Conquistar o público alvo de uma marca não depende apenas de um bom produto, mas, principalmente, da história que ele conta. Desde a produção, até as campanhas publicitárias, criar uma narrativa que faça sentido para o consumidor foi o assunto abordado no painel “Como as marcas brasileiras criam conexões com os consumidores?”, do CONAREC 2024.
Para falar sobre o assunto, Caito Maia, CEO e Fundador da Chilli Beans, conversou com Jacques Meir, diretor de Conhecimento do Grupo Padrão e compartilhou experiências, aprendizados e dicas.
De acordo com Maia, o que traz tanto sucesso para a Chilli, além da identificação do consumidor com a marca, é o respeito pela diversidade — o que impacta positivamente não só os clientes, mas também os colaboradores. “Fazemos isso há 30 anos, com respeito ao ser humano. A gente aprendeu a lançar coleções diversas, tendo a oportunidade de falar com públicos diferentes.”
Respeito e narrativa
Caito traz como exemplo a coleção inspirada na falecida cantora Marília Mendonça. Após ter o privilégio de visitar a casa da artista, Maia teve a inspiração para realizar uma homenagem com propósito. “Fazer um relógio inspirado nas tiaras dela, colocar a letra de uma música na haste do óculos, é isso que agrega história ao produto”, explica.
Nos dias atuais, a ausência de narrativa justifica a dificuldade das gerações mais novas em acreditar em qualquer campanha publicitária, trazendo um desafio para marcas consolidadas no mercado que querem atingir o público jovem. “Essa geração tem um ‘chip’ que identifica quando a marca está mentindo, e não consome”, brinca Caito.
Por isso pensar “fora da caixa” é requisito obrigatório para a prosperidade de qualquer empresa, segundo o empreendedor. “O consumidor precisa sentir que pertence ao universo do que criamos.”
Ser empreendedor é ser feliz
Jacques Meir trouxe uma questão importante para a reflexão de Caito: “O que é ser um empreendedor de sucesso?” A resposta foi simples: “Ser feliz”. De acordo com o fundador e CEO da Chilli Beans, é preciso gostar do seu produto, encontrar o lugar no qual você mais se destaca em toda a cadeia da sua profissão, e investir nisso. “Mais vale algo específico bem-feito do que várias coisas mal feitas”, declara.
Segundo Caito, a grande diferença de um empreendedor de sucesso para um sem sucesso, é a habilidade de ouvir, avaliar e evoluir. “Percebo que muitas empresas antigas estão morrendo porque não mudam. Continuam agindo da mesma forma há décadas”, afirma.
O importante é inovar, mas não deixar de fazer o tradicional. “Preciso lançar uma campanha com Inteligência Artificial, mas não posso esquecer o que eu fazia no começo.”
Por fim, o conselho valioso que Caito Maia deixa, é: não interessa se você trabalha ou se é dono, saia da caixa, teste, tenha coragem. Não tenha medo de arriscar porque o único jeito de sair da curva é arriscando.