O brasileiro está entre o povo que mais consome cerveja no mundo. Qualquer comemoração é motivo suficiente para reunir os amigos e famílias para tomar uma cerveja bem gelada.
Com a fatia de público cada vez maior, o número de cervejarias nacionais cresceu 39,6% no ano passado. A estimativa é da Escola Superior de Cerveja e Malte ao estimar que 148 novos negócios foram registrados no ano.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Ao todo 13 bilhões de litros foram produzidos em 9,3 mil rótulos diferentes. Mas a expectativa da Escola é que a adesão ao Simples em 2018 impulsione ainda mais o crescimento deste mercado.
Mercado de bebidas artesanais
Apesar do crescimento na busca por cervejas artesanais esse tipo de bebida representa apenas 1% do total produzido no País. O principal motivo seria a dificuldade de concorrer com as grandes produtoras comerciais.
“Em relação ao mercado, existe ainda a falta de entendimento do consumidor sobre o valor praticado pelas cervejarias artesanais, que leva em consideração o custo das matérias-primas de mais qualidade. Por outro lado, as fábricas do setor também têm menor produtividade, menos possibilidades de investimentos fabris e uma carga tributária incompatível com a realidade”, explica por meio de nota, Carlo Bressiani, diretor da instituição.