Um grande negócio da Disney tem sido o investimento em seus parques, que durante todo o ano atraem crianças e adultos do mundo inteiro. Os locais fazem parte do sonho de infância de muitos por representarem um lugar encantado e uma experiência mágica. Com mais de 50 anos de história, o Walt Disney World, inaugurado em 1º de outubro de 1971, está em Orlando, no estado da Flórida, nos Estados Unidos. Em meio século, foram inaugurados quatro parques temáticos dentro do complexo de diversão.
A empresa, também conhecida por suas produções cinematográficas, anunciou que investirá US$ 60 bilhões nos segmentos de Parques, Experiências e Produtos Disney para os próximos 10 anos. O acordo está em um documento da SEC e coincide com a semana em que acontece a cúpula de investidores. O investimento é cerca de duas vezes o que a Disney gastou no período mais recente de 10 anos.
Leia mais: Disney: 100 anos de inovação, criatividade e compromisso com o entretenimento
Desafios da Disney motivaram investimentos em parques
Em maio de 2023, a empresa havia relatado uma queda dos lucros trimestrais ajustados ao ganhar US$ 1,9 bilhão, ou 93 centavos por ação. Excluindo itens especiais, houve uma queda de 9% em relação aos US$ 2,1 bilhões que ganhou por ano. Com os itens especiais, o lucro líquido quase dobrou, indo de US$ 1,1 bilhão para US$ 2,1 bilhões. A receita aumentou 13%, para US$ 21,8 bilhões.
O rendimento operacional das redes de cabo e de transmissão caiu 35%, para US$ 1,8 bilhão. Já a receita de vendas de conteúdo (ingressos de cinema e licenciamento) aumentou 18%, chegando a US$ 2,2 bilhões. Enquanto isso, os parques tiveram bom desempenho.
O lucro operacional que eles geraram aumentou 23% com relação ao ano anterior, o que equivale a US$ 2,2 bilhões. Esse resultado nos lucros teve a colaboração de parques e resorts internacionais, motivados pelo crescimento no Shanghai Disney Resort, Disneyland Paris e Hong Kong Disneyland Resort.
Expansão de parques como motor de crescimento frente à concorrência
Para a Disney, investir em seus parques é caminhar rumo ao crescimento, uma vez que essas atrações ajudam a alcançar uma grande quantidade de fãs. Além disso, a previsão é que, em 2025, Orlando ganhe mais um parque temático, o Universal Epic Universe da NBCUniversal, concorrente da Disney. Sendo assim, a rivalidade entre Disney e Universal Orlando Resort terá um novo capítulo.
A Disney declarou estar focada na expansão de seus parques temáticos, tanto nos Estados Unidos quanto em outros países. A empresa já tem os espaços para que esse aumento de área aconteça. Mesmo em locais mais limitados, como o resort em Anaheim, Califórnia, foi criado o projeto chamado “Disneyland Forward”. O objetivo é oferecer mais atrações, construir restaurantes e lojas.
Agora, cabe à empresa aproveitar seu conhecimento criado ao longo dos anos para atrair mais turistas para os seus parques, aqueles que já visitaram e os que ainda não conhecem.
+ NOTÍCIAS
Algar Telecom e o encantamento do cliente a partir da cultura Disney
Disney investe em experiência online para festas