Pesquisar
Close this search box.
/
/
Cidades turísticas estão revendo o modelo de negócios?

Cidades turísticas estão revendo o modelo de negócios?

Com a queda no número de viajantes causada pela contaminação de Covid-19, governos e moradores de cidades impactadas pelas moradias de temporada, têm uma nova chance de transformar a atividade turística

Nos últimos 10 anos, plataformas como o Airbnb ajudaram a bombar o número de viajantes de cidades turísticas como Lisboa e Amsterdã, o que levou à escalada do custo de vida para os habitantes destes locais. Com menos de 830 mil habitantes, a cidade de Amsterdã recebeu, só em 2019, cerca de 19 milhões de turista. Na França, o número bateu 80 milhões. Em Portugal, foram 23 milhões de pessoas.

O que os dados sozinhos não revelam é o enorme impacto do turismo nesses países. Se, por um lado, a receita gerada pela atividade traz muito dinheiro – só na economia portuguesa foram 34,8 bilhões de euros no último ano – por outro, os efeitos colaterais dessa sobrecarga de viajantes podem virar um fardo na vida de moradores locais.

Momento de mudanças

Agora, com a escassez de visitantes causada pela pandemia, lugares antes superlotados têm a chance de rever esse modelo. Para se ter ideia, nos últimos anos, um terço da cidade de Lisboa era ocupado com aluguel de temporada, estilo Airbnb. Inflacionado pela alta procura por  locações de curto prazo, o mercado imobiliário viu os preços explodirem. A vida não só se tornou mais cara para os habitantes, como o processo de gentrificação acabou expulsando muitos deles para bairros afastados ou mesmo para outras cidades.

Até o início de 2020, esse jogo ainda estava a favor dos proprietários, que tinham uma demanda absurda por seus imóveis. Com o coronavírus, no entanto, eles viram a procura despencar, ao mesmo tempo que precisam continuar pagando hipotecas altíssimas, sem contar a dívida de impostos. Assim, cidades europeias estão sendo praticamente obrigadas a repensar uma forma de turismo com consequências menos agressivas para seus habitantes, sem no entanto deixar  de socorrer os donos de imóveis.

Outras formas de alugar ?

Lisboa, por exemplo, está substituindo o Airbnb por aluguéis seguros. “Estamos oferecendo incentivos fiscais e financeiros aos proprietários por até cinco anos, através do programa Renda Segura”, explica o prefeito Fernando Medina. A ideia é transformar esses imóveis em moradias para trabalhadores essenciais, que foram afastados dos centros devido à inflação do setor imobiliário.

“Queremos que o turista tenha uma cidade mais limpa, sustentável, saudável e equitativa quando retornarem para cá. Ou fazemos isso agora, ou corremos o risco de nos tornarmos apenas um belo museu”, afirma Medina.

Em Paris, a Prefeitura também tem investido na compra de imóveis que foram arrendados como investimento para aluguéis de curto prazo. Amsterdã proibiu o uso de Airbnb no centro da cidade. Moradores de Veneza pressionam para um futuro menos turístico e debatem um outro renascimento para a cidade. Barcelona está forçando os proprietários a alugarem seus imóveis sob o risco de perdê-los. Budapeste planeja limitar a quantidade de diárias por mês com aluguel de curta temporada.

Com o isolamento social dificultando as viagens, a Ópera de Sydney, na Austália, os mercados noturnos de Bangcoc, o Museu do Louvre em Paris ou o Coliseu em Roma estão esvaziados. Velhos espaços agora têm sido ocupados por um novo tipo de turista: os próprios moradores, que estão redescobrindo suas cidades.

Isso tem dado impulso a planos para a indústria turística, só que o incentivo agora é local. Parisienses no Louvre, venezianos na Praça São Marcos, espanhóis de férias nos arredores de Barcelona. Os monumentos agradecem o respiro – e as cidades ganham mais tempo para se levantar.


5 tendências para o turismo mundial pós-pandemia

Turismo digital é aposta para diminuir o impacto do coronavírus

Staycation: uma solução para o setor de turismo pós-pandemia?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]