/
/
A causa do consumidor – e da empresa também

A causa do consumidor – e da empresa também

No primeiro debate do Conarec, Roberto Meir e convidados discutiram as necessidades dos consumidores e como eles pensam sobre empresas que defendem uma causa genuína

 

A importância das mudanças mencionadas por Denise Lee Yohn foi o ponto de partida para o debate capitaneado por Roberto Meir, especialista internacional em relações de consumo, varejo e estratégias de relacionamento com stakeholder. Ao lado da própria Denise, além de Fernando Chacon, CMO do Itaú Unibanco, Luiz Lobo, CDO e VP Digital da Sky, o painel discutiu o que move o consumidor na direção de uma empresa. Seria uma transformação de “fora para dentro” da empresa?

Na abertura do encontro, Roberto mencionou que o país passa por uma crise no modelo de negócios que foram feitos para gerações “Boomers” e “X”. “Tem gente que acha que entende os seus consumidores. Alguns dizem até ‘há 30 anos eu faço negócio, não preciso mudar'”.

O fato é que sempre é tempo de aprender, especialmente com o consumidor. Roberto mencionou o modo consciente de fazer negócio de empresas como a Warby Parker, uma das mais “cools” óticas do mundo. Denise adorou o exemplo. “Isso tem tudo a ver com uma razão de ser, um motivo para empreender. É por isso que a Warby Parker ficou tão forte. Eles verdadeiramente ofertam uma causa atrelado ao produto”, afirma.

Luiz Lobo, da Sky, afirmou que o ponto de partida para criação de uma causa genuinamente original (e colada com o consumidor) parte de uma mudança de cultura da empresa. Afinal, companhias trabalham por algo que é maior que os seus salários. Há, de verdade, um engajamento em prol da comunidade criada na companhia. “As pessoas se movem, não fazem apenas o que são cobradas a fazer. Tudo faz sentido. É como puxar uma corda no cabo de guerra. A sua força é o seu funcionário, que se sente orgulhoso do local que trabalha.”, afirma.

Para Fernando Chacon, CMO do Itaú Unibanco, explica que a era dos dados incorporou algumas ideias que não eram compreendidas no passado. Pessoas com melhor qualidade de vida são aquelas que aliam razão e emoção. “É o que chamamos de corporate purpose, ou seja, a razão de existir daquela companhia. Afinal, por que pessoas das empresas acordam e fazem aquilo todos os dias? O Itaú acredita que pode mudar a vida para melhor. Essa emoção é motivo de sucesso das companhias. O lado emocional é commoditie”, afirma.

Em seguida, Roberto provocou Denise. Ele questionou a palestrante se seria possível chegar ao coração do cliente em setores como o financeiro ou de telecomunicações – justamente os de maior impacto na sociedade de consumo. Denise foi incisiva. “Algumas pessoas usam suas categorias como desculpa para não oferecer uma boa experiencia ou que não podem mudar. Olha o caso do banco Orange, do Canadá. Eles inovaram na conexão com o consumidor. É preciso tentar e inovar”, afirma.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]