Pesquisar
Close this search box.
/
/
Carrefour adota máquinas de reciclagem em São Paulo

Carrefour adota máquinas de reciclagem em São Paulo

Em oito unidades paulistas selecionadas da marca, os clientes poderão reciclar produtos em troca de descontos variados. Confira

O consumo consciente é uma pauta fixa da sociedade atual e cada vez mais empresas demonstram esforços nesse sentido. O Carrefour, a partir deste mês, adere ao uso das máquinas de reciclagem em oito hipermercados da região metropolitana de São Paulo. Os clientes que depositarem suas embalagens usadas poderão ganhar descontos em suas compras.

A iniciativa integra o programa Carrefour Re-Ciclo, que a mudança de hábitos de consumo dos brasileiros, apoiando a reciclagem do lixo de forma inteligente. As unidades da Retorna Machine, desenvolvida pela startup Triciclo, permitem reciclar embalagens vazias em troca de incentivos como desconto na conta de luz, créditos no sistema de transporte público da cidade, dentre outros serviços.

A Unilever também aderiu à ideia e concederá, para cada embalagem de desodorante vazia depositada, um cupom de 30% de desconto para a compra de desodorantes comprimidos Rexona ou Dove – que possui a mesma quantidade e eficácia do produto convencional, porém, com o menor consumo de materiais em sua fabricação.

A empresa aponta que, futuramente, o Carrefour Re-Ciclo pode ser ampliado para outras regiões e contemplar outros tipos de embalagem. “Este programa reforça o nosso compromisso com uma cadeia de comércio responsável, o bem-estar social e a proteção do meio ambiente. Por estar tão próximo do consumidor, o varejo pode ajudar a reduzir a cultura do desperdício por meio da mudança no comportamento de consumo”, afirma Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade do Carrefour Brasil.

Em todo o mundo, o Carrefour apoia e promove diversos projetos voltados à preservação dos recursos naturais. O incentivo à reciclagem é a mais efetiva forma de proteger esses recursos, já que evita o emprego de novas matérias-primas no processo industrial. “Acreditamos que este programa tem um grande potencial de engajamento junto ao consumidor, já que mostramos de maneira prática os benefícios ambientais e financeiros da reciclagem do seu próprio lixo”, destaca Pianez.

Os criadores
Primeiro projeto da Triciclo, a Retorna Machine é um novo meio de logística reversa, com capacidade de recolher duas mil embalagens de garrafas pet e latas de alumínio por dia em 17 pontos espalhados por São Paulo. A startup aponta que as máquinas já coletaram mais de 300 mil embalagens, totalizando mais de quatro toneladas de garrafas pet e aproximadamente duas toneladas de alumínio. Com isso, mais de R$ 6 mil reais foram revertidos em bônus nas faturas de energia e recarga no vale transporte.

“O que buscamos é incentivar os cidadãos a transformarem embalagens vazias, que podem ser um problema para o meio ambiente, em benefício para si e para a sociedade como um todo”, aponta Felipe Cury, cofundador da Triciclo.

As unidades Carrefour Anália Franco, Giovani Gronchi, Imigrantes, Interlagos, Osasco, Pinheiros, São Bernardo e Tamboré já possuem a máquina.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]