A semana do consumidor é, tradicionalmente, a segunda maior data de faturamento do varejo brasileiro, atrás apenas da Black Friday. Mas neste ano, segundo a análise do Buscapé, o evento foi fraco em descontos. Para manter o interesse do consumidor, o protagonista foi o cashback.
De acordo com um estudo conduzido pela Buzzmonitor, os termos “dia do consumidor” ou “semana do consumidor” ou “mes do consumidor” tiveram um aumento de 46% nas menções em relação ao ano anterior.
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“Só dando uma olhadinha”
Em 2022, foram 75.570 posts mencionando o Dia do Consumidor nas redes sociais de influencers, lojas e noticiosos. Já em 2023, esse volume saltou para 110.669. Para a análise foi considerado o período de 09 a 16/03. Dessas menções, 48,81% vieram do Twitter, 40,18% do Instagram e 11,01% do Facebook.
As divulgações sobre a data começaram a aquecer a partir de 12/03, chegando ao seu pico em 15/03. No dia do Consumidor, o Instagram foi a rede social de mais destaque. No entanto, essas ações de engajamento e publicidade não se reverteram em preços melhores para quem estava buscando uma oferta especial na data, avalia o Buscapé.
A lista dos 10 produtos mais buscados no Buscapé foi toda composta por smartphones, e de acordo com o buscador, apenas um apresentou desconto na comparação com os preços da semana anterior. Foi o Galaxy S20 FE, com valor apenas 6,5% menor do que em 8 de março. Na lista, dois aparelhos mantiveram exatamente o mesmo preço: o Galaxy M23 e o Xiaomi Redmi Note 11s.
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Todos os outros celulares estavam mais caros no Dia do Consumidor. O iPhone 11, o mais buscado na plataforma, estava 14,66% mais caro do que sete dias antes. Essa movimentação também atingiu categorias que são historicamente muito buscadas na plataforma, como ar-condicionado, geladeiras, lavadoras, lava-louças e TVs.
“A ausência de descontos no Dia do Consumidor é um reflexo do cenário econômico atual, pressionado por juros altos e inflação, e evidencia que os lojistas estão atuando bem próximos ao seu limite de preço. Por isso, o varejo recorre a outras ações para não perder a venda, como o benefício do cashback. Nas compras pelo aplicativo Buscapé, por exemplo, a devolução chegou a 10% do valor pago na mercadoria”, analisa Maurício Cascão, CEO da Mosaico, plataforma de conteúdo e originação de vendas para comércio eletrônico detentora do Buscapé.
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Cashback tem ganhado protagonismo entre benefícios
No entanto, para chamar a atenção do consumidor em sua data e estimular as vendas, o cashback foi a estrela. Várias empresas do varejo fizeram parcerias com bancos e fintechs para oferecer o benefício aos consumidores. Além disso, outras marcas e companhias ofereceram a modalidade em seu próprio ecossistema. A XP, por exemplo, realizou uma parceria com vários e-commerces, e chegou a oferecer 20% de investback na Ponto (quando o cashback é reinvestido em uma conta à parte). Já o programa de fidelidade Dotz ofereceu o cashback dentro de sua plataforma, válido na “moeda” da plataforma.
A modalidade incentiva transações, ao oferecer ao consumidor uma recompensa – uma porcentagem do valor de um produto ou serviço, que pode ser em dinheiro, pontos e até investimentos. O cashback tem chamado à atenção dos consumidores, que buscam meios de driblar o aumento de preços.
Confira a lista dos produtos mais procurados no Buscapé:
Top 10 produtos mais procurados no Dia do Consumidor de 2023
1º iPhone 11 (menor preço 14,66% mais alto do que em 08/03/2023)
2º iPhone 13 (menor preço 3% mais alto do que em 08/03/2023)
3º Galaxy A53 (menor preço 1,07% mais alto do que em 08/03/2023)
4º Galaxy M23 (menor preço exatamente igual ao de 08/03/2023)
5º Galaxy M53 (menor preço 10,28% mais alto do que em 08/03/2023)
6º Galaxy S20 FE (menor preço 6,50% mais baixo do que em 08/03/2023)
7º Galaxy S21 FE (menor preço 2,52% mais alto do que em 08/03/2023)
8º Galaxy S22 (menor preço 3,30% mais alto do que em 08/03/2023)
9º Galaxy S22 Ultra (menor preço 8,37% mais alto do que em 08/03/2023)
10º Xiaomi Redmi Note 11s (menor preço exatamente igual ao de 08/03/2023)
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