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Supermercado canadense testa carrinho que substitui caixas

Supermercado canadense testa carrinho que substitui caixas

Com inteligência artificial, carrinho sugere produtos, mostra promoções e ajuda consumidores a encontrar produtos pela loja

A Sobeys, gigante supermercadista do Canadá, desenvolveu um carrinho que ajuda os consumidores a evitar as filas – maior ponto de fricção dos supermercados. A empresa está testando o equipamento em Oakville, cidade da província de Ontario.

Como funciona

À medida em que os clientes colocam os produtos no carrinho, o equipamento escaneia e pesa os itens. Um display mostra o registro da compra em tempo real. Quando já têm tudo o que precisam, os clientes podem passar o cartão de débito ou crédito em um terminal integrado ao carrinho.

Equipado com inteligência artificial, o terminal ainda ajuda o o consumidor a encontrar algo na loja, dá sugestões de produtos para compor a cesta e mostra as ofertas que o supermercado promove.

Além de ajudar os clientes, o carrinho ainda fornece à Sobeys dados importantes sobre os hábitos de compra. A rede vai poder conhecer quais produtos são mais abandonados pelos compradores, quais itens eles têm mais dificuldade de encontrar e como circulam dentro do mercado.

O carrinho foi desenvolvido pela Caper, uma empresa de tecnologia que promete que o uso do equipamento pode elevar em 18% o valor do ticket médio.

“Enquanto os produtos e os hábitos de consumo evoluíram, a experiência de comprar alimentos nas lojas físicas continuou relativamente estática nos últimos 100 anos”, avalia Mathieu Lacoursiere, vice-presidente de operações de varejo da Sobeys. “Este é um jeito único de testar novas tecnologias que melhoram a experiência de compra do consumidor”, completa.

A ação da empresa tem apoio em pesquisas. Um estudo da PwC mostra que a maioria (52%) dos canadenses disse que sua experiência de compra seria melhor se houvesse uma maneira de andar pelas lojas de maneira rápida e conveniente.

Gigante canadense 

A Sobeys é uma das maiores varejistas do Canadá. São mais de 1.500 lojas da marca, próprias ou franqueadas. A empresa tem outras sete marcas de varejo alimentar, além de mais de 350 postos de gasolina espalhados pelo país.


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