Os valores cruciais para a felicidade profissional têm mudado junto com as gerações. A Geração Z está ingressando agora no mercado de trabalho, e esses jovens, nascidos a partir de 1995, têm novas prioridades: flexibilidade, saúde mental e diversidade. Enquanto os baby boomers estavam mais direcionados à buscar formar sua identidade nas corporações, a Geração Z valoriza ser ouvida e faz questão de que o trabalho esteja alinhado às questões éticas.
De forma geral, todos buscam realizar sonhos, conquistar algo e alcançar suas metas, tanto pessoais, como profissionais. Porém, a motivação tem mudado ao longo dos anos. Para a última geração a ingressar no mercado, a valorização da saúde mental é um ponto importante a ser avaliado antes de aceitar uma proposta profissional e ingressar em um novo emprego. Além disso, a felicidade dos mais jovens está ligada à satisfação com o que fazem – tanto na execução, quanto no propósito.
Para entender melhor o cenário, é importante compreender os dados que apontam para a saúde mental da Geração Z.
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Como está a saúde mental no mundo?
O Relatório do Estado Mental do Mundo, anteriormente chamado de Mental Health Million Project, analisou mais de 400 mil questionários respondidos em 64 países. Os dados buscar apresentar uma fotografia da evolução do bem-estar da população mundial.
A pesquisa mostrou que, ao longo dos anos, houve um declínio na saúde mental, sucessivamente dos mais velhos aos mais jovens. Isso reflete em como os desafios serão encarados pelas novas gerações. Esse declínio começou antes mesmo da pandemia de Covid-19. Os estudos feitos antes de 2010 apontam para jovens adultos que saíram melhor. A diminuição progressiva do bem-estar entre as novas gerações está relacionada, inclusive, à forma como a atual juventude se vê em relação aos outros.
Foram duas faixas etárias analisadas: 55-64 e 18-24. O estudo apontou que, globalmente, os jovens adultos lutam mais com a saúde mental que a geração de seus pais. Aqueles que têm entre 18 e 24 anos estão até cinco vezes mais angustiados e com dificuldades do que os mais velhos.
As novas exigências dos jovens para o mercado de trabalho
Uma pesquisa da TimelyCare, publicada em abril de 2023, mostrou que 92% dos universitários acreditam que as empresas devem oferecer benefícios que abarquem a saúde mental. Ao todo, foram ouvidos 700 estudantes no Texas, nos Estados Unidos.
Na busca por uma oportunidade no mercado de trabalho, essa se tornou a principal prioridade entre os jovens. Além disso, o estudo mostrou que outros benefícios também são exigidos para complementar o objetivo inicial de ter uma vida profissional saudável. Flexibilidade é um deles.
Os estudantes de graduação disseram que, além do salário, um bom ambiente de trabalho e horários flexíveis são considerados importantes na avaliação de uma proposta profissional. 53% são favoráveis ao trabalho totalmente presencial, contra 26% que buscam por uma posição híbrida e 21% que defendem o regime totalmente remoto.
Como reter os talentos da Geração Z?
Com comportamentos que se diferem aos das gerações anteriores, os novos jovens do mercado de trabalho deixam claro que um ambiente que prioriza bem-estar e a flexibilidade está entre os preferidos ao ingressar na vida profissional. Diante desse cenário, algumas estratégias se tornam necessárias para reter esses talentos nas empresas.
Um trabalho que ofereça autonomia pode atrair a atenção dos novos profissionais do mercado. A ambição da Geração Z faz com que esses jovens se interessem por oportunidades que favoreçam seu crescimento, sem prejudicar a independência. Um ambiente que possibilite essa liberdade favorece os empregadores que buscam manter seus colaboradores por mais tempo no cargo. Para isso, é importante criar soluções inovadoras dentro da empresa que estejam alinhadas com os anseios desta força de trabalho.
Não é só sobre dinheiro
Além disso, o salário não é a única motivação da nova geração. Ela busca algo que esteja dentro de seu propósito; uma causa que alinhe sua vida profissional aos benefícios sociais que defende. Nesse sentido, as empresas precisam engajar os profissionais para aumentar a produtividade da equipe.
A Geração Z também valoriza que a relação com o empregador seja mais próxima. Sendo assim, a comunicação é um ponto importante a ser trabalhado. A sugestão é a criação de uma política de feedbacks para motivar os jovens ao trabalho, de forma que a execução da tarefa esteja alinhada aos objetivos da empresa. Essa atitude pode ter como consequência melhor desempenho e produtividade. Vale ressaltar que os alinhamentos e conversas podem incentivar ainda o desenvolvimento de novas competências e habilidades. Para a Geração Z, com diálogo é possível entender e evitar problemas.
As novas gerações buscam agilidade e flexibilidade ao iniciarem seus desafios profissionais. Mesmo com os desafios existentes, estar aberta ao diálogo e à inovação faz com que as empresas criem uma grande oportunidade de estimular o crescimento dos jovens e a retenção de talentos. À medida que o líder entende as demandas dos novos profissionais do mercado, nascem novas possibilidades de criação de um ambiente de trabalho próspero e prazeroso.
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