Pesquisar
Close this search box.
/
/
Carros e bicicletas farão as pazes algum dia?

Carros e bicicletas farão as pazes algum dia?

Comerciais de automóveis ao redor do mundo já falam sobre o assunto. Algumas marcas adotaram um tom amigável com as bikes. Outras, nem tanto. Veja os vídeos

Em 2015, quando lançou o Novo Punto no Brasil, a Fiat apostou em uma campanha um pouco diferente para a TV. Nela,  enquanto um narrador fala de suas rodas, retrovisores e design inovador, o carro não sai da garagem. E onde está o dono? Andando de bicicleta, do lado de fora. “Um carro inovador pra quem tem muita personalidade. Até para deixá-lo na garagem sempre que dá pra usar a bicicleta”, diz.

O vídeo foi uma tentativa da companhia de conversar com um novo público que vê emergir com valores diferentes do glamour que a posse de um automóvel representava no passado.

“É uma tendência cultural. As pessoas estão pensando menos em posse e mais em uso das coisas, e nós temos que entender esse recado”, disse, sobre a mudança de tom, a gerente de planejamento da Fiat, Adriana Girão, durante sua participação na edição do ano passado do Congresso Nacional das Relações Empresa-Cliente (Conarec).

Aos poucos, na mesma medida em que ganham espaço nos grandes centros urbanos, as bicicletas também começam a contracenar com os carros na televisão. Diversas marcas de automóvel, de vários lugares do mundo, já estão incluindo ciclistas e bikes nos 30 segundos dedicados à venda de seu veículo.

Em muitas delas, como no caso do Novo Punto, a bicicleta é englobada como parceira e complemento de viagens. Em outras, porém, a relação não parece ainda muito bem resolvida.

A Consumidor Mordeno selecionou algumas propagandas que misturam os dois. Veja:

 

1. Um carro para ficar na garagem
Na campanha de 2015 do Novo Punto para o mercado brasileiro, a Fiat englobou a bike para apostar no perfil de um novo consumidor, para quem o automóvel não é mais o único bem que interessa.

 

2. O melhor amigo do mountain biker
Qual a melhor coisa para provar que o seu carro é maior, mais espaçoso e mais prático que qualquer outro do mercado? Colocar uma bicicleta inteira dentro dele sem se preocupar, é claro. É este o mote do comercial do Yeti, SUV da montadora tcheca Skoda.

 

3. Juntos nas montanhas
“O RPI Eqquiped Q5 está pronto para te levar às montanhas e te trazer de volta com estilo”, diz o texto na página oficial do Youtube da campanha de 2014 do RPI Eqquiped, veículo de aventura da Audi e da Volkswagen. Um rapaz deixa seu luxuoso RPI para se aventurar pelas trilhas da serra em sua mountain bike. Afinal, quem disse que é obrigatório ter só um dos dois?

 

4. Juntos, pero no mucho
A campanha de 2014 do RPI destoa desta do Audi Q5, da mesma Audi, feita quatro anos antes na Espanha. Nela, ciclistas também exalam adrenalina em um trilha pelo mato fechado adentro.  Mas para quê, se você pode simplesmente enganchar as bikes em seu possante Audi e chegar bem mais tranquilamente?

https://www.youtube.com/watch?v=nN39H8_iwTk

 

5. O motorista bobão
Já nesta propaganda da rede americana de lojas de pneus Tire Rack, não há nada de estiloso no carro ou no desastrado motorista que leva sua bicicleta no topo do veículo. Ainda bem que sempre temos a Tire Rack para nos ajudar nas bobagens que fazemos, não é mesmo?

https://www.youtube.com/watch?v=dBbdu7Nk-zY

 

6. As coisas boas da vida
Curta o máximo do que cada coisa da vida pode te oferecer. É o tom que a BMW Espanha escolheu para explicar qual exatamente é o sentido de se ter uma BMW. “Quando trabalhar, trabalhe. Quando descansar, descanse. Quando pedalar, pedale”, diz o vídeo. Quando dançar, tentar, sonhar… Faça tudo intensamente. Seja na rua, em casa, no trabalho, na bicicleta ou, é claro, no carro.

 

7. Que bicicleta, que nada!
“John trabalha duro. O que significa que ele pode ter um carro e chegar seguro em casa para sua família”, diz o vídeo produzido pela franquia britânica de programas automobilísticos Top Gear. “Trabalhe mais. Tenha um carro”, diz o slogan. Bem, foi a maneira irônica que a produção escolheu para fazer uma campanha de segurança no trânsito.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]