/
/
70% dos brasileiros atrasaram dívidas em 2017

70% dos brasileiros atrasaram dívidas em 2017

A pesquisa do SPC e da CNDL aponta ainda quais mudanças de comportamento os endividados estão assumindo para reduzir suas dívidas

Sete em cada vez brasileiros deixaram de pagar ou pagaram com atraso alguma conta em 2017. Os compromissos que mais registraram casos de atrasos são, em primeiro lugar, a fatura do cartão de crédito, segundo 39% dos entrevistados, em seguida vem o plano de internet, com algum atraso em 28% dos gastos. Plano de celular e/ou telefone fixo vem na sequência, com 26%.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

Os números são de uma pesquisa realizada em conjunto pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDNL). A pesquisa mostra ainda que quase metade dos brasileiros, ou 47%, atrasaram o suficiente para terem seus nomes incluídos em algum serviço de proteção ao crédito.

Mudança de comportamento

Os números atualizados apontam para 39% da população brasileira adulta registrada como inadimplente no país. Entre os que tiveram seu nome sujo em 2017, 80% apontam ter mudado a maneira como organizam e operam suas finanças.

Controlar os gastos foi apontado por 49% dos entrevistados como a maneira que encontraram de melhorar sua saúde financeira. Os que pensaram melhor antes de comprar algo somam 39%. Tem ainda os que passaram a comprar só quando têm dinheiro para adquirir à vista, atitude tomada por 34%.

Com relação especificamente a cartão de crédito, a maior causa de endividamento, as principais atitudes foram evitar seu uso, em 28% dos casos, ou mesmo cancelar o serviço, em 17%.

Leia também:

Endividamento das famílias sobe em janeiro

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]