Os brasileiros ocupam cada vez mais as ruas. Para lazer, sim. Mas, principalmente, para protestar. Contra a corrupção, os gastos públicos e aumento de preços, enfim, contra tudo o que não os deixa satisfeitos. E isso só deve aumentar. Pelo menos é o que revela a terceira das quatro tendências identificadas pela Mintel, a Ocupa Brasil.
Assim, as marcas que se alinham a essa busca dos consumidores por práticas justas ganham notoriedade. ?Muitas empresas estão ouvindo o que os brasileiros dizem: marcas devem permanecer fieis a sua mensagem e defender os direitos dos consumidores. Elas não apenas apoiam causas cívicas, mas em alguns casos são alavancadoras de transformação pública?, comenta Graciana Méndez, analista de tendências da Mintel.
A pesquisa Mintel revela que credibilidade é um valor muito importante para os brasileiros. Por exemplo, 50% dos consumidores preocupam-se com o compartilhamento de informações pessoais online. E a Mintel também aponta que 28% dos Millennials confiam mais em marcas recomendadas por amigos. Esses dados mostram que promover um diálogo aberto vai ajudar as marcas a mostrarem valores mais democráticos.
Ao mesmo tempo em que algumas empresas alinham suas comunicações com esses grupos de consumidores que reivindicam uma sociedade mais justa, outras focam sobre os sentimentos comuns que estão surgindo a partir da união entre as pessoas. Na verdade, 23% dos Millenials brasileiros são inclinados a comprar de marcas que patrocinam programas interessantes em sua cidade ou bairro.
?É imprescindível que as empresas com o objetivo de ganhar a credibilidade dos consumidores façam da transparência o seu principal objetivo?, aconselha Graciana. Somando-se a isso, mais marcas irão ajudar os consumidores a levantarem a sua voz e a passarem a sua mensagem. Vamos ver corporações assumindo papéis não tradicionais, como a operadora de telecomunicações Oi, que apoia a iniciativa do governo Cinema sem Teto, que leva sessões de cinema gratuitas para comunidades menos favorecidas. Ao empoderar comunidades carentes, dando visibilidade àqueles que são invisíveis, as empresas ganharão notoriedade e aumentarão a fidelidade dessas comunidades, assim como dos clientes em geral.
Além disso, estamos vendo uma série de ações relacionadas a ajudar os consumidores a serem agentes de mudança positiva. A Red Bull, por exemplo, apoia um concurso de projetos tecnológicos inovadores para melhorar São Paulo.
Na terça-feira, o site da Consumidor Moderno trará informações sobre a quarta tendência. Confira a primeira e a segunda. Você ainda pode baixar o estudo completo aqui.