O Yelp é uma plataforma na web especializada na publicação de avaliações sobre tudo: serviços, produtos, governos e até mesmo a igreja do seu bairro. Agora, a empresa incorporou um novo filtro na busca do seu site: a disponibilidade de banheiros neutros – um conhecido problema para os transgêneros.
A ideia é da Yelp é localizar lojas, órgãos estatais e outros lugares que possuem (ou não) banheiros considerados neutros – ou seja, nem masculino ou feminino. O uso da palavra “neutro” ocorreu após consulta feita com entidades que defendem gays, lésbicas, trangêneros, entre outros.
O novo recurso foi anunciado na sexta-feira e representa a última incursão de Yelp na luta pelos direitos transgêneros, segundo informações do The New York Times.
O posicionamento da Yelp teve início após o apoio formal da companhia ao jovem Gavin Grimm em um processo na Suprema Corte dos EUA. Grimm busca na Justiça o direito de usar banheiros escolares que correspondam à sua identidade de gênero. Além da Yelp, empresas como a Amazon, Gap, Intel e Yahoo também assinaram o compromisso em favor do estudante.
A ideia do filtro é ajudar pessoas que são transgêneros, que muitas vezes relatam desafios na busca de banheiros seguros e adequados para uso. Um recente estudo intitulado “2015 National School Climate Survey”, patrocinado por um grupo de advogados norte-americanos, mostrou exatamente isso: dos 1,6 mil estudantes transgêneros entrevistados, 70% evitam banheiros escolares por se sentirem inseguros ou desconfortáveis.