/
/
'China é uma bomba-relógio'

'China é uma bomba-relógio'

Na manhã de abertura do WRC, especialista alerta para riscos da economia chinesa para varejo global

A China é uma bomba-relógio, com uma crise em gestação que poderá ser tão ou mais profunda que a recessão trazida pelo colapso do mercado subprime americano em 2008. Essa é a avaliação de Ira Kalish, chief economist officer da consultoria Deloitte. 

Em uma das palestras da manhã do primeiro dia do World Retail Congress, que acontece nesta semana em Paris, Kalish alertou para o fato de que, em muitos aspectos, o atual momento chinês é parecido com o cenário pré-crise nos Estados Unidos. “Os bancos têm aumentado sua exposição ao risco, com investimentos baseados na securitização e apostas muito arriscadas. Além disso, eles não têm apresentado claramente suas posições de risco em seus balanços.

Não sabemos exatamente qual o tamanho do problema, o estado dos bancos pode ser muito pior do que imaginamos”, alerta. Para Kalish, os princípios macroeconômicos da China, baseados no endividamento do país, não são sustentáveis no médio e longo prazo. “É preciso fazer reformas, inclusive abrindo o mercado para mais investimentos estrangeiros. Uma economia baseada no endividamento do Estado e em exportação não é sustentável”, comenta.

Para ele, o governo chinês pode adiar o problema ao reduzir o ritmo de crescimento da economia para algo em torno de 3% a 4% ao ano, o que teria um impacto enorme em todo o mundo. Sua visão, porém, não é compartilhada por um dos principais executivos de varejo presentes no evento. William Fung, chairman do grupo varejista chinês Li&Fung, acredita em grandes mudanças na estrutura econômica do país.

“Nos próximos anos a cadeia de suprimentos mudará muito na China e o país deixará de ser sinônimo de mão de obra barata para produção. A China e a Índia acrescentarão um bilhão de consumidores ao mercado mundial nos próximos anos, abrindo enormes oportunidades”, afirma.

NOVAREJO está em Paris para a cobertura exclusiva do World Retail Congress, um dos principais eventos de varejo do mundo. Acompanhe o que de mais importante acontece no congresso pelo novarejo clicando na guia e na edição novembro/dezembro da revista impressa.

Clique aqui para conferir o que já foi publicado

Leia mais:

O futuro do varejo você vê aqui

O Super Bowl do varejo

O fim da ditadura dos ternos clássicos

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]