Foi durante a pandemia de COVID-19 que os marketplaces ganharam muita relevância. Segundo levantamento da Ebit/Nielsen, no primeiro semestre de 2021, foram movimentados mais de R$53 bilhões de reais nestas plataformas e o número de empresas que vendem no marketplace aumentaram 46% no mesmo ano.
Hoje, não há mais dúvidas que o consumidor tem buscado nos marketplaces sortimentos, boas ofertas, entrega rápida e uma boa experiência de compra.
Atento a este comportamento do consumidor, cada vez mais interessado nas compras pela internet, o Grupo Carrefour Brasil realiza mais uma iniciativa para consolidar a sua presença no ambiente digital. O Carrefour anunciou recentemente sua ampliação de atuação no Mercado Livre, maior e-commerce da América Latina.
Carrefour traz venda geolocalizada na categoria Supermercados
A companhia já está presente no Mercado Livre com loja oficial na categoria não alimentar. Agora, o Carrefour pretende alcançar mais clientes, que terão à disposição um sortimento atual de, aproximadamente, 300 SKUs (sigla que significa unidade de manutenção de estoque, em português) no segmento alimentar e 15 no segmento não alimentar.
O Carrefour informa que ao decorrer do ano, a quantidade de itens oferecidos irá aumentar significativamente na plataforma, disponibilizando também grandes quantidades de produtos de marca própria Carrefour, que oferecem qualidade a preços mais acessíveis.
“Nos últimos anos, acompanhamos um aumento bastante significativo nas vendas online a nível global, fato que refletiu também no ecossistema do Grupo Carrefour Brasil. Percebemos que o consumidor está cada vez mais interessado em comprar alimentos em plataformas online e que oferecem agilidade na entrega”, afirma Alexandre Gyurkovits, Diretor Sênior de Serviços Digitais e Comerciais do Grupo Carrefour Brasil.
Categoria com potencial de crescimento
A chegada ao Mercado Livre reforça o trabalho de ampliação do sortimento na plataforma, que também fará a entrega dos produtos por meio de sua operação logística própria. A novidade tem início com a operação Fulfillment para as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país.
Hoje, para os produtos armazenados em Fulfillment, o Mercado Livre está à frente de toda a operação, da coleta do produto até o envio via frota dedicada, com um fluxo controlado por sistemas desenvolvidos pela companhia, que garante muito mais eficiência e agilidade.
“A categoria de supermercados tem um alto potencial de crescimento e a parceria com a rede líder do varejo alimentar no Brasil fortalece nosso trabalho para ampliar ainda mais o sortimento de produtos na plataforma para oferecermos a melhor experiência de compra a nossos usuários, com uma entrega rápida e segura para todo o Brasil. Estamos confiantes de que será uma parceria muito promissora”, destaca Kael Lourenço, diretor de marketplace do Mercado Livre.
Atualmente, o Mercado Livre entrega no mesmo dia para 100 cidades e em um dia para 2,1 mil cidades, alcançando 75% das entregas e em até dois dias para 4,7 mil cidades do Brasil, cobrindo 85% das entregas.
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O poder dos Marketplaces
Durante o New Retail Summit 2022, a Consumudor Moderno debateu com seus convidados e especialistas muitos conteúdos inovadores sobre varejo. Um deles permeou o poder dos marketplaces no radar de grandes marcas.
Segundo Jacques Meir, diretor executivo de conhecimento do Grupo Padrão, participante do evento, diante do dilema entre ser um e-commerce puro ou integrar/protagonizar um marketplace, o varejo precisa ter um olhar mais amplo sobre seu negócio. “A ideia de exponencializar negócios em mercados emergentes deve sempre levar em consideração todos os aspectos que tornem os negócios mais inclusivos e acessíveis”, diz Meir.
Para José Ricardo Caniné, especialista em varejo e CEO da Mingle, empresa dedicada a aumentar o acesso a produtos e serviços de alto valor, baseados no modelo “Buy now, pay later”, e palestrante do New Retail Summit, “é necessário moldar alternativas que tornem os produtos aspiracionais acessíveis à grande massa de clientes”.
Caniné ilustra sua fala lembrando o piloto do programa “IPhone para toda a vida”, que permitiu levar o produto para o cliente de forma parcelada em 21 vezes e com pagamento de adicional ao fim do período.
Falar sobre marketplaces é falar sobre inclusão, maior exposição e crescimento da base de clientes. É sobre entender não só apenas seus benefícios mas os seus riscos – incluindo o aumento da gestão de canais. Enfim, quer aprofundar neste tema? Acesse outros conteúdos sobre marketplace na CM.
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