Pesquisar
Close this search box.
/
/
Supermercados no Instagram: qual a estratégia traz melhor resultado

Supermercados no Instagram: qual a estratégia traz melhor resultado

Pesquisa da BuzzMonitor revela as estratégias do perfil de cinco redes de supermercado. Entenda a importância de cada uma delas

O Instagram é uma das redes sociais mais populares no Brasil e que chama a atenção das marcas e empresas em busca de abrir mais um canal de contato com seu público. E foi assim que o benchmarking está se especializando em atuar nos diversos setores com o objetivo de gerar cada vez mais engajamento, baseado em dados. E no setor de supermercado, o insta se tornou uma importante ferramenta de atendimento ao cliente, mas também de trazer informações relevantes aos seguidores.

Nesse setor em que existem várias filiais, em locais diferentes, a recente pesquisa da Buzzmonitor, plataforma de gestão de social media, captou dados e estratégias de cinco perfis de supermercado no Instagram: Carrefour, Assaí Atacadista, Pão de Açúcar, Matheus Supermercados e Supermercados BH. A análise foi feita por 30 dias em cada perfil, do dia 14 de fevereiro a 14 de março, e somente as publicações orgânicas foram avaliadas.

Leia mais:
Da indústria para o varejo: Conheça a startup D2C da Unilever

Instagram do Carrefour aposta no BBB e reels

A rede mundial de supermercado no Brasil (@carrefourbrasil) apostou no patrocínio e audiência do Big Brother Brasil, além de conteúdos feitos em parceria com a Cyber Coook. Ao total, a marca fez 34 posts orgânicos durante o período estudado e os principais temas abordados foram o BBB, receitas e dicas para evitar o desperdício de alimentos ou reaproveitá-los. Além disso, em menor escala, a rede de supermercados também publicou conteúdos sobre o famoso “Prato Feito”, produtos e descontos do Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março.

Surfando na audiência do BBB, o perfil trouxe cortes de vídeos do reality em que os participantes fazem compras, falam dos preços, recebem os produtos e agradecem ao Carrefour.

Outro tipo de conteúdo bastante abordado foram as receitas, trazidas tanto em formato de vídeos como fotos, em parceria com a Cyber Cook, que contaram com dicas para o café da manhã, lanches, almoços, comidas típicas e até drinks.

Outro ponto interessante na estratégia de marketing do Carrefour foi o aumento na quantidade de conteúdos no formato de Reels, tendo feito 18 posts em vídeo durante o período estudado, 20% a mais se comparado com os 30 dias anteriores. E os números mostram que o público da marca recebeu bem os conteúdos do reels. Eles foram responsáveis por 52% do conteúdo da página e obtiveram 60,3% do engajamento do período. Com esse conteúdo e estratégia, a marca ganhou 14.324 seguidores no período, alcançando a marca de 1.105.246 seguidores. No entanto, o engajamento diminuiu 27,29% se comparado ao período anterior de 30 dias.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Carnaval e campanha institucional são os temas
da Assaí Atacadista

A empresa de atacarejo (@assaiatacadistaoficial) trabalhou duas campanhas diferentes em suas redes sociais: o carnaval e a campanha institucional.

A campanha de carnaval contou com a participação do cantor Bell Marques e deu ênfase às promoções e receitas. Já a campanha institucional Assaí de Sol a Sol, em que o supermercado destaca características da marca, como inclusão, preço baixo, prosperidade, facilidade de pagamento e oportunidades para colaboradores e comerciantes, focou em vídeos, jingle exclusivo e fotos de colaboradores.
Com esse conteúdo e estratégia, a marca ganhou 39.106 seguidores, e obteve um aumento de engajamento, 121,79% se comparado ao período anterior de 30 dias.

Conheça o Mundo do CX

Pão de Açúcar aposta em influenciadores, programa de pontos e receitas

A rede de supermercado brasileira (@paodeacucar) apostou em uma estratégia com microinfluenciadores (perfis de 10 a 100 mil seguidores), influenciadores de nível intermediário (perfis de 100 mil a 500 mil seguidores) e macroinfluenciadores (perfis com mais de 1 milhão de seguidores). Entre os conteúdos, destacam-se receitas e o programa de fidelidade por pontos.

Ao total, a marca fez 24 publicações orgânicas durante o período estudado e os principais temas abordados foram receitas, os benefícios do programa de pontos Stix e dicas dos especialistas do Pão de Açúcar.

Os posts feitos com influenciadores foram os mais recorrentes no perfil. O principal parceiro da marca é o Chef de Cozinha Henrique Fogaça, que tem mais de 3,7 milhões de seguidores, aparece em diversos vídeos ensinando receitas e divulgando o programa de pontos. Os posts com maior engajamento são vídeos em parceria com o ex-Master Chef.

Os outros influenciadores da campanha também fizeram vídeos com receitas e mencionando o programa de pontos Stix e o Espaço Café. Os conteúdos sempre se relacionam aos temas abordados pelos influenciadores em suas páginas pessoais.

A rede de supermercados ainda fez uma parceria com a Polishop, e trouxe os colaboradores para falar sobre pontos específicos do Pão de Açúcar.

No período estudado, 79,17% do conteúdo da marca foram vídeos, sendo estes responsáveis por 85,72% do engajamento. Ao total, de conteúdo orgânico, foram feitos 17 reels, 2 vídeos no feed e apenas 5 fotos. Com esse conteúdo e estratégia a marca conquistou 2.785 seguidores, alcançando o total de 598.606 seguidores. O engajamento, no entanto, diminuiu 77,22% se comparado ao período anterior.

Matheus Supermercados investe em humor e
promoções no Instagram

O perfil do supermercado com lojas no norte e nordeste do país (@mateussupermercados) investiu em promoções e vídeos de humor. Ao total, a marca fez 45 publicações orgânicas durante o período estudado e os principais temas abordados foram promoções das campanhas “Vem que tá barato de verdade”, Semana do Consumidor e Terça da Fralda. Em todos eles, a marca fez vídeos com tom de humor e brincadeiras e CTA’s para atrair a interação do público.

Com roteiros elaborados e personagens fixos, Matheus Supermercados apostou bastante na produção de vídeos durante o período estudado. Foram 27 vídeos, além de 18 fotos – sendo a maioria carrossel. Alfred já é uma presença recorrente nos vídeos da marca e traz sempre uma piada relacionada aos produtos, a situações que envolvem compras para a casa e/ou as promoções da loja. Algumas imagens também abordavam memes e brincadeiras com CTA’s para interação do público.

A marca também publicou dicas para os consumidores – como “Tipos de queijo para montar uma tábua de frios”, “Pratos para a Quaresma”, “Frutas que fazem bem para a pele”, “Drink Lagoa Azul com Corote”, entre outras. E em menor escala a marca fez publicações sobre o carnaval, Dia da Mulher e Quarta do Horti. Por fim, desde o dia 6 de março, o perfil começou uma campanha de Páscoa, incluindo nela uma parceria com a microinfluenciadora Keilliane Bastos.

No período estudado, 79,17% do conteúdo da marca foram vídeos, sendo estes responsáveis por 85,72% do engajamento. Ao total, de conteúdo orgânico, foram feitos 17 reels, 2 vídeos no feed e apenas 5 fotos. Com esse conteúdo e estratégia a marca conquistou 7.732 seguidores, alcançando o total de 459.245 seguidores. O perfil também teve um aumento significativo no engajamento, 42,57% a mais do que no período anterior.

Supermercados BH traz produtos com preços e
dicas para os consumidores

O perfil dos Supermercados BH (@supermercados_bh) no Instagram apostou em uma campanha de Dia da Mulher com as colaboradoras de diversas unidades, “Mulher você pode tudo”, dicas e receitas com produtos vendidos no supermercado.

Os principais conteúdos foram produtos, lançamentos, receitas linkadas a produtos e dicas. A marca publicou uma série de dicas, tanto em foto quanto em vídeos, para facilitar a vida do consumidor. O quadro Dicas da Clara, em parceria com a influenciadora Clara Senra, também apareceu muito nas publicações da marca com o mesmo tom: conteúdos de receitas e produtos.

A rede de supermercados publicou vídeos com as colaboradoras e obteve uma boa repercussão. Em menor escala, a marca postou ofertas exclusivas para o programa de fidelidade da rede de supermercados, promoções da semana do consumidor e conteúdos sobre o Março Lilás, campanha de conscientização ao câncer de colo do útero.

O conteúdo dos Supermercados BH no período teve 60 fotos (72,29%) e 23 vídeos (27,72%). Em contrapartida, o engajamento do público aconteceu muito mais nos vídeos do que nas fotos. Os reels foram responsáveis por 51,91% do engajamento da marca no período. O perfil obteve um aumento de 19,52% no engajamento se comparado ao período anterior.



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]