Pesquisa aponta um novo queridinho dos brasileiros: os cartões-presente ou gift cards digitais. 78% dos brasileiros entrevistados disseram que desejam receber cartões-presente digitais, e 96% deles afirmam que já baixaram gift cards digitais em alguma carteira digital. Com a aproximação do Dia das Crianças e da Black Friday, trata-se de uma tendência a qual empresas e marcas devem ficar atentas.
O levantamento foi realizado pela Blackhawk Network Brasil, empresa líder na distribuição de cartões-presente no Brasil. A pesquisa indica também a popularização das carteiras digitais – aplicativos e ferramentas que transformam dispositivos móveis, como smartphones, em meios de pagamento. É por meio das carteiras digitais que consumidores têm acesso aos cartões-presente de diferentes marcas em um único lugar. Outra vantagem é que os gift cards podem ser adquiridos em diversos marketplaces de bancos digitais e wallets.
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“Os cartões-presente sempre trouxeram praticidade e facilidade para a vida das pessoas, mas agora, no formato digital, essas características ficam ainda mais evidentes”, explica Gabriel Mello, diretor comercial da Blackhawk Network Brasil. “Os consumidores demonstram isso em seus hábitos de consumo: se antes os gift cards digitais representavam 20% das nossas vendas, hoje eles já são responsáveis por 59%. É um aumento considerável e que tende a crescer significativamente”.
Geração Z
O estudo ainda aponta que essa parece ser uma preferência também dos consumidores da Geração Z – nascidos entre meados da década 1990 e 2010. Isso porque são indivíduos que nasceram no mundo digitalizado, com mais facilidade e proximidade com tecnologia e suas ferramentas. Enquanto em média 62% das pessoas das demais gerações apontam querer receber gift cards digitais, entre a Geração Z essa média sobe para 73%.
Além disso, os jovens consumidores da Geração Z têm mais chance de serem compradores omnichannel. Uma pesquisa da Bain & Company, por exemplo, aponta que a Geração Z não deseja abrir mão das lojas físicas, mas suas decisões de compra são mais moldadas pelo mundo digital. Consumidores Millenials e da Geração Z têm duas vezes mais chances de dizer que foram influenciados a comprar por assistirem a um vídeo, e 3,7 vezes mais propensos a considerar as redes sociais como sua principal influência do que as demais gerações.
A flexibilidade também é outro atrativo para esses consumidores. Portanto, a Blackhawk Network Brasil lançou no final de 2022 o primeiro cartão-presente multimarca do país, chamado “O Melhor Presente Para”. A ideia é que, com marcas oferecidas em um mesmo cartão, o consumidor tenha mais liberdade para escolher sua experiência com o presente. São três categorias de cartões: o Gamer, voltado para consumidores de jogos online, o Jogar Junto, para a prática esportiva, e o Bem-Estar, com marcas e experiências voltadas para o autocuidado.
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