7%), Automóveis e Veículos (6%), Lojas de Artigos Diversos (6%), Prestadores de Serviços (6%), Combustíveis (5%) e Drogarias e Farmácias (5%). Já os setores que mostraram recuo foram: Rede Online (-3%), Companhias Aéreas (-2%), Diversão e Entretenimento (-2%) e Hotéis e Motéis (-1%).

Leia mais: Estudo aponta quais redes sociais influenciam “millennials” e “zennials” na hora da compra

Recortes regionais do consumo C e D

SUDESTE

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o consumo ficou praticamente estável, com leve queda de 0,2% em relação ao mês anterior. Os setores que apresentaram altas foram Companhias Aéreas (24%), Transporte (7%), Combustível (4%), Lojas de Roupas (3%), Lojas de Artigos Diversos (2%), Drogaria/Farmácia (2%) e Restaurante (2%). Em contrapartida, recuaram os setores Rede Online (-38%), Diversão e Entretenimento (-12%), Hotéis e Motéis (-10%), Supermercado (-3%), Prestadores de serviços (-2%), Automóveis e Veículos (-1%) e Telecomunicação (-1%).

São Paulo

Em São Paulo, o consumo teve aumento de 5% em relação ao mês anterior. O resultado foi puxado principalmente pelos setores Lojas de Roupas (16%), Prestadores de Serviços (12%), Automóveis e Veículos (9%), Transporte (8%), Rede Online (8%), Serviços (7%), Lojas de Artigos Diversos (6%), Combustível (5%) e Restaurante (5%). No entanto, foram observadas quedas com Companhias Aéreas (-37%) e Hotéis e Motéis (-8%).

Minas Gerais

Em Minas Gerais, o consumo em maio teve uma leve queda de 0,4% em comparação ao mês anterior. O destaque é o setor Companhias Aéreas, com expressiva alta de 137%, seguido por Lojas de Roupas (21%), Hotéis e Motéis (16%), Drogaria/Farmácia (10%), Serviços (8%) e Lojas de Artigos Diversos (8%). Os setores que apresentaram queda no período foram Automóveis e Veículos (-18%), Rede Online (-8%), Diversão e Entretenimento (-5%) e Restaurante (-3%).

Espírito Santo

No Espírito Santo, o consumo fechou o mês com baixa de 4,2%. Os principais setores que puxaram o movimento foram Companhias Aéreas (-45%), Hotéis e Motéis (-27%), Rede Online (-26%), Prestadores de Serviços (-17%), Diversão e Entretenimento (-16%), Serviços (-13%), Transporte (-12%), Automóveis e Veículos (-12%), Drogaria/Farmácia (-10%) e Telecomunicação (-9%). Os setores que apresentaram crescimento foram Lojas de Artigos Diversos (20%), Supermercado (6%), Restaurante (3%) e Lojas de Roupas (1%).

SUL

Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul foi observada alta de 1,7% no consumo em maio ante abril. As maiores altas foram com Hotéis e Motéis (69%), Rede Online (23%), Drogaria/Farmácia (10%), Prestadores de Serviços (10%), Automóveis e Veículos (8%), Lojas de Roupas (7%) e Serviços (6%). No entanto, houve queda nos setores de Companhias Aéreas (-38%), Diversão e Entretenimento (-14%), Telecomunicação (-3%), Transporte (-2%) e Restaurante (-1%).

Paraná

No Paraná, maio apresentou uma alta no consumo de 3,5% ante abril, impulsionada pelos setores Diversão e Entretenimento (43%), Companhias Aéreas (25%), Transporte (18%), Serviços (15%), Drogaria/Farmácia (13%), Automóveis e Veículos (12%), Combustível (10%), Lojas de Roupas (8%), Prestadores de Serviços (7%), Lojas de Artigos Diversos (6%) e Restaurante (5%). As quedas foram observadas nos setores de Rede Online (-11%), Hotéis e Motéis (-8%) e Telecomunicação (-4%).

CENTRO-OESTE

Goiás

Em Goiás, foi observada uma leve diminuição nos gastos de 0,6% em maio em comparação a abril. As maiores baixas foram com Companhias Aéreas (-66%), Diversão e Entretenimento (-14%) e Prestadores e Serviços. No entanto, foram observados aumento de gastos nos setores Rede Online (60%), Automóveis e Veículos (36%), Transporte (20%), Lojas de Roupas (15%), Serviços (11%), Telecomunicação (11%) e Lojas de Artigos Diversos (5%).

Mato Grosso

No Mato Grosso, o consumo fechou praticamente estável, com queda de 0,04% ante abril. As maiores altas foram nos setores Companhias Aéreas (175%), Telecomunicação (29%), Prestadores de Serviços (15%), Transporte (9%), Combustível (8%), Automóveis e Veículos (6%), Hotéis e Motéis (6%), e Drogaria/Farmácia (4%). Por outro lado, houve queda nos setores de Diversão e Entretenimento (-38%), Rede Online (-22%), Restaurante (-9%), Lojas de Roupas (-6%) e Serviços (-4%).

Norte

Amazonas

No Amazonas, o consumo apresentou queda de 1,6% em maio. Os destaques de alta foram os setores Companhias Aéreas (68%), Rede Online (17%), Transporte (15%), Serviços (14%), Lojas de Artigos Diversos (4%) e Lojas de Roupas (3%). Em contrapartida, foram observadas quedas nos setores de Telecomunicação (-25%), Automóveis e Veículos (-16%), Hotéis e Motéis (- 9%), Restaurante (-8%), Diversão e Entretenimento (-3%) e Drogaria/Farmácia (-3%).

Pará

No Pará, o mês de maio apresentou alta no consumo de 1,4% ante o mês anterior. Os setores com as maiores altas foram Rede Online (25%), Transporte (23%), Lojas de Roupas (15%), Restaurante (5%), Prestadores de Serviços (4%), Supermercado (3%) e Lojas de Artigos Diversos (1%). Já as quedas foram vistas em Companhias Aéreas (-58%), Hotéis e Motéis (-30%), Automóveis e Veículos (-29%), Diversão e Entretenimento (-19%), Serviços (-19%), Combustível (-10%), Drogaria/Farmácia (-9%) e Telecomunicação (-4%).

NORDESTE

Bahia

Na Bahia, o consumo teve uma queda 14,7% em maio ante abril, impactado pelos setores Prestadores de Serviços (-23%), Diversão e Entretenimento (-21%), Rede Online (-14%), Supermercado (-13%), Serviços (-12%), Lojas de Artigos Diversos (-7%), Restaurante (-3%) e Transporte (-1%). Os setores Automóveis e Veículos (26%), Combustível (8%), Hotéis e Motéis (4%) e Telecomunicação (4%) registraram alta no período.

Ceará

Em maio, o consumo no Ceará teve alta de 5,2% em relação ao mês anterior. No período, os setores que se destacaram foram Lojas de Roupas (46%), Automóveis e Veículos (27%), Companhias Aéreas (24%), Combustível (9%), Hotéis e Motéis (7%) e Supermercado (5%). Entretanto, recuaram os gastos com Rede Online (-39%), Diversão e Entretenimento (-7%), Prestadores de Serviços (-4%) e Lojas de Artigos Diversos (-4%).

Pernambuco

Em Pernambuco, o consumo apresentou queda de 5,3% em maio em comparação a abril. As pessoas gastaram menos com Rede Online (-20%), Automóveis e Veículos (-8%), Prestadores de Serviços (-8%), Artigos Diversos (-8%), Telecomunicação (-7%), Diversão e Entretenimento (-5%), Lojas de Roupas (-4%) e Restaurante (-3%). Na ponta aposta, os setores de destaque foram Companhias Aéreas (15%), Hotéis e Motéis (13%), Combustível (12%), Transporte (9%), Drogaria/Farmácia (7%) e Supermercado (2%).

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente  


+Notícias

Varejo e a linguagem do afeto para se conectar aos consumidores 

Crescimento do e-commerce segue em alta 

 

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]