Em 2015, quando lançou o Novo Punto no Brasil, a Fiat apostou em uma campanha um pouco diferente para a TV. Nela, enquanto um narrador fala de suas rodas, retrovisores e design inovador, o carro não sai da garagem. E onde está o dono? Andando de bicicleta, do lado de fora. “Um carro inovador pra quem tem muita personalidade. Até para deixá-lo na garagem sempre que dá pra usar a bicicleta”, diz.
O vídeo foi uma tentativa da companhia de conversar com um novo público que vê emergir com valores diferentes do glamour que a posse de um automóvel representava no passado.
“É uma tendência cultural. As pessoas estão pensando menos em posse e mais em uso das coisas, e nós temos que entender esse recado”, disse, sobre a mudança de tom, a gerente de planejamento da Fiat, Adriana Girão, durante sua participação na edição do ano passado do Congresso Nacional das Relações Empresa-Cliente (Conarec).
Aos poucos, na mesma medida em que ganham espaço nos grandes centros urbanos, as bicicletas também começam a contracenar com os carros na televisão. Diversas marcas de automóvel, de vários lugares do mundo, já estão incluindo ciclistas e bikes nos 30 segundos dedicados à venda de seu veículo.
Em muitas delas, como no caso do Novo Punto, a bicicleta é englobada como parceira e complemento de viagens. Em outras, porém, a relação não parece ainda muito bem resolvida.
A Consumidor Mordeno selecionou algumas propagandas que misturam os dois. Veja:
1. Um carro para ficar na garagem
Na campanha de 2015 do Novo Punto para o mercado brasileiro, a Fiat englobou a bike para apostar no perfil de um novo consumidor, para quem o automóvel não é mais o único bem que interessa.
2. O melhor amigo do mountain biker
Qual a melhor coisa para provar que o seu carro é maior, mais espaçoso e mais prático que qualquer outro do mercado? Colocar uma bicicleta inteira dentro dele sem se preocupar, é claro. É este o mote do comercial do Yeti, SUV da montadora tcheca Skoda.
3. Juntos nas montanhas
“O RPI Eqquiped Q5 está pronto para te levar às montanhas e te trazer de volta com estilo”, diz o texto na página oficial do Youtube da campanha de 2014 do RPI Eqquiped, veículo de aventura da Audi e da Volkswagen. Um rapaz deixa seu luxuoso RPI para se aventurar pelas trilhas da serra em sua mountain bike. Afinal, quem disse que é obrigatório ter só um dos dois?
4. Juntos, pero no mucho
A campanha de 2014 do RPI destoa desta do Audi Q5, da mesma Audi, feita quatro anos antes na Espanha. Nela, ciclistas também exalam adrenalina em um trilha pelo mato fechado adentro. Mas para quê, se você pode simplesmente enganchar as bikes em seu possante Audi e chegar bem mais tranquilamente?
https://www.youtube.com/watch?v=nN39H8_iwTk
5. O motorista bobão
Já nesta propaganda da rede americana de lojas de pneus Tire Rack, não há nada de estiloso no carro ou no desastrado motorista que leva sua bicicleta no topo do veículo. Ainda bem que sempre temos a Tire Rack para nos ajudar nas bobagens que fazemos, não é mesmo?
https://www.youtube.com/watch?v=dBbdu7Nk-zY
6. As coisas boas da vida
Curta o máximo do que cada coisa da vida pode te oferecer. É o tom que a BMW Espanha escolheu para explicar qual exatamente é o sentido de se ter uma BMW. “Quando trabalhar, trabalhe. Quando descansar, descanse. Quando pedalar, pedale”, diz o vídeo. Quando dançar, tentar, sonhar… Faça tudo intensamente. Seja na rua, em casa, no trabalho, na bicicleta ou, é claro, no carro.
7. Que bicicleta, que nada!
“John trabalha duro. O que significa que ele pode ter um carro e chegar seguro em casa para sua família”, diz o vídeo produzido pela franquia britânica de programas automobilísticos Top Gear. “Trabalhe mais. Tenha um carro”, diz o slogan. Bem, foi a maneira irônica que a produção escolheu para fazer uma campanha de segurança no trânsito.