Pesquisar
Close this search box.
/
/
Cinco tendências de personalização para o varejo eletrônico em 2023

Cinco tendências de personalização para o varejo eletrônico em 2023

Marcas seguem aperfeiçoando estratégias de engajamento do consumidor e há tendências do varejo que vêm ganhando mais relevância

A personalização tem recebido cada vez mais atenção de executivos em todo o mundo porque ela se traduz em resultados. E se 2022 revelou alguma coisa, é que experiências selecionadas e altamente personalizadas continuam a ganhar importância para as empresas.

As marcas seguem aperfeiçoando suas estratégias de engajamento do consumidor e há tendências no horizonte do varejo que vêm ganhando mais relevância e que já podem ser colocadas em prática.

Os varejistas conseguem incorporar a hiperpersonalização em suas ações graças a plataformas modernas de personalização baseadas em nuvem, que podem fazer a maior parte do trabalho complexo e todo o levantamento para ajudar as marcas a agir com o mínimo de esforço. São elas:

  • A importância da flexibilização crescerá conforme as plataformas falhem em entregar

Há um aumento expressivo na demanda por tecnologia integrada entre marcas e provedores de tecnologia (com grupos como a MACH Alliance sendo preparados para liderar este trabalho) em um esforço para oferecer uma alternativa aos sistemas legados caros e rígidos que fazem todo o possível para oferecer suporte a experiências de compras modernas. Veremos, com o tempo, as marcas migrarem para uma configuração sem comando central único para que possam fazer alterações com mais facilidade no front-end sem afetar o back-end e vice-versa. Esse afastamento da arquitetura monolítica – que une a face visível e amigável das páginas e todos os mecanismos que estão por trás delas fazendo-as funcionar – permitirá maior flexibilidade e escalabilidade à medida que as empresas experimentem seus esforços de personalização para criar a melhor experiência para o consumidor.

  • Metaverso: da interação para a transação

Muitos varejistas, especialmente marcas de luxo, já estão bastante engajados no uso do metaverso usando NFTs para desenvolver conscientização, engajamento, lealdade e muito mais entre seus clientes e produtos. Com objetivo de ir além dessa funcionalidade inerente ao metaverso, as marcas procuram maneiras de como podem transformar seu investimento em meta-loja em um aumento nas vendas. As experiências hiperpersonalizadas são a chave para atingir essa meta, levando compradores do cenário atual de “jogar” para um patamar de “comprar” usando impulsionadores de conversão testados e comprovados. Um exemplo é a venda guiada, que pode ajudar a destravar o futuro do varejo.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

  • Live Commerce e o conteúdo de compra ganharão mais relevância no mix de marketing

Os compradores modernos estão ocupando mais tempo do que em outros tempos consumindo conteúdo de vídeo, que apresenta produtos que desejam comprar. Diante dessa grande oportunidade em crescimento, mais marcas voltarão seus esforços para o comércio ao vivo (live commerce), tornando a venda dos produtos em um evento de streaming, o que vai permitir às empresas alcançar novos mercados, alimentar a procura em massa e atingir picos de vendas ainda mais elevados de forma muito mais rápida. As empresas mais bem-sucedidas ao fazer essa escolha serão aquelas que colocam a personalização em camadas de seu conteúdo ao vivo, transmitido para o público e mostrando produtos adicionais de interesse com base na afinidade do espectador, no histórico de compras e em outros sinais de intenção de compra que só os dados vindos da personalização são capazes de fornecer.

  • Exploração mais profunda das possibilidades da Inteligência Artificial (IA) generativa

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) generativa abriu um mundo de possibilidades de criação, permitindo que marcas criem e se transformem de maneiras nunca antes imaginadas. É uma ferramenta poderosa para exploração e inovação. Embora os modelos generativos existam há décadas, 2022 foi um ano inovador para esse setor e agora existem modelos melhores, com mais dados e mais uso de computação com poder para tornar essa tecnologia acessível a todos em grande escala. A IA generativa está pronta para desempenhar um papel central na vida dos consumidores e no ambiente em que eles vivem, além de transformar alguns dos paradigmas aos quais eles estão acostumados.

Conheça o Mundo do CX

  • Dados receberão uma reformulação de alta tecnologia

Os dados que um cliente compartilha intencional e proativamente com uma empresa (dados zero) são alguns dos mais ricos disponíveis. Embora os questionários e as ferramentas de seleção de produtos tenham se tornado o modelo padrão para reunir essas informações em um nível individual, a IA avançada e o aprendizado de máquina permitirão que as marcas usem os dados recém-adquiridos com menos atrito e maior precisão, tornando-se uma mina de ouro para quem procura se diferenciar, cultivar relacionamentos mais rapidamente e impulsionar as vendas.

As empresas que estiverem empenhadas em transformar essas tendências em ação, de maneira mais fluida e intuitiva, poderão verificar – na prática – que a personalização eficaz pode facilmente ocupar o centro das atenções em uma estratégia inteligente no varejo eletrônico.

* Ander Orcasitas é RVP para Europa Ocidental e América Latina da Dynamic Yield, empresa da Mastercard.


+ Notícias

 

Vendas online: quatro tendências para integrar ao seu negócio em 2023

A importância da inovação na entrega: como os hubs logísticos metropolitanos impactam o CX?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]