Pesquisar
Close this search box.
/
/
“Saiam da caixa”, aconselha Caito Maia, CEO da Chilli Bens

“Saiam da caixa”, aconselha Caito Maia, CEO da Chilli Bens

Caito Maia destaca a importância da narrativa e do propósito para o sucesso das marcas

Conquistar o público alvo de uma marca não depende apenas de um bom produto, mas, principalmente, da história que ele conta. Desde a produção, até as campanhas publicitárias, criar uma narrativa que faça sentido para o consumidor foi o assunto abordado no painel “Como as marcas brasileiras criam conexões com os consumidores?”, do CONAREC 2024. 

Para falar sobre o assunto, Caito Maia, CEO e Fundador da Chilli Beans, conversou com Jacques Meir, diretor de Conhecimento do Grupo Padrão e compartilhou experiências, aprendizados e dicas.

De acordo com Maia, o que traz tanto sucesso para a Chilli, além da identificação do consumidor com a marca, é o respeito pela diversidade — o que impacta positivamente não só os clientes, mas também os colaboradores. “Fazemos isso há 30 anos, com respeito ao ser humano. A gente aprendeu a lançar coleções diversas, tendo a oportunidade de falar com públicos diferentes.”

Respeito e narrativa

Caito traz como exemplo a coleção inspirada na falecida cantora Marília Mendonça. Após ter o privilégio de visitar a casa da artista, Maia teve a inspiração para realizar uma homenagem com propósito. “Fazer um relógio inspirado nas tiaras dela, colocar a letra de uma música na haste do óculos, é isso que agrega história ao produto”, explica. 

Nos dias atuais, a ausência de narrativa justifica a dificuldade das gerações mais novas em acreditar em qualquer campanha publicitária, trazendo um desafio para marcas consolidadas no mercado que querem atingir o público jovem. “Essa geração tem um ‘chip’ que identifica quando a marca está mentindo, e não consome”, brinca Caito.

Por isso pensar “fora da caixa” é requisito obrigatório para a prosperidade de qualquer empresa, segundo o empreendedor. “O consumidor precisa sentir que pertence ao universo do que criamos.”

Ser empreendedor é ser feliz

Jacques Meir trouxe uma questão importante para a reflexão de Caito: “O que é ser um empreendedor de sucesso?” A resposta foi simples: “Ser feliz”. De acordo com o fundador e CEO da Chilli Beans, é preciso gostar do seu produto, encontrar o lugar no qual você mais se destaca em toda a cadeia da sua profissão, e investir nisso. “Mais vale algo específico bem-feito do que várias coisas mal feitas”, declara. 

Segundo Caito, a grande diferença de um empreendedor de sucesso para um sem sucesso, é a habilidade de ouvir, avaliar e evoluir. “Percebo que muitas empresas antigas estão morrendo porque não mudam. Continuam agindo da mesma forma há décadas”, afirma.

O importante é inovar, mas não deixar de fazer o tradicional. “Preciso lançar uma campanha com Inteligência Artificial, mas não posso esquecer o que eu fazia no começo.”

Por fim, o conselho valioso que Caito Maia deixa, é: não interessa se você trabalha ou se é dono, saia da caixa, teste, tenha coragem. Não tenha medo de arriscar porque o único jeito de sair da curva é arriscando. 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]