/
/
Cartão com cashback pode gerar economia de R$ 270 ao ano

Cartão com cashback pode gerar economia de R$ 270 ao ano

Levantamento compara e aponta quanto dinheiro de volta consumidores recebem por tipo de compra utilizando taxas de reembolso de alguns cartões com cashback

De acordo com dados da Serasa (2022), considerando que o brasileiro gasta, em média, R$ 1.125 com cartão de crédito por mês é possível economizar de R$ 2,25 a R$ 22,50 por fatura mensal em cartões com cashback. Em um ano, a economia pode chegar até R$ 270.

Este dado vem do levantamento realizado pelo site MelhorPlano.net, que calculou quanto dinheiro de volta os consumidores recebem ao utilizar serviços que oferecem cashback. A plataforma especializada em finanças analisou as taxas de reembolso de 35 cartões com cashback cadastrados no seu site e a média de dinheiro estornado por modalidade de crédito e tipo de compra. Foram levados em consideração os cartões com cashback de percentual não variável aplicado ao valor total da fatura e que pudessem ser usados para compras em múltiplos estabelecimentos.

Conheça o Mundo do CX

Maior percentual de cashback é de cartões Black ou Infinite

De acordo com o estudo, os cartões da modalidade Black ou Infinite oferecem a maior média de cashback do levantamento: 1,4% de dinheiro de volta por fatura paga em dia. Inclusive, o Cartão Original Black Mastercard ocupou o primeiro lugar do ranking de melhores cartões com cashback, pois devolve 1,5% do valor integral da fatura e dá desconto na primeira anuidade.

Em contrapartida, a modalidade tem o custo médio anual mais alto do levantamento, cerca de R$ 798 ao ano. Assim, a melhor relação de cashback por custo de anuidade é a dos cartões Standard ou Classic, que oferecem estorno de 0,58% do valor da fatura e têm a menor média de tarifa anual do estudo, aproximadamente R$ 216. Vale mencionar também que mais da metade dos cartões da modalidade não cobram anuidade.

Quantidade de dinheiro de volta por tipo de compra

A fim de simular a quantidade de dinheiro recebido de volta na utilização de cartões com cashback, o MelhorPlano.net separou produtos e suas médias de custo no Brasil para realizar o cálculo. Na compra à vista de um celular que custa R$ 1.800 (IDC Brasil, 2022), por exemplo, o valor estornado pelo produto pode variar entre R$ 3,60 e R$ 36, dependendo do cartão.

Já no caso de uma geladeira de R$ 3.999, segundo média aproximada de preços no Buscapé, o cashback pode chegar até R$ 79.98. No que diz respeito às contas básicas, o supermercado compromete cerca de R$ 618 por mês no Brasil (+Valor, 2022). O estorno ficaria, então, entre R$1,24 e R$ 12,36.

Vale lembra que durante a semana do consumidor deste ano o protagonista foi o cashback. Diante da escassez de descontos na data – reflexo de um cenário econômico pressionado por juros altos e inflação – os varejistas recorreram ao benefício do cashback. Nas compras pelo aplicativo Buscapé, por exemplo, a devolução chegou a 10% do valor pago na mercadoria no período.

Soluções que geram algum modelo de desconto ou recompensa geram também fidelidade para as empresas. O importante para o consumidor é ficar atento, checar os benefícios cada modelo de cashback, ler os termos e condições que a empresa sempre deve fornecer e, claro, comparar preços para pagamentos á vista, quando possível.

O cashback certamente pode ajuda a aumentar o tempo de vida do cliente para as empresas, mas é a atenção com as finanças que manterão o tempo de vida do cliente como um bom consumidor.



+ Notícias

Clientes Decathlon podem resgatar cashback também nas lojas físicas 

Senacon já recebeu mais de mil denúncias contra preço abusivo em postos 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]