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Brasileiros nas ruas: honestidade, a bola da vez?

Brasileiros nas ruas: honestidade, a bola da vez?

Conheça mais uma tendência apontada para 2016 pelo estudo da Mintel

Os brasileiros ocupam cada vez mais as ruas. Para lazer, sim. Mas, principalmente, para protestar. Contra a corrupção, os gastos públicos e aumento de preços, enfim, contra tudo o que não os deixa satisfeitos. E isso só deve aumentar. Pelo menos é o que revela a terceira das quatro tendências identificadas pela Mintel, a Ocupa Brasil.

Assim, as marcas que se alinham a essa busca dos consumidores por práticas justas ganham notoriedade. ?Muitas empresas estão ouvindo o que os brasileiros dizem: marcas devem permanecer fieis a sua mensagem e defender os direitos dos consumidores. Elas não apenas apoiam causas cívicas, mas em alguns casos são alavancadoras de transformação pública?, comenta Graciana Méndez, analista de tendências da Mintel.

A pesquisa Mintel revela que credibilidade é um valor muito importante para os brasileiros. Por exemplo, 50% dos consumidores preocupam-se com o compartilhamento de informações pessoais online. E a Mintel também aponta que 28% dos Millennials confiam mais em marcas recomendadas por amigos. Esses dados mostram que promover um diálogo aberto vai ajudar as marcas a mostrarem valores mais democráticos.

 Ao mesmo tempo em que algumas empresas alinham suas comunicações com esses grupos de consumidores que reivindicam uma sociedade mais justa, outras focam sobre os sentimentos comuns que estão surgindo a partir da união entre as pessoas. Na verdade, 23% dos Millenials brasileiros são inclinados a comprar de marcas que patrocinam programas interessantes em sua cidade ou bairro.

?É imprescindível que as empresas com o objetivo de ganhar a credibilidade dos consumidores façam da transparência o seu principal objetivo?, aconselha Graciana. Somando-se a isso, mais marcas irão ajudar os consumidores a levantarem a sua voz e a passarem a sua mensagem. Vamos ver corporações assumindo papéis não tradicionais, como a operadora de telecomunicações Oi, que apoia a iniciativa do governo Cinema sem Teto, que leva sessões de cinema gratuitas para comunidades menos favorecidas. Ao empoderar comunidades carentes, dando visibilidade àqueles que são invisíveis, as empresas ganharão notoriedade e aumentarão a fidelidade dessas comunidades, assim como dos clientes em geral.

Além disso, estamos vendo uma série de ações relacionadas a ajudar os consumidores a serem agentes de mudança positiva. A Red Bull, por exemplo, apoia um concurso de projetos tecnológicos inovadores para melhorar São Paulo.

Na terça-feira, o site da Consumidor Moderno trará informações sobre a quarta tendência. Confira a primeira e a segunda. Você ainda pode baixar o estudo completo aqui.

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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