Pesquisar
Close this search box.
/
/
Consumidores brasileiros mudam a forma de abastecer os lares

Consumidores brasileiros mudam a forma de abastecer os lares

Apesar da tendência de estabilização de preços, brasileiros têm que rebolar para fazer compras caberem no orçamento

Com objetivo de entender as mudanças no comportamento dos consumidores quanto a escolha dos canais preferidos de compra, relacionei alguns estudos publicados recentemente sobre o varejo brasileiro e consumer insights, da Nielsen IQ, Kantar e Ranking Ibevar 2023.

Nesse contexto os brasileiros mudou a forma de comprar bens não-duráveis nos últimos três anos em função da pandemia e seus efeitos como, restrições sanitárias, problemas gerados nas cadeias de suprimentos e, consequentemente, a condição socioeconômica do país. Um dos pontos mais evidentes é a perda do poder de compra frente a variação de preço médio das cestas de produtos de consumo, que acumulou alta significativa desde 2020 de 49,8% em alimentos, 26,6% em bebidas, 21,4% em higiene e beleza, e 31,2% em limpeza. O brasileiro tem 75% da renda comprometida com dívida e gastos básicos de alimentação.

Fonte: Leitura completa e dados oficiais do Varejo Brasileiro, Nielsen IQ

Segundo um estudo global da Nielsen IQ, os brasileiros passaram a trocar suas marcas favoritas por produtos mais baratos, a optar por lojas que oferecem mais descontos e a substituir produtos da cesta por opções mais baratas para manter o consumo com menor desembolso. Todos os índices demonstram que no Brasil os consumidores estão mais propensos do que a média global a buscar alternativas mais econômicas para gerenciar suas despesas.

Um dos efeitos mais emblemáticos da pandemia foi a multiplicidade de canais que passaram a fazer parte da escolha dos shoppers dependendo da ocasião de consumo e da expectativa que eles têm de cada um dos formatos. No infográfico abaixo, é possível visualizar 15 canais distintos, a penetração de cada canal e o crescimento da penetração do ano 2022 versus 2021. Três canais ganharam destaque, o cash & carry (atacarejo) com ganho de 4,6 pontos percentuais de penetração, o petshop com 5,5 pp e o e-commerce com 6,2pp.

Fonte: Leitura completa e dados oficiais do Varejo Brasileiro, Nielsen IQ

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

 

Apesar do crescimento acelerado dos últimos anos, o comércio eletrônico ainda responde por uma fatia de 17% de share. O canal porta a porta é o de maior penetração com 79% e conveniência de menor com 7%. O atacarejo se consolida como canal relevante no abastecimento das famílias, com crescimento de 16,2% em valor e 6,7% em volume, ocupando o espaço deixado pelo hipermercado. O canal cresce em todas as regiões do país e teve abertura de 199 lojas nos últimos 12 meses.

O ranking do Ibevar de 2023 indica que, entre os 15 maiores varejistas do país, há cinco empresas que têm operação de atacarejo: Carrefour, Assai, Mateus, Supermercado BH e Irmãos Muffato. Os varejistas têm como objetivo oferecer uma bandeira de cash & carry aos shoppers e surfar na onda de crescimento do canal.

Conheça o Mundo do CX

Ao analisar o estudo da Kantar, fica claro que o consumo dentro e fora do lar subiu no primeiro semestre deste ano conforme série histórica no gráfico a seguir. O consumo dentro do lar alcançou um patamar histórico 118% e o consumo fora do lar atingiu níveis pré-pandêmicos. Alguns fatores podem ter influenciado esse aumento em 2023, o programa do Bolsa Família que beneficia 10 milhões de famílias com um novo patamar de renda e a melhora da taxa de desemprego que atingiu 8% no segundo trimestre de 2023, o menor contingente de desocupados em nove anos, segundo o IBGE.

Fonte: O Brasil que acontece – Consumer Insights Q2 2023, Kantar

Outro ponto que a pesquisa da Kantar enfatiza é a oportunidade de crescimento das marcas próprias dos varejistas, que se constituem como alternativa mais acessível para os shoppers que buscam otimizar a cesta de compras para consumo dentro e fora do lar. O Brasil, se comparado aos países europeus, tem muito espaço para ganhar representatividade no consumo de bem não duráveis, as marcas próprias têm somente 5% de share no país versus 41% na Europa.

Para o Brasil, o que se pode esperar dos próximos meses é uma estabilidade nos índices de preços, o que deve influenciar tanto a forma de comprar quanto a escolha dos canais. Os consumidores devem continuar a fazer ginástica para manter o padrão de consumo e fazer o dinheiro render, com trocas de canais e marcas. Portanto, fidelidade em tempos de aperto financeiro fica em segundo plano!



+ NOTÍCIAS
O que muda na relação dos consumidores com a TV 3.0 e a publicidade segmentada
Panorama e perspectivas para o e-commerce em 2024

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]