O Burger King se tornou um case de publicidade positivo por abordar temas que estão “fora da caixa” da prática estabelecida no mercado de fast food. Porém, a marca cometeu um deslize em uma campanha publicada na Nova Zelândia. O vídeo acabou chamando a atenção negativamente por passar uma visão estereotipada de consumidores orientais.
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No vídeo de divulgação do Vietnameese Sweet Chilli Tendercrisp Burger, os clientes tentam comer seus lanches com pauzinhos vermelhos que simulam os hashis. Publicado apenas no Instagram, o material foi removido assim que as críticas começaram a dominar a caixa de comentários.
Após a repercussão negativa, o Burger King publicou um pedido de desculpas onde destaca que a campanha foi “insensível e não reflete os valores de nossa marca em relação à diversidade e inclusão”.
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A situação é semelhante à campanha da Dolce & Gabbana, publicada no final de 2018, onde o vídeo apresenteva uma modelo chinesa que tentava comer pizza, cannoli e macarrão com hashis enquanto o locutor fazia comentários irônicos.
A situação é semelhante à campanha da Dolce & Gabbana, publicada no final de 2018, onde o vídeo apresentava uma modelo chinesa que tentava comer pizza, cannoli e macarrão com hashis enquanto o locutor fazia comentários irônicos. Na época os internautas criticaram a ação e acusaram a maison italiana de banalizar a cultura chinesa. Os criadores da grife, Domenico Dolce e Stefano Gabbana, usaram suas contas pessoais na rede social para se desculparem.
“Nossas famílias sempre nos ensinaram a respeitar diferentes culturas de todo o mundo, e por causa disso queremos pedir perdão se cometemos erros”, disse, em italiano, Dolce. “Queremos nos desculpar a todos os chineses ao redor do mundo. Estamos levando essa mensagem muito a sério”, disse Stefano. Na conta oficial da Dolce & Gabanna também foi publicado uma foto com a frase “Domenico Dolce e Stefano Gabbana se desculpam”, em chinês, inglês e italiano.
A retratação aconteceu depois que muitos e-commerces de luxo do país retiraram de suas lojas produtos da grife italiana.