Pesquisar
Close this search box.
/
/
Morte de mais de 40 cães intoxicados faz Bassar anunciar recall

Morte de mais de 40 cães intoxicados faz Bassar anunciar recall

Substância tóxica foi identificada em produtos apreendidos pela polícia. Bassar diz que análises apontam para contaminação da matéria-prima

A Bassar Pet Food anunciou que está realizando um recall de todos os produtos da marca junto aos clientes e que recolheu todas as linhas das lojas parceiras em todo território nacional. A decisão foi tomada depois de análises feitas pelo Ministério da Agricultura, pela Polícia Civil de Minas Gerais e pela UFMG indicarem a presença de etilenoglicol, uma substância tóxica para animais e humanos, em produtos Bassar. Até o momento, segundo a Delegacia Especializada na Defesa do Consumidor de Minas Gerais, pelo menos 40 cães morreram após ingerir os petiscos da marca em vários estados do Brasil.

A delegada Danúbia Quadros, responsável pelas investigações, afirmou que só em Belo Horizonte foram registrados 8 casos de morte e 6 casos de intoxicação por produtos das linhas Snac Cuidado Oral Hálito Fresco, Dental Care e Everyday.

Como Minas Gerais foi o primeiro estado a começar a investigar o caso, tutores de todo o país procuraram a Delegacia de Defesa do Consumidor de lá para denunciar situações semelhantes. De acordo com a delegada, além de Minas, mortes de cachorros após a ingestão de petiscos Bassar já foram registradas em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Goiás, no Rio Grande do Sul, no Paraná, em Santa Catarina, em Alagoas, no Sergipe e no Distrito Federal.

A perícia da Polícia Civil de Minas identificou a presença de etilenoglicol em alguns produtos que foram apreendidos e periciados, após serem entregues por tutores. O resultado vai de encontro ao que havia constatado a UFMG, após a necropsia dos corpos de dois animais que morreram com suspeita de intoxicação pelos produtos investigados. A delegada afirma que a Bassar está sendo investigada pelo crime de venda de produtos impróprios para o consumo, mas que as investigações ainda estão no início.

“Nossa recomendação agora aos tutores é que observem os animais e caso eles apresentem sintomas como vômito, diarreia, prostração ou convulsões procurem imediatamente um médico veterinário. Depois disso, recomendamos que a pessoa vá até a delegacia mais próxima registrar a ocorrência, levando o produto para ser apreendido e periciado. Em casos de morte, o corpinho dos animais também podem ser disponibilizados para necrópsia”, orientou Danúbia Quadros.

A Bassar reforçou em nota publicada ontem que o etilenoglicol não faz parte de nenhuma etapa da sua cadeia de produção e que após a constatação da presença da substância tóxica em seus produtos está apoiando os órgãos competentes nas investigações. Segundo a empresa, a análise feita pelo Ministério da Agricultura aponta que o propilenoglicol, insumo usado pelo setor industrial na fabricação de alimentos para humanos e animais, estava contaminado com o etilenoglicol.

No posicionamento, a Bassar diz ainda que o ofício 424/2022 do MAPA alerta todas as empresas do setor de alimentação animal que costumam adquirir o propilenoglicol com o mesmo fornecedor da Bassar sobre o risco de contaminação da matéria prima. O ofício orienta ainda que essas empresas também retirem imediatamente produtos das lojas.

Além do recall e da retirada dos produtos das lojas, a Bassar interrompeu a produção em sua fábrica na última semana. A empresa informou que em complemento às investigações oficiais, estão sendo finalizados trabalhos de perícia em todo o processo de produção, maquinários e em toda a matéria prima que compõe seus produtos. Até o momento, segundo a Bassar Pet Food, as análises estão indo de encontro aos resultados encontrados pelas autoridades.

Ainda na nota publicada em seu site, a Bassar afirma que, de modo preventivo, a está retendo em todo território nacional todos os produtos produzidos em sua planta fabril até que os laudos definitivos sejam concluídos.

“A Bassar Pet Food se solidariza com todos os tutores de pets – a razão de nossa empresa existir”, completou a empresa. Os consumidores com problemas com produtos da Bassar, podem tirar dúvidas pelo e-mail [email protected].


+Notícias

iPhone sem carregador: venda casada ou preservação ambiental?

Por que o Facebook é o inimigo número 1 e todos deveriam saber disso

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]