/
/
Cenário econômico brasileiro: adaptações, desafios e tendências de consumo

Cenário econômico brasileiro: adaptações, desafios e tendências de consumo

Mesmo que 98% dos brasileiros estejam preocupados com as mudanças no custo de vida, hábito de presentear continua entre os consumidores

Para os consumidores, o cenário econômico brasileiro dos últimos foi incerto e desafiador, o que os levou a reavaliar suas prioridades quanto às despesas. As mudanças no comportamento de consumo foram causadas por inflação, pandemia, guerras e incertezas políticas. Esse novo comportamento faz parte da realidade de pessoas em todo mundo e, no Brasil, quase todos ainda se preocupam com a situação econômica.

Alimentação e inflação causam receio sobre custo de vida dos brasileiros

Desde 2020, quando a pandemia de Covid-19 começou, as preocupações econômicas passaram a fazer parte do cotidiano do brasileiro. Porém, algumas delas se destacam e, ainda em 2023, estão presentes no cotidiano do consumidor. O receio com o preço dos alimentos (76%) está entre as mencionadas, em primeiro lugar, seguida pela inflação (73%). Em setembro de 2022, essas mesmas preocupações apresentavam, respectivamente, 62% e 67%.

A segurança do emprego também tem tirado o sono de 48% dos brasileiros. Além disso, o estudo mostrou que a perda de emprego impactou inúmeras famílias. Prova disso é que, nos últimos 6 a 12 meses, a pesquisa mostrou que 54% das pessoas da Geração Z passaram por uma demissão. Entre os Gen Z, o número é grande se comparado às gerações Millennials, Gen X e Boomers, correspondendo a 46%, 36% e 26%, respectivamente. Além disso, os consumidores brasileiros se preocupam com o valor pago nos combustíveis (38%), a recessão econômica (23%) e com os serviços públicos (22%).

Em cenário incerto, brasileiros se moldam

O comportamento do brasileiro referente aos hábitos de consumo acompanha a situação econômica. No atual cenário, 66% dos consumidores passaram a planejar suas compras. Além disso, 54% começaram a comprar marcas mais baratas e até mesmo produtos genéricos. As promoções também chamam a atenção de 50% dos clientes, bem como os anúncios que prometem entregar dois produtos pelo preço de um.

Em alguns casos a fidelidade às marcas continua, e 37% dos brasileiros seguem comprando os mesmos produtos, porém, em menor quantidade. Existem ainda aqueles que compram em grande quantidade com o objetivo de reduzir custos (23%), enquanto outros utilizam voucher e cupons em suas compras (22%).

Mesmo em cenário econômico incerto, brasileiro mantém o hábito de presentear

Apesar dos desafios, o hábito de presentear continua vivo no cotidiano dos brasileiros. Porém, com algumas mudanças. No cenário atual, os cartões-presente se tornaram opções e mostraram um salto, uma vez que 37% dos consumidores pretendiam presentear dessa forma em 2022, e esse percentual aumentou para 64% em 2023.

A justificativa dos consumidores por essa preferência é a possibilidade de escolha e flexibilidade. Em tempos de cenário econômico incerto, acertar na hora de presentear também tem sido uma forma de usar o dinheiro sem erros, e por isso os cartões-presente surgiram como alternativa. Prova disso é que 78% do público da pesquisa afirmou optar pelo formato para não correr riscos de comprar algo que não será útil ao destinatário.

As necessidades também têm sido foco para 83% dos consumidores que optam por comprar cartões-presente. Outros 9% relatam que as compras foram motivadas por suas vontades, enquanto 8% dizem que ambas as opções foram motivações.

No Brasil, quem gosta de presentear, e quando?

As gerações mais jovens estão mais dispostas a contemplar alguém com um presente. O estudo mostrou que os millenials, aqueles que nasceram entre 1981 e 1995, são os mais dispostos à prática. Eles são seguidos pela geração Z, composta pelos que nasceram após 1995 e até 2010.

A pesquisa mostrou ainda que, além dos feriados, os aniversários também movimentam o varejo. Entre o público da pesquisa, 89% das pessoas afirmaram comprar presentes quando alguém especial comemora mais um ano de vida. A opção ficou à frente do Dia das Mães e do Dia dos Pais, quando, respectivamente, 82% e 69%, dos consumidores brasileiros enxergam nas datas oportunidades para presentear. O Dia dos Namorados surge logo atrás, com 67%.



Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]