/
/
Startup de chip de IA recusa oferta de aquisição da Meta

Startup de chip de IA recusa oferta de aquisição da Meta

FuriosaAI recusou oferta de US$ 800 milhões da Meta, que quer acelerar o desenvolvimento de chip de IA para competir no mercado em crescimento.

A Meta pode estar querendo fazer seu ingresso no mercado de chips de Inteligência Artificial (IA) generativa, competindo com a maior empresa do mundo hoje, a NVIDIA. Segundo um jornal coreano, a startup FuriosaAI rejeitou uma oferta de aquisição de US$ 800 milhões (ou 400 milhões de wons) feita pela big tech norte-americana. Em vez da venda, a empresa afirmou que prefere focar seus esforços em desenvolver seus produtos de IA.

Segundo o veículo, discordâncias relacionadas à estratégia de negócios pós-aquisição e estrutura organizacional levaram ao fim das negociações, mais do que o valor da compra.

Dependência dos chips de IA

As empresas de tecnologia são, hoje, extremamente dependentes dos chips de Inteligência Artificial. Afinal, o hardware – basicamente, uma unidade de processamento poderosa – é o responsável por permitir recursos como Machine Learning e Computer Vision para a tecnologia.

Hoje, a NVIDIA é a grande líder do mercado global de chips de IA. A empresa, que por anos liderou o desenvolvimento de GPUs para computadores – placa de vídeo GeForce RTX, com tecnologia Ray Tracing, é uma das queridinhas dos usuários de PCs e gamers –, acompanhou a evolução da Inteligência Artificial e, hoje, é a empresa mais valiosa do mercado, em cerca de US$ 2,94 trilhões em capitalização de mercado.

Outras empresas estão buscando desenvolver seus chips de IA para um mercado que não para de crescer, além de reduzir a dependência dos chips da NVIDIA. A Meta é uma delas. No ano passado, ela revelou um novo chip proprietário customizado, da série Meta Training and Inference Accelerator (MTIA). Além disso, começou a utilizar um chip para seus sistemas de recomendação de conteúdo nas redes sociais, como Instagram e Facebook.

Google, Amazon e Microsoft são outras empresas que estão desenvolvendo e aperfeiçoando seus chips de IA, como os modelos TPU v5p, Axion, Azure Maia AI Accelerator e Azure Cobalt 100 CPU.

FuriosaAI

Com a recusa da oferta da Meta, a FuriosaAI conversa com investidores para levantar cerca de US$ 48 milhões ainda esse mês. Hoje, a startup coreana conta com dois modelos de chips de IA: Warboy e Renegade (RNGD). Segundo a empresa, os testes com o segundo modelo, mais indicado para modelos de reasoning, já foram finalizados por meio de uma parceria com a LG AI Research e a Aramco.

A empresa foi fundada em 2017 por June Paik, que trabalhou anteriormente em empresas de tecnologia como Samsung e AMD – que também fabrica e oferta chips de IA.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]