/
/
Com TASKS no ChatGPT, OpenAI quer competir com Alexa e Siri

Com TASKS no ChatGPT, OpenAI quer competir com Alexa e Siri

Novo recurso do ChatGPT permite criar lembretes e automatizar tarefas por meio de prompts em texto, e já está disponível na versão beta para usuários dos planos Plus, Team e Pro.

A OpenAI anunciou o lançamento beta de TASKS, um recurso para o ChatGPT que promete competir diretamente com assistentes virtuais como Siri, da Apple, e Alexa, da Amazon. O movimento marca a entrada da OpenAI no mercado de assistentes inteligentes, que vem se tornando cada vez mais disputado com a integração de tecnologias baseadas em Inteligência Artificial (IA) generativa.

A OpenAI afirmou que o beta será disponibilizado para assinantes dos planos Plus, Team e Pro globalmente nos próximos dias, com início na plataforma web.

Concorrência no mercado de assistentes virtuais

O lançamento do ChatGPT em 2022 foi um divisor de águas para o mercado de Inteligência Artificial, levando gigantes como Amazon e Apple a acelerarem suas inovações. A Amazon, que viu a Alexa lutar para se manter competitiva, anunciou que sua versão reformulada — equipada com recursos de IA generativa — será lançada em breve.

A versão atualizada, que tinha previsão de lançamento em 2024, precisou ser adiada devido a problemas técnicos como alucinações, velocidade e confiabilidade, segundo informações do Financial Times. O CEO da empresa, Andy Jassy, afirmou que essa nova versão da Alexa será capaz de executar tarefas automaticamente, sem a necessidade de comandos explícitos.

Já a Apple tem integrado sua tecnologia Apple Intelligence à Siri, incorporando funcionalidades derivadas da parceria com a Microsoft e o ChatGPT. Apesar disso, a Apple mantém uma abordagem focada na privacidade, solicitando permissão dos usuários antes de acessar serviços externos, como os oferecidos pela OpenAI.

A introdução de recursos como Tasks coloca a OpenAI em um campo de disputa com empresas que já dominam o mercado de assistentes inteligentes há anos. Entretanto, a OpenAI aposta na popularidade e na inovação contínua do ChatGPT para conquistar uma fatia significativa desse mercado.

Versão Beta

A funcionalidade TASKS já está disponível para usuários dos planos Plus, Team e Pro – e, caso não esteja, deverá ser disponibilizado nos próximos dias, no versão web, afirma a empresa. A Consumidor Moderno fez alguns testes simples com a nova funcionalidade. Primeiro, pediu ao ChatGPT para programar um lembrete todos os dias úteis para o disparo da newsletter diária (que, se você ainda não recebe, clique aqui e se inscreva!). A IA generativa respondeu em inglês: “Got it! I’ll send that reminder every weekday” (“Certo, enviarei o lembrete todos os dias úteis”). Em seguida, uma janela pergunta se o usuário autoriza o ChatGPT a enviar notificações na área de trabalho.

A CM também pediu para que, todas as terças-feiras, o ChatGPT envie um lembrete sobre uma reunião interna da equipe de conteúdo, e a ferramenta logo confirmou a solicitação.

Para habilitar a função, o usuário deve clicar em “ChatGPT 4o”, no canto superior esquerdo da tela e selecionar a opção “GPT-4o com tarefas agendadas”. Em seguida, basta digitar o pedido ou comando para o assistente virtual.

“O lançamento do TASKS pode representar um ponto de virada para o ChatGPT, expandindo sua utilidade para além da geração de texto para a automação de tarefas diárias e profissionais”, afirma a OpenAI em comunicado. “Profissionais de diversas áreas, como marketing, educação, e até desenvolvimento de software, podem encontrar valor em automatizar tarefas repetitivas, permitindo focar em estratégias ou inovação. Ademais, para indivíduos, a funcionalidade pode simplificar a vida cotidiana, desde lembretes de medicação até organização de eventos pessoais”.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]