/
/
Celular no avião é mesmo perigoso?

Celular no avião é mesmo perigoso?

Usar smartphones durante o voo pode ser um perigo real. Apesar de ter aberto a discussão, a FAA não estipulou em qual nível esses sinais são de fato alarmantes

Muito se fala sobre o uso de celulares no avião e o que isso pode significar em termos de ameaça à segurança do voo. Nos Estados Unidos, mais de 1.300 jatos foram construídos com cabines vulneráveis, sinais de rádio, wi-fi e celular.

A Administração Federal de Aviação (FAA, sigla em inglês) da NASA firmou o prazo de novembro de 2019 para a substituição das unidades com cabines que foram fabricadas pela Honeywell International. Vários aviões pelo mundo todo estão sujeitos e vulneráveis a problemas de interferência – esses problemas podem causar falhas nos visores de velocidade, navegação e altitude.

LEIA TAMBÉM: Empresa aérea de baixo custo faz voo inaugural a partir do Brasil

Já a Boeing, que é fabricante das aeronaves, só descobriu a interferência durante um teste de laboratório em 2012. A companhia reitera que o problema não foi encontrado em outras naves. O mais assustador de toda essa história é que os 737 afetados são parte da Próxima Geração, antecessores do Boeing Max, modelo de dois acidentes recentes que aconteceram em menos de cinco meses.

A interferência de celulares em voos já se materializou uma vez. Em setembro do ano passado, um jato do modelo 737-700 apresentou falhas nos visores de informações. Os pilotos assustados decidiram que a melhor decisão era um pouso emergencial.

Usar celular no avião pode ser um perigo real

Apesar de ter aberto a discussão, a FAA não estipulou em qual nível esses sinais são perigosos. Muitas companhias permitem o voo com o celular ligado e em modo avião, onde o uso do wi-fi é possível. Seria esse outro perigo? Ainda não se sabe.

E não para por aí. Só nos últimos três anos, dezenas de casos foram reportados ao Sistema de Relatórios de Segurança da Aviação da Nasa por pilotos que enfrentaram os problemas em jatos da Boeing. Os modelos eram o Boeing NG e o 777, os mesmos que não passaram nos testes.

Os perigos das interferências podem causar uma falha no pouso e até tirar o avião da pista. Considerado um evento raro, nos últimos anos tem acontecido com uma frequência maior do que a esperada. A maioria das companhias aéreas recomendam que os aparelhos fiquem desligados. Algumas oferecem rede de internet e permitem o uso do aparelho na nave.

— Consumidor Moderno com informações do InfoMoney e Revista Superinteressante

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]