Pesquisar
Close this search box.
/
/
Plant-based fora de casa: A aposta da NotCo no food service

Plant-based fora de casa: A aposta da NotCo no food service

Em linha com tendências de comportamento, a NotCo tem investido em parcerias com restaurantes, ampliando o alcance da alimentação com base em vegetais

Em 2022, o setor de food service cresceu o seu faturamento mais uma vez. De acordo com dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o ramo de alimentação fora do lar faturou R$ 396 bilhões. Em paralelo, uma pesquisa produzida pelo The Good Food Institute (GFI), em 2022, mostrou que 18% das pessoas provam alimentos plant-based fora de casa para, depois, comprá-los no varejo.

Produtos ilustram a parceria da NotCo com o Boali/Crédito: Divulgação
Produtos ilustram a parceria da NotCo com o Boali/Crédito: Divulgação

Além disso, o estudo da GFI apontou que há um grande interesse da população em reduzir o consumo de produtos de origem animal: 51% da população brasileira afirmou ter essa intenção, enquanto 90% querem experimentar opções vegetais. “Grandes redes de fast food e restaurantes de alta gastronomia com estrelas no guia Michelin já adotaram ingredientes, receitas e soluções plant-based em seus cardápios. Por esse motivo, as marcas que ainda não olham para o setor tendem a ficar com propostas mais ultrapassadas e desatualizadas com os hábitos dos clientes”, afirma Vanessa Giangiacomo, head de Marketing da NotCo, foodtech global e principal referência de alimentos à base de plantas.

Por números como esses, a executiva defende que não estamos diante de uma tendência passageira. “O mercado plant-based veio para ficar”, argumenta. “Todos os dias mais pessoas escolhem fazer a transição para uma dieta mais sustentável, reduzindo a quantidade de carne no dia-a-dia sem excluí-la completamente”.

NotCo: Plant-based em crescimento

Esse cenário motivou a NotCo a apostar fortemente no mercado de food service em 2023. A expectativa é que a marca aumente em 54% o número de empresas parceiras que oferecem seus produtos como opções vegetais para atender o público que está procurando conhecer e consumir alternativas sem ingredientes de origem animal.

Produtos ilustram a parceria da NotCo com a Casa do Pão de Queijo/Crédito: Divulgação
Produtos ilustram a parceria da NotCo com a Casa do Pão de Queijo/Crédito: Divulgação

Somente no ano passado, a empresa aumentou em 70% o número de parcerias desse tipo em relação a 2021. Algumas das marcas que passaram a ter opções de produtos plant-based são Quiero Café, Mr. Cheney, Casa do Pão de Queijo, B.lem, Boali, Number1Chicken e Splash Bebidas. A startup também atua com outras redes há alguns anos, como Bullguer, Achapa e Borger Burger.

Leia mais:
Alta no mercado de alimentos veganos impulsiona parcerias

Segundo a head de Marketing da NotCo, o lançamento do NotChicken feito ao lado da Bullguer é um dos maiores cases do food service para promover a alimentação plant-based a novos consumidores. “Assim como o frango à base de plantas, produtos que estão praticamente em todas as mesas brasileiras e podem ser utilizados de várias formas, como a carne e o leite, também possuem versões análogas daquelas de origem animal. Portanto, queremos continuar trazendo novidades que aqueçam ainda mais o mercado”, explica.

Apoio aos parceiros

Junto do lançamento de receitas, a NotCo também promoveu outras frentes de atuação com os parceiros, de modo a ajudá-los a explorar o potencial das tendências vegetais, mas mantendo a identidade de cada serviço. Dentre as principais, estão a customização de produtos de acordo com a necessidade de cada companhia e um plano de marketing e trade para comunicação dos itens, mesclando a abordagem a clientes já fidelizados ao diálogo com paladares veganos, vegetarianos e flexitarianos, que vêm aumentando todos os anos.

Além disso, a foodtech também atua como uma consultoria para o desenvolvimento de um menu plant-based segundo pesquisas internas sobre o mercado. Com isso, é possível planejar formatos específicos de cardápios, escolhendo desde o tipo de café de preferência do cliente usado pelos melhores baristas até os ingredientes mais adequados para as operações. “A atenção a esses detalhes e a contribuição de especialistas da gastronomia para montarem receitas deliciosas estimula a população a experimentar alimentos dessa categoria e consolidar hábitos de consumo que ajudam a mudar o mundo, proposta que pretendemos levar a ainda mais pessoas e parceiros em 2023”, afirma a executiva da empresa.



+ NOTÍCIAS
A importância da embalagem na jornada de respeito ao cliente
Cerveja sustentável: malte reaproveitado movimenta mercado de alimentos saudáveis no Brasil

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]