Pesquisar
Close this search box.
/
/
Confira 7 “casas do futuro” projetadas no início do século 20

Confira 7 “casas do futuro” projetadas no início do século 20

Lista feita pelo site Angie's List traz o que revistas e autores de ficção científica projetavam sobre como seriam as residências depois dos anos 2000. Confira

Lançado em 1962, o desenho Os Jetsons projetava uma família que vive no ano de 2062. Robôs que substituíam humanos em tarefas domésticas e carros voadores eram elementos presentes na animação futurista.

O exercício de fazer projeções sobre o futuro é um hábito antigo e para mostrar como as pessoas pensavam as moradias no futuro no início do século XX, o site de serviços Angie’s List fez um projeto que remonta o que autores e publicações de ficção científica imaginavam a respeito das casas no futuro. Confira:

Rolling House (1930)

Casas do futuro

A edição de setembro de 1934 da revista Everyday Science and Mechanics assegurou aos leitores que as casas esféricas logo se tornariam moda. Com formato semelhante a bolas de golfe gigantes, o modelo pretendia tornar a construção e entrega de novas casas mais simples.

Casa em movimento (1900)

Casas do futuro

A ideia de casas móveis já apareceu em 1900, em uma coleção de cartões de cigarro elaborada na virada do século XIX, onde o autor Jean-Marc Côté projetou como seria a vida nos anos 2000. Ligado a um volante, o imóvel apresenta um jardim na cobertura que pode compensar, por exemplo, a emissão de carbono do veículo-casa.

Casa espacial (1950)

Casas do futuro

Outra revista que projetou casas completamente fora de suas estruturas convencionais foi a Science Fiction Adventures, em dezembro de 1953. A publicação sugeriu uma bola de vidro para envolver a residência em desenhos assinados pelo artista Alex Schomburg.

Casa de vidro (década de 1920)

Casas do futuro

Esqueça todos os materiais tradicionais utilizados para a construção de uma casa, como tijolos, cimento, areia e pedras. O modelo Vitaglass foi projetado para permitir a entrada de mais luminosidade e chegou a ser testada como residência de macacos em um zoológico, contudo, sua ambição comercial acabou não indo pra frente.

Casa subaquática (1960)

Casas do futuro

Em 1964, a General Motors criou o Pavilhão Futurama II com intuito de impressionar os visitantes da Feira Mundial de Nova York. No filme promocional da época, o fundo dos oceanos contavam como submarinos despojados e estruturas futuristas para sustentar as residências.

Casa leve (1940)

Casas do futuro

Com exceção de quem não optou por viver em um trailler, a ideia de que sua casa seja móvel não se concretizou. Nossas casas atualmente são perigosamente pesadas e já eram tema de preocupação para os autores de “This Unfinished World”, que ofereceram uma visão de usar estruturas em aerogel superleves para criar edifícios resistentes.

Casa Domo (1950)

Casas do futuro

A revista Mechanix Illustrated afirmou em uma reportagem do ano de 1957 que “pesquisas atuais em energia solar e arquitetura indicam que até 1989 você pode estar morando em uma casa com um exterior feito inteiramente de vidro duro como aço”. A estrutura giratória permitiria que os proprietários utilizassem a energia solar de forma eficiente.

LEIA MAIS: CONFIRA A EDIÇÃO ONLINE DA REVISTA CONSUMIDOR MODERNO

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]