/
/
64% dos brasileiros não têm marcas preferidas. Como driblar estatística e fidelizar clientes?

64% dos brasileiros não têm marcas preferidas. Como driblar estatística e fidelizar clientes?

A cultura do imediatismo é um dos fatores que dificultam um relacionamento duradouro entre marca e consumidor, diz especialista

Em meio a tantas opções de marcas disponíveis no mercado, ter clientes fiéis à sua marca é uma estratégia importante para aumentar a lucratividade do negócio, além de trazer constância às vendas. No entanto, fidelizar clientes tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil hoje em dia.

De acordo com a pesquisa Think Consumer Goods, realizada pela empresa Offerwise e divulgada pelo Google em março, 64% dos brasileiros não são fiéis a marcas específicas. Entre a Geração Z (formada pelos nascidos após 1995), a taxa de deslealdade às marcas aumenta para 65%. Contudo, com algumas estratégias é possível contornar este cenário e convencer os consumidores a permanecerem fiéis à sua empresa.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Dificuldades em fidelização atrapalham os negócios

Para Jennifer de Paula, diretora de marketing e gestão da MF Press Global, MBA em Marketing e Negócios Interativos, os consumidores com mais de 50 anos já possuem suas marcas preferidas – seja de feijão, pó de café móveis ou veículos – pois esse público já não se preocupa em seguir tendências e considera a assertividade e o conforto ao realizar uma compra. “Por outro lado, a Geração Z é imediatista e está constantemente à procura de novidades e rapidez, além de ser persuadido mais facilmente por influenciadores digitais“, completa a especialista.

Com a pressa em conseguir os produtos do momento, o preço se torna um fator muito relevante no momento da compra, afirma Jennifer de Paula: “Quando determinado produto está em alta, o consumidor quer comprá-lo o mais rápido possível, ainda que não tenha tanto poder aquisitivo. Assim, se ele puder comprar um produto de qualidade duvidosa mas visualmente semelhante, ele irá preferir essa opção”.

Além de prejudicar a fidelização dos consumidores, o imediatismo se torna um comportamento massacrante para as marcas: “Se antes esperávamos por quatro lançamentos anuais, que se baseavam nas estações do ano, hoje as marcas precisam de oito a 12 lançamentos para acompanhar essa ‘corrida sem fim’”, aponta a profissional.

Conheça o Mundo do CX

Estratégias para manter a fidelidade dos clientes

Captar um consumidor e incentivá-lo ao engajamento requer planejamento e atenção a alguns pontos que ajudam a fazer uma marca prosperar. Jennifer de Paula lista alguns deles:

  • Supere as expectativas: É o que se chama de encantar o cliente, e vai além de apenas suprir as expectativas. Superá-las atrai muito mais a atenção de um novo cliente para o que mais sua empresa pode oferecer.
  • Atenção ao atendimento: “Essa dica vale, principalmente, para marcas que atuam com produtos com muita concorrência. A oferta de um atendimento humanizado, de qualidade e que pense no pós-venda é um diferencial essencial para um bom relacionamento com a marca”, salienta a especialista.
  • Antecipe problemas: Para a MBA em Marketing e Negócios Interativos, a Coca-Cola é um ótimo exemplo de marca para este fator: “Antes que seu produto sofra alguma limitação ou crítica, a marca já surge com a solução: refrigerantes light e diet, sem cafeína, entre outras opções. Muitas vezes, evitar um problema é muito mais simples do que solucioná-lo”.
  • Especialize-se: Na hora da compra, o que é mais provável: adquirir um produto de quem é especialista no que faz ou de quem não parece tão firme naquele ramo? ‘É fundamental ter um bom posicionamento de marca e ter dados consistentes que reforcem a expertise da empresa”, explica Jennifer de Paula.

Como saber se a minha marca tem uma boa fidelização?

Diversas ferramentas podem ser utilizadas para medir a fidelização de clientes. Além de pesquisas de satisfação, que podem ser aplicadas diretamente nos sites ou por email, o Net Promoter Score (NPS) é uma métrica de satisfação que mensura o quanto os clientes recomendariam a empresa a outras pessoas. Quanto maior o NPS, maior é a certeza de que a empresa consegue fidelizar e engajar clientes.

Outras formas mais simples e recomendadas pela profissional são: email marketing, comunicação direcionada e cupons de desconto para aniversários e datas comemorativas.



+ NOTÍCIAS

Conheça os impactos da reforma tributária no consumo

Abandono de pesquisa em e-commerces gera perda de US$ 2 trilhões

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]