Sabendo que as dívidas estão diretamente ligadas ao declínio da saúde mental, o resultado de uma nova pesquisa feita pela Serasa chega a ser um alívio. A empresa comparou hábitos financeiros de diversas pessoas nos 27 estados brasileiros, e concluiu que a maioria dos cidadãos está mais otimista com as finanças do que nos anos anteriores. Essas pessoas somam 53% dos entrevistados, enquanto os que se sentem seguros com seu uso do dinheiro contabilizam 47%.
Feito em parceria com a Opinion Box, o estudo “Finanças Regionais: as diferenças na relação com o dinheiro entre os Estados do Brasil” levantou dados que mostram o Amazonas liderando o ranking dos estados mais otimistas em relação às finanças (65%), enquanto o Pará ficou como o mais seguro em relação ao dinheiro (55%). O grande problema que leva a população ao endividamento é, além do aumento de preço, o desemprego, compras impulsivas, e o não conhecimento das taxas de juros e multas.
Algo que nos deixa esperançosos quanto ao futuro é que muitos dos entrevistados estão se esforçando para não cair na inadimplência. Os números são baixos, mas já animam: 6 em cada 10 brasileiros realizam o controle mensal das finanças – seja em papel (42%), verificação de faturas (33%) ou acompanhamento online do extrato bancário (29%). Já 31% realizou cursos de educação financeira e 55% afirmaram que acompanham conteúdo de finanças nas redes sociais.
Parcelamento ainda é meio de pagamento mais popular no país
Quem acredita que o PIX se tornou a forma de pagamento mais utilizada no Brasil está errado. De acordo com a pesquisa, 7 em cada 10 pessoas preferem pagar parcelado – ainda mais se for no cartão de terceiros (38%). A prática é mais comum em Alagoas (50%), Pernambuco (47%) e Rio de Janeiro (47%). Já o boleto (27%) e o crediário (24%) ficaram em segundo e terceiro lugar. Parcelar é mais prático para quem não tem o valor cheio na conta (27%), para quem quer comprar mais coisas (24%), ou para aqueles que preferem pagar pequenos valores ao longo de mais tempo (23%).
Na hora de contratar crédito, o cartão é a opção que mais tem adesão (53%), seguida pelo empréstimo pessoal (48%) e crédito consignado (21%). O maior motivo para a contratação desse crédito, claro, é o pagamento de dívidas (35%), limpar o nome (21%) e lidar com uma despesa inesperada (19%).
+ NOTÍCIAS
O impacto das dívidas na saúde mental
Bem-estar envolve relações saudáveis, controle e presença