/
/
Plant-based fora de casa: A aposta da NotCo no food service

Plant-based fora de casa: A aposta da NotCo no food service

Em linha com tendências de comportamento, a NotCo tem investido em parcerias com restaurantes, ampliando o alcance da alimentação com base em vegetais

Em 2022, o setor de food service cresceu o seu faturamento mais uma vez. De acordo com dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o ramo de alimentação fora do lar faturou R$ 396 bilhões. Em paralelo, uma pesquisa produzida pelo The Good Food Institute (GFI), em 2022, mostrou que 18% das pessoas provam alimentos plant-based fora de casa para, depois, comprá-los no varejo.

Produtos ilustram a parceria da NotCo com o Boali/Crédito: Divulgação
Produtos ilustram a parceria da NotCo com o Boali/Crédito: Divulgação

Além disso, o estudo da GFI apontou que há um grande interesse da população em reduzir o consumo de produtos de origem animal: 51% da população brasileira afirmou ter essa intenção, enquanto 90% querem experimentar opções vegetais. “Grandes redes de fast food e restaurantes de alta gastronomia com estrelas no guia Michelin já adotaram ingredientes, receitas e soluções plant-based em seus cardápios. Por esse motivo, as marcas que ainda não olham para o setor tendem a ficar com propostas mais ultrapassadas e desatualizadas com os hábitos dos clientes”, afirma Vanessa Giangiacomo, head de Marketing da NotCo, foodtech global e principal referência de alimentos à base de plantas.

Por números como esses, a executiva defende que não estamos diante de uma tendência passageira. “O mercado plant-based veio para ficar”, argumenta. “Todos os dias mais pessoas escolhem fazer a transição para uma dieta mais sustentável, reduzindo a quantidade de carne no dia-a-dia sem excluí-la completamente”.

NotCo: Plant-based em crescimento

Esse cenário motivou a NotCo a apostar fortemente no mercado de food service em 2023. A expectativa é que a marca aumente em 54% o número de empresas parceiras que oferecem seus produtos como opções vegetais para atender o público que está procurando conhecer e consumir alternativas sem ingredientes de origem animal.

Produtos ilustram a parceria da NotCo com a Casa do Pão de Queijo/Crédito: Divulgação
Produtos ilustram a parceria da NotCo com a Casa do Pão de Queijo/Crédito: Divulgação

Somente no ano passado, a empresa aumentou em 70% o número de parcerias desse tipo em relação a 2021. Algumas das marcas que passaram a ter opções de produtos plant-based são Quiero Café, Mr. Cheney, Casa do Pão de Queijo, B.lem, Boali, Number1Chicken e Splash Bebidas. A startup também atua com outras redes há alguns anos, como Bullguer, Achapa e Borger Burger.

Leia mais:
Alta no mercado de alimentos veganos impulsiona parcerias

Segundo a head de Marketing da NotCo, o lançamento do NotChicken feito ao lado da Bullguer é um dos maiores cases do food service para promover a alimentação plant-based a novos consumidores. “Assim como o frango à base de plantas, produtos que estão praticamente em todas as mesas brasileiras e podem ser utilizados de várias formas, como a carne e o leite, também possuem versões análogas daquelas de origem animal. Portanto, queremos continuar trazendo novidades que aqueçam ainda mais o mercado”, explica.

Apoio aos parceiros

Junto do lançamento de receitas, a NotCo também promoveu outras frentes de atuação com os parceiros, de modo a ajudá-los a explorar o potencial das tendências vegetais, mas mantendo a identidade de cada serviço. Dentre as principais, estão a customização de produtos de acordo com a necessidade de cada companhia e um plano de marketing e trade para comunicação dos itens, mesclando a abordagem a clientes já fidelizados ao diálogo com paladares veganos, vegetarianos e flexitarianos, que vêm aumentando todos os anos.

Além disso, a foodtech também atua como uma consultoria para o desenvolvimento de um menu plant-based segundo pesquisas internas sobre o mercado. Com isso, é possível planejar formatos específicos de cardápios, escolhendo desde o tipo de café de preferência do cliente usado pelos melhores baristas até os ingredientes mais adequados para as operações. “A atenção a esses detalhes e a contribuição de especialistas da gastronomia para montarem receitas deliciosas estimula a população a experimentar alimentos dessa categoria e consolidar hábitos de consumo que ajudam a mudar o mundo, proposta que pretendemos levar a ainda mais pessoas e parceiros em 2023”, afirma a executiva da empresa.



+ NOTÍCIAS
A importância da embalagem na jornada de respeito ao cliente
Cerveja sustentável: malte reaproveitado movimenta mercado de alimentos saudáveis no Brasil

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]