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Mais da metade dos brasileiros se preocupa com impactos da IA

Mais da metade dos brasileiros se preocupa com impactos da IA

Estudo revela expectativas e anseios dos brasileiros sobre os avanços da IA; executivos avaliam o impacto na esfera do atendimento ao cliente

As inovações científicas estão em crescente demanda à medida em que o mundo responde às três grandes forças globais que impactam nossas vidas. São elas: mudanças climáticas e a escassez de recursos, transformações demográficas e sociais e a convergência dos mundos físico e digital.

Tal afirmação parte do estudo, “O Futuro Hoje”, realizado pela 3M Forward, que reúne informações do Índice do Estado da Ciência 2023 da 3M – pesquisa global conduzida pela Ipsos e dados de outra pesquisa, a Omnibus, feita pela Morning Consulting – do final de 2022 e início de 2023 respectivamente.

O documento analisa como as pessoas veem uma variedade de tópicos relacionados à ciência e seu impacto no mundo ao nosso redor. “As forças globais destacadas no 3M Forward são de natureza disruptiva, mas nós as vemos como catalisadoras de novos avanços na ciência e positivo impacto social”, destaca Paulo Gandolfi, Diretor de Operações de P&D e Inovação da 3M para a América Latina.

“A ciência tem o potencial de solucionar os desafios globais mais difíceis, e com um portfólio global diversificado e vasta experiência nos possibilita reimaginar o que é possível para construir um novo futuro”, diz o executivo.

O documento é bem interessante ao capturar sentimentos e percepções atuais da sociedade e fornece um olhar analítico para tendências sobre como a percepção da ciência mudou à medida em que o mundo continua a enfrentar desafios que afetam nossas vidas – e dependem de soluções científicas.

O Futuro Hoje e as principais tendências

– Convergência dos mundos físico e digital

Software, sensores, inteligência artificial e interfaces humano-máquina formam um ecossistema global em rápida evolução que impulsiona a indústria, o comércio e a vida cotidiana. Após a pandemia da COVID-19, as pessoas estão mais envolvidas com essas interfaces e mais dependentes delas. Os rápidos avanços tecnológicos e os sistemas conectados estão moldando uma nova realidade em que o físico e o digital se misturam cada vez mais – um ambiente interseccional em que a 3M também navega.

Segundo Paulo Gandolfi, da 3M, “estamos avançando na automação industrial para simplificar os processos e aproveitar os materiais de novas maneiras, aumentando a potência e o desempenho dos produtos de nossos clientes e otimizando seus processos de produção.”

Um dado curioso, segundo a pesquisa Omnibus, é que 83% dos brasileiros concordam que é possível construir um futuro de alta tecnologia, porém sustentável ao mesmo tempo, e 82% estão dispostos a usar os avanços digitais para contribuir com sua produtividade no trabalho, como realidade virtual, ferramentas colaborativas, Inteligência Artificial (IA) e outros. Por outro lado, 53% estão muito preocupados com os impactos que a IA pode ter no emprego e na desigualdade e 34% estão céticos sobre a possibilidade dos riscos da IA superarem seus benefícios.

– Mudança climática e escassez de recursos

As taxas crescentes de desenvolvimento global e a redução dos níveis de recursos naturais contribuíram para impactar negativamente o meio ambiente e acelerar a mudança climática global. Fato. Sem soluções rápidas, os efeitos das mudanças climáticas continuarão atingindo pessoas, economias e ecossistemas vulneráveis, ao mesmo tempo em que se expandem para novas regiões geográficas.

De acordo com o Índice do Estado da Ciência da 3M, 93% das pessoas em todo o mundo estão preocupadas com as consequências das mudanças climáticas e 90% acreditam que a ciência pode ajudar a minimizar seus efeitos. A pesquisa Omnibus também revelou que a descarbonização e a transição energética são tendências que os brasileiros consideram importantes e terão um impacto muito positivo na sociedade. Mais da metade dos brasileiros (55%) acredita que a descarbonização e a transição energética terão um impacto muito positivo na sociedade como um todo e 85% concordam que as empresas devem fazer a transição da energia de carbono para energia renovável.

Paulo Gandolfi conta que a 3M, por meio de colaborações, está acelerando o fornecimento de novas soluções climáticas para contribuir com uma economia de baixo carbono. O recente anúncio de parceria com a Svante no desenvolvimento de produtos de Captura Direta de Ar (Direct Air Capture, DAC) para venda ao setor de Remoção de Dióxido de Carbono (Carbon Dioxide Removal, CDR) é um exemplo.

Além disso, a empresa está desenvolvendo um inovador Pó Catalisador de Irídio com Suporte Nanoestruturado, 3M Nanostructured Supported Iridium Catalyst Powder, que pode tornar a produção de hidrogênio verde mais econômica, eficiente e acessível – possibilitando, assim, uma solução de combustível mais sustentável para a manufatura e indústrias onde a eletrificação é difícil, como caminhões de longa distância ou siderurgia.

Conheça o Mundo do CX

– Transformações demográficas e sociais

Ponto que chama a atenção do estudo da 3M é a conectividade global. Isso significa mudanças na educação, na sustentabilidade, na equidade e na tecnologia, que pode ter impactos muito além de sua origem geográfica.

Evidente que essas mudanças sociais compartilhadas oferecem oportunidades pessoais e profissionais, mas também apresentam desafios. Por exemplo, as taxas de urbanização continuam crescendo à medida que o mundo redefine o futuro do trabalho e do consumo com a tecnologia, mas a diminuição da população em áreas mais rurais pode criar escassez de mão de obra e impactar as cadeias de suprimentos.

De acordo com a pesquisa Omnibus, 3 em cada 4 brasileiros acham que os avanços tecnológicos e sociais seriam muito benéficos para sua saúde e educação. A maioria acredita que esses avanços também seriam positivos para outras áreas de suas vidas diárias, sendo que 82% concordam que estão dispostos a usar os avanços digitais para contribuir com sua saúde e bem-estar, bem como com sua produtividade.

Para enfrentar os desafios de mão de obra na manufatura e na gestão de equipes a 3M, por exemplo, tem duas novidades. Um “Sistema Robótico de Conserto de Pintura”, que trabalha com sistemas de visão de terceiros para identificar e consertar automaticamente defeitos comuns de pintura em linhas de produção automotivas. A outra solução é o aplicativo “The Post-it App”, para Microsoft Teams, que fornece tecnologia para apoiar equipes híbridas, permitindo que os funcionários compartilhem notas escritas à mão com seus colegas e tomem iniciativas em projetos, não importa onde morem ou trabalhem.

 

Os reflexos no atendimento ao cliente

Como vimos, os impactos apresentados no estudo da 3M estão moldando a percepção do brasileiro sobre um futuro baseado em muita tecnologia e, principalmente, na ciência dos materiais como forma de minimizar impactos. Somados ao (re) aproveitamento inteligente de recursos naturais, estes serão elementos cada vez mais necessários para que o “futuro hoje” seja saudável para todos. Um futuro onde indústrias e governos precisarão estar cada vez mais atentos sobre suas ações e responsabilidade nessa jornada.

Para o setor de atendimento ao cliente, ponto sensível e catalisador sobre esses avanços, executivos do mercado brasileiro ressaltam o quanto é – e será- muito importante unir tecnologia e cuidado humano para obter bons resultados nessa área.

Fábio Lins, superintendente executivo de canais, Pix, I.A. e Open Finance do Banco Original, destaca que dentro do segmento bancário o ponto fundamental sobre inovação é educação financeira. “Temos um papel social relevante, e com a Inteligência Artificial, por exemplo, buscamos evoluções para construir um cenário econômico mais sólido através dos nossos produtos e serviços”.

Para Alessandro Cogliatti, diretor de Experiência do Cliente da SulAmérica, algo que devemos aprimorar constantemente nessa evolução é “ouvir o cliente” e “ter um aprendizado através da curadoria dos atendimentos digitais”. “O atendimento é um ótimo exemplo sobre como criar essa conexão, sempre ouvindo o cliente e buscando superar suas expectativas”, pontua.

Moldando um futuro mais tecnológico, mas sem abrir mão da humanização, a segurança e privacidade dos dados digitais também são fundamentais. “Isso faz com que o cliente se sinta seguro a cada interação em canais digitais”, completa Cogliati. Uma necessidade que, segundo o executivo traz “o desafio de não perder o aspecto humano e acolhedor nos atendimentos cognitivos, melhorando as jornadas com mais leveza e comodidade para o cliente”.

É nesse equilíbrio que Andrea Dolabela, Diretora-geral de Marketing, Produtos, Experiência e Analytics da Dasa, destaca que uma tendência importante é “ter o olhar mais integral para o cliente”, e as tecnologias e o atendimento digital devem mirar em “entender e cuidar do usuário como um todo”, aproximando e gerando mais conveniência. “Essa visão holística já é uma expectativa das pessoas, que não querem mais apenas resolver uma dor, uma doença ou qualquer problema pontual. Hoje, estão mais criteriosas e elevam os padrões de atendimento e de oferta integrada de serviços em todos os segmentos”, conclui Andrea.



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