/
/
“A era da IA física chegou”, afirma Jensen Huang, da NVIDIA

“A era da IA física chegou”, afirma Jensen Huang, da NVIDIA

Na abertura do GTC 2025, Jensen Huang, CEO da Nvidia, apresenta as novidades da companhia e as infinitas possibilidades da IA para indústrias e sociedade

O futuro será bem impactante com os avanços em Inteligência Artificial generativa e robótica. Foi o que demonstrou a NVIDIA, uma das maiores empresas de computação do planeta, na abertura da GTC 2025, sua principal conferência, em San Jose, na Califórnia.

Na apresentação do fundador e CEO da NVIDIA, Jensen Huang, o executivo foi enfático ao afirmar que “a Inteligência Artificial fez um progresso extraordinário” nos últimos anos. E destacou como a capacidade dessa tecnologia em entender cada vez mais o mundo físico, o mundo tridimensional, é o que vai permitir uma “nova era de IA”. “É o que chamamos de IA física”, que segundo Jensen, abrirá novas oportunidades de mercado para todos.

E isso já está acontecendo para a NVIDIA. Entre os lançamentos e novidades, a companhia anunciou a parceria com a montadora General Motors (GM). As empresas trabalharão juntas para criar sistemas de IA personalizados usando plataformas de computação acelerada da NVIDIA, incluindo o NVIDIA Omniverse com o NVIDIA Cosmos, para treinar modelos de manufatura de IA, visando otimizar o planejamento de fábrica e a robótica da GM.

A GM também usará o computador de bordo NVIDIA DRIVE AGX para futuros sistemas avançados de assistência ao motorista e experiências de direção com segurança aprimorada na cabine. Combinando IA, simulação física em 3D e infraestrutura escalável, com mais de 7 milhões de linhas de código avaliadas em termos de segurança, Jensen afirma que a NVIDIA se posiciona como líder na convergência entre IA generativa e mobilidade segura. “A era da IA física chegou e, em parceria com a GM, estamos transformando o transporte, desde os veículos até as fábricas onde eles são montados”, ressalta.

Fábricas de IA: os novos data centers

À medida que avanços em IAs se alastram, Jensen afirma que estamos vendo o crescimento das “fábricas de IA”, que alcançam tamanhos sem precedentes, e que agora, as redes precisam evoluir para acompanhar o ritmo. “As fábricas de IA são uma nova classe de data centers com escala extrema, e a infraestrutura de rede deve ser reinventada para acompanhar o ritmo”, diz Jensen.

Nesse caminho, os lançamentos Spectrum-X e o Quantum-X visam melhorar a infraestrutura de rede em data centers, enquanto reduzem drasticamente o consumo de energia e os custos operacionais. “Ao integrar a fotônica de silício diretamente aos switches, estamos rompendo as antigas limitações das redes empresariais e de hiperescala e abrindo as portas para fábricas de IA com milhões de GPUs”, diz Jensen. 

Outra novidade anunciada é o NVIDIA Dynamo, um novo software que serve a inferência de IA projetado para maximizar a geração de receita de tokens para “fábricas de IA” que implantam modelos de lógica de IA. Ele orquestra e acelera a comunicação de inferência em milhares de GPUs, e usa serviço desagregado para separar as fases de processamento e geração de grandes modelos de linguagem em diferentes GPUs. Isso permite que cada fase seja otimizada de forma independente para suas necessidades específicas e garante a máxima utilização de recursos de GPU.

IA aprimorando fluxo de trabalho

Entre as novidades, a NVIDIA também reforçou tecnologias destinadas a aprimorar capacidades de IA para acelerar fluxos de trabalho em áreas técnicas, criativas e de engenharia. Entre os lançamentos, as GPUs NVIDIA RTX PRO Blackwell. Além disso, a NVIDIA apresentou supercomputadores pessoais de IA para desktops, conhecidos como DGX Spark e DGX Station, que trazem o poder da arquitetura Grace Blackwell da NVIDIA para sistemas menores e mais acessíveis para desenvolvedores e pesquisadores de IA.

Já a nova plataforma Blackwell Ultra potencializa o treinamento e a escalabilidade de inferências em tempo de teste – a prática de aplicar maior capacidade de computação durante a inferência para melhorar a precisão – permitindo que empresas em todo o mundo acelerem aplicações, como raciocínio de IA, agentes de IA e IA física. Ela oferece 1,5 vezes o desempenho de seu antecessor. A plataforma estará disponível através de parceiros como Cisco e Dell Tech a partir do segundo semestre de 2025.

O robô “Blue” e o CEO da NVIDIA, Jensen Huang

Robótica em destaque

Outra tecnologia que chamou a atenção ao final da apresentação foi a Isaac Gr00t N1. Trata-se do primeiro modelo de mecanismo de física de código aberto do mundo para criar raciocínio e habilidades humanoides generalizadas. Outras tecnologias, como a Newton, um mecanismo de física de código aberto, em desenvolvimento com o Google DeepMind e a Disney Research, também possibilita o desenvolvimento de robôs humanoides, que combina dados de demonstração humana e dados sintéticos da plataforma NVIDIA Omniverse, além de um sistema de modelo de linguagem visual para planejamento de ações. E quem roubou a cena foi o robozinho, ” Blue”, que acompanhou Huang.

Um vídeo final demonstrou como a IA física, aliada à robótica, impactará industrias e a cadeia produtiva ao redor do mundo. Em resumo, a NVIDIA parece não estar abalada com os rumos de um mercado cheio de desafios econômicos e cada vez mais competitivo tecnologicamente. Ela está convicta que seus lançamentos, aliados a sua expertise e a sólida liderança de Jensen farão da NVIDIA a protagonista dessa convergência de sucesso entre inteligência humana e artificial num futuro próximo.

“Estamos em plena produção, e a demanda dos clientes é incrível, o que não é surpreendente, considerando o ponto de inflexão que estamos vivendo na IA”, afirma Huang. “A quantidade de computação necessária para a IA aumentou significativamente devido ao desenvolvimento de sistemas de IA baseados em raciocínio e treinamento de sistemas de IA agêntica”.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]