/
/
A nova adolescência: cabelos brancos, imediatismo e energéticos

A nova adolescência: cabelos brancos, imediatismo e energéticos

"Em um país que se chama maioria de minorias, os maduros juntam coro nos grupos marginalizados"

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de idosos será três vezes maior no Brasil até 2050. Esta é uma discussão atual, o pais está envelhecendo, por isso o tema está na agenda de governo – como exemplo temos a tramitação da Reforma da Previdência. O governo não está preparado para esse novo perfil sociodemográfico. Nem o governo, nem o mercado.

Em um país que se chama maioria de minorias, os maduros juntam coro nos grupos marginalizados. Vou tentar dar voz a esse grupo tão pouco percebido. Imagine uma carta dos indivíduos longevos:

“Apesar de tanta mudança, vivemos a ditadura da neotenia. Juventude deixou de ser uma idade ou fase cronológica para ser um estilo de vida. Pois é, somos mais velhos e mais jovens ao mesmo tempo. Paradoxalmente, temos mais dinheiro no bolso e mais energia para gastar: somos a geração Redbull. Ajudamos a criar nossos netos, pagamos algumas contas dos nossos filhos e seguimos caminhando tentando nos fazer entender. Dificilmente nos enxergam com a leveza que temos, a nossa sabedoria pouco é valorizada. Quando somos representados, ainda erram na mão: já fomos representados tricotando, patinando nos gadgets ou como “lokos”, com cabelos coloridos e armação de óculos ousadas beirando ao exagero.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Não é porque assumo minha idade que preciso assumir cabelos brancos, essa é uma escolha pessoal, não me venha com outra ditadura, essa eu já vivi e digo que foi terrível, não podíamos nem dizer o que pensávamos e isso comprometeu nossa formação de forma assustadora.

O fato de termos vivido a era analógica nos capacita a entender diversos fenômenos sociais, nosso tempo era outro, sem saudosismos, mas entendo que hoje em dia conseguir ler livros inteiros é uma grande habilidade. Ah, a letra não precisa ser tão grande ou ter um mar de figuras ilustrativas, conseguimos ter senso crítico e fazer sinapses muito bem.

Não me vejo no mercado matrimonial, quando digo que estou solteiro, as pessoas logo me percebem como um velho tarado, o tio que busca uma novinha. Se sou mulher sou percebida como solitária, abandonada, a vítima de uma família que pouco liga pra mim. Pois é, vivemos num mar de carência, por isso somos presas fáceis aos vendedores que nos agradam, a turma da academia de ginástica, e também aos médicos. Pois é, nos tratam melhor no laboratório do que em muitos outros lugares que frequentamos. Ser mais velho é confundido com criança, já percebi muita gente me chamando por apelidos no diminutivo, ou fazendo voz de neném pra falar comigo, pois é, aquela mesma voz que tratam cachorros e bebês na rua”.

As reclamações são muitas quando olhamos de forma atenta para o grupo em questão, a demanda é crescente. Se você está precisando se conectar com os consumidores do futuro, se liga que não é geração XYWQZ que você precisa se conectar, preste atenção nos seus pais e avós, e também aos amigos deles, você verá um mar de possibilidades.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]