Pesquisar
Close this search box.
/
/
Experiência de Carnaval: ações virtuais resgatam a nostalgia do período

Experiência de Carnaval: ações virtuais resgatam a nostalgia do período

Grupo Boticário cria blocos virtuais no universo do Avakin Life e destaca uma unidade digital da marca no jogo

A chegada do Carnaval em 2022 tem dividido a opinião o sentimento dos lojistas e consumidores. Afinal, após dois longos anos assolados pela pandemia, as ruas se viram vazias no período em que mais ficariam repletas de uma cultura única brasileira e o comércio — que tinha a data como um dos grandes pontos de venda — também ficou mais retraído.

Este ano, com um feriado um tanto quanto confuso, já que a maior parte dos estados impediu as festas de rua, fica difícil prever como será o balanço da data. Isso porque, ainda mais complexo que um Carnaval cheio de restrições é lidar com a expectativa das pessoas sobre a data: um sinônimo de calor humano e comemorações ao ar livre, como costumava ser no período pré-pandemia.

Enquanto ainda não é possível voltar completamente à normalidade, entretanto, algumas empresas têm se empenhado em trazer a experiência do Carnaval de alguma forma aos consumidores — uma jogada muito inteligente de relacionamento com o cliente. Uma delas, atuando lado a lado com o metaverso, é O Boticário.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente 

Um Carnaval online, mas baseado na experiência real

Carnaval boticário
Foto: Reprodução O Botticário em Avakin Life

Não é de hoje que as empresas vêm flertando com o metaverso por caminhos um pouco mais simples, ou seja, pelos videogames. O próprio Grupo Boticário já realizou ações passadas em jogos virtuais para promoção de campanhas e produtos. Este ano, contudo, a empresa se empenhou em trazer uma experiência mais alinhada com o que o Carnaval representa ao brasileiro: algo que seja possível vivenciar.

Leia mais: Gamificação como estratégia de venda: conheça a loja virtual da Renner no Fortnite

O jeito, então, foi recriar dois blocos carnavalescos no Avakin Life, jogo que usa realidade virtual para funcionar. A ação permite que os avatares dos usuários possam não apenas participar dos blocos, que receberam o nome de algumas linhas de produtos d’O Boticário — Bloco Intense e Block Match —, como também disputar em um concurso de maquiagem e penteados criativos.

Vale destacar, inclusive, que a empresa investiu em tutoriais de maquiagem e moda feitos especialmente para o evento por meio de um cinema dentro do jogo, chamado de AvaBytes. E, claro, há uma loja virtual da marca dentro do jogo, disponível para acesso dos usuários.

Atendimento especializado dentro do videogame

Foto: Assistente Thaty / Reprodução O Botticário em Avakin Life

E o “flerte” com o metaverso vai ainda mais longe: as skins dos avatares dentro do jogo — ou seja, a personalização desses personagens — fazem referência aos produtos da marca na vida real, que podem ser adquiridos nas lojas físicas e no e-commerce d’O Boticário.

Além disso, a loja oficial da marca dentro do Avakin Life contará com uma consultora virtual, a Thaty, que auxiliará os jogadores a escolherem as skins oferecidas pel’O Boticário. Todas as ações do jogo, importante ressaltar, estarão ativas até o dia 05 de março.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente 

Uma ação importante dentro de um jogo relevante
para os brasileiros

Foto: Reprodução O Botticário em Avakin Life

Unir o Carnaval, data que comemora parte da cultura brasileira, ao Avakin Life não foi uma escolha aleatória apenas para recriar o espaço d’O Boticário dentro de um ambiente que usa realidade virtual. 25% dos jogadores em todo o mundo são brasileiros, conforme destacou o criador da plataforma em 2021. E uma parte considerável deles pertence ao gênero feminino.

Assim, a escolha do jogo reuniu duas grandes ações: proporcionar de forma mais ativa, posto que o Avakin Life usa a realidade virtual aumentada, uma experiência que é parte do brasileiro, e alinhá-lo à tecnologia para aguçar a nostalgia do período pré-pandemia.


+ Notícias

Experiência gamer: hábitos de consumo além dos jogos fazem marcas investirem na comunidade 

Preferência por smartphones e mais: detalhes do perfil do gamer brasileiro 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]