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Cielo já trabalha com pagamento pelo WhatsApp 

Cielo já trabalha com pagamento pelo WhatsApp 

Para os lojistas clientes da Cielo a nova funcionalidade de pagamento via WhatsApp já está disponível; conheça os detalhes e entenda a questão da segurança

O WhatsApp deu início no Brasil ao serviço de pagamentos feitos por pessoas para empresas pelo app. A novidade permite que o consumidor compre um produto ou serviço sem sair do aplicativo.

Neste início, o serviço está disponível apenas para pequenas empresas que usam a versão Business do app. No momento a Mercado Livre, Mercado Pago, Itaú, Rede e Cielo operam a funcionalidade.

Tudo acontece de maneira muito simples e intuitiva. O usuário do WhatsApp navega por produtos e serviços dentro do WhatsApp do lojista, escolhe o que deseja comprar, adiciona ao carrinho e realiza o pagamento dentro do próprio aplicativo. O pagamento pode ser com cartão de débito, crédito e pré-pago.

Mais agilidade via WhatsApp

A Cielo, informa que a solução permite uma jornada de compra ainda mais ágil e completa, que facilita o fluxo das transações de pagamentos para os lojistas. Para os lojistas, cria-se mais um canal de vendas, oferecendo desde o atendimento personalizado ao cliente até o pagamento seguro.

O lojista que já é cliente Cielo também poderá trabalhar com o Receba Rápido, solução que já vem no serviço de Pagamento no WhatsApp e permite que o lojista receba suas vendas em até dois dias úteis e melhore o fluxo de caixa.

Dessa forma, não é necessário esperar 30 dias ou mais para ter o dinheiro na conta. A Cielo entende que essa vantagem também traz um maior poder de negociação com fornecedores e evita rupturas de estoque.

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Segurança é ponto sensível em pagamentos via WhatsApp

Sobre segurança, a Cielo informa que o lojista terá toda a segurança e tecnologia de ponta da companhia. As transações serão criptografadas e seguem os padrões PCI (Payment Card Industry), obedecendo a rígidos critérios de segurança e proteção em várias camadas.

Essa tecnologia substitui informações confidenciais dos consumidores, que, como informa o WhatsApp em nota, “não expõe nenhuma informação sensível da conta, reduzindo o risco de fraudes”.

Uma tecnologia que, segundo o WhatsApp “nem mesmo o vendedor terá acesso às informações de pagamento tokenizadas”. Bandeiras Visa e Mastercard, parceiras do WhatsApp no negócio, irão realizar a tokenização dos cartões.

Ainda sobre segurança, o consumidor também terá uma senha. Essa senha poderá ser substituída por impressão digital ou reconhecimento facial, como o usuário preferir. Caso haja alguma mudança no aparelho, como troca de números ou chip, todo o processo de autenticação precisará ser refeito.

Caminho sem volta

Toda a praticidade do WhatsApp e sua contribuição nas relações entre clientes e empresas é fato. Essa evolução pode ser atestas em números. De acordo com pesquisa realizada pela Opinion Box, 80% dos brasileiros utilizam o WhatsApp para se comunicar com as marcas. As principais finalidades são: a busca por informações (82% dos entrevistados), suporte técnico (68%) e a compra de produtos e serviços (57%). O percentual é maior entre as pessoas das classes A e B (85%).

Em outro levantamento, da Loja Integrada, 75% dos pequenos e médios empresários utilizam o aplicativo como canal direto de vendas com seus clientes. Além disso, quase 68% dos lojistas afirmam usá-lo como principal ferramenta de atendimento, seguido pelo Instagram (15%) e o e-mail (5,6%).

Como vemos, com essa novidade do WhatsApp certamente impulsionará ainda mais o varejo online. Fica a dúvida sobre a conformidade no uso de dados dos clientes por empresas com a Meta, detentora do WhatsApp. Mesmo que se trate de um caminho sem volta essa a questão de dados compartilhados, é crucial que os usuários sejam conscientizados sobre os riscos e informados sobre o uso e compartilhamento.



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