Pesquisar
Close this search box.
/
/
Dia do Consumidor com poucos descontos aponta novo protagonista: cashback

Dia do Consumidor com poucos descontos aponta novo protagonista: cashback

Com muita pesquisa na internet, lLevantamento do Buscapé indica que produtos chegaram a ficar mais caros, e principal oferta foi cashback nas compras

A semana do consumidor é, tradicionalmente, a segunda maior data de faturamento do varejo brasileiro, atrás apenas da Black Friday. Mas neste ano, segundo a análise do Buscapé, o evento foi fraco em descontos. Para manter o interesse do consumidor, o protagonista foi o cashback.

De acordo com um estudo conduzido pela Buzzmonitor, os termos “dia do consumidor” ou “semana do consumidor” ou “mes do consumidor” tiveram um aumento de 46% nas menções em relação ao ano anterior.

Leia Mais: Cashback e investback estimulam compras no Dia do Consumidor

“Só dando uma olhadinha”

Em 2022, foram 75.570 posts mencionando o Dia do Consumidor nas redes sociais de influencers, lojas e noticiosos. Já em 2023, esse volume saltou para 110.669. Para a análise foi considerado o período de 09 a 16/03. Dessas menções, 48,81% vieram do Twitter, 40,18% do Instagram e 11,01% do Facebook.

As divulgações sobre a data começaram a aquecer a partir de 12/03, chegando ao seu pico em 15/03. No dia do Consumidor, o Instagram foi a rede social de mais destaque. No entanto, essas ações de engajamento e publicidade não se reverteram em preços melhores para quem estava buscando uma oferta especial na data, avalia o Buscapé.

A lista dos 10 produtos mais buscados no Buscapé foi toda composta por smartphones, e de acordo com o buscador, apenas um apresentou desconto na comparação com os preços da semana anterior. Foi o Galaxy S20 FE, com valor apenas 6,5% menor do que em 8 de março. Na lista, dois aparelhos mantiveram exatamente o mesmo preço: o Galaxy M23 e o Xiaomi Redmi Note 11s.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Todos os outros celulares estavam mais caros no Dia do Consumidor. O iPhone 11, o mais buscado na plataforma, estava 14,66% mais caro do que sete dias antes. Essa movimentação também atingiu categorias que são historicamente muito buscadas na plataforma, como ar-condicionado, geladeiras, lavadoras, lava-louças e TVs.

“A ausência de descontos no Dia do Consumidor é um reflexo do cenário econômico atual, pressionado por juros altos e inflação, e evidencia que os lojistas estão atuando bem próximos ao seu limite de preço. Por isso, o varejo recorre a outras ações para não perder a venda, como o benefício do cashback. Nas compras pelo aplicativo Buscapé, por exemplo, a devolução chegou a 10% do valor pago na mercadoria”, analisa Maurício Cascão, CEO da Mosaico, plataforma de conteúdo e originação de vendas para comércio eletrônico detentora do Buscapé.

Leia Mais: E-commerce e redes sociais: mais de 80% dos varejistas usam as plataformas para vender

Cashback tem ganhado protagonismo entre benefícios

No entanto, para chamar a atenção do consumidor em sua data e estimular as vendas, o cashback foi a estrela. Várias empresas do varejo fizeram parcerias com bancos e fintechs para oferecer o benefício aos consumidores. Além disso, outras marcas e companhias ofereceram a modalidade em seu próprio ecossistema. A XP, por exemplo, realizou uma parceria com vários e-commerces, e chegou a oferecer 20% de investback na Ponto (quando o cashback é reinvestido em uma conta à parte). Já o programa de fidelidade Dotz ofereceu o cashback dentro de sua plataforma, válido na “moeda” da plataforma.

A modalidade incentiva transações, ao oferecer ao consumidor uma recompensa – uma porcentagem do valor de um produto ou serviço, que pode ser em dinheiro, pontos e até investimentos. O cashback tem chamado à atenção dos consumidores, que buscam meios de driblar o aumento de preços.

Conheça o Mundo do CX

Confira a lista dos produtos mais procurados no Buscapé:

Top 10 produtos mais procurados no Dia do Consumidor de 2023
1º iPhone 11 (menor preço 14,66% mais alto do que em 08/03/2023)
2º iPhone 13 (menor preço 3% mais alto do que em 08/03/2023)
3º Galaxy A53 (menor preço 1,07% mais alto do que em 08/03/2023)
4º Galaxy M23 (menor preço exatamente igual ao de 08/03/2023)
5º Galaxy M53 (menor preço 10,28% mais alto do que em 08/03/2023)
6º Galaxy S20 FE (menor preço 6,50% mais baixo do que em 08/03/2023)
7º Galaxy S21 FE (menor preço 2,52% mais alto do que em 08/03/2023)
8º Galaxy S22 (menor preço 3,30% mais alto do que em 08/03/2023)
9º Galaxy S22 Ultra (menor preço 8,37% mais alto do que em 08/03/2023)
10º Xiaomi Redmi Note 11s (menor preço exatamente igual ao de 08/03/2023)


+ Notícias

“Até os mínimos detalhes possíveis, precisamos repensar como lidamos com privacidade na internet”, diz Chelsea Manning

Ter um carro ou usar um carro: planos por assinatura crescem no país

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]