/
/
Como o brasileiro vê a própria situação financeira após crise

Como o brasileiro vê a própria situação financeira após crise

Pesquisa monitora como brasileiro lida com dívidas, consumo, crédito, financiamento e quando acha que o País vai melhorar

O brasileiro está menos pessimista em relação a sua própria situação econômica, mas ainda prefere guardar dinheiro a aumentar o volume de compras ou pedir crédito na praça.
As informações estão no relatório de Perspectivas para 2017, feito pela ACREFI em pareceria com Kantar TNS. O documento avalia ainda como o brasileiro vê a situação econômica do País como um todo.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

Própria situação

Segundo o relatório, o brasileiro está pouco animado sobre aumentar o poder de compra. Em junho, 41% dos entrevistados disse acreditar que a capacidade de comprar itens para casa vai permanecer como está, o número é um pouco maior do que abril deste ano que registrou 39%.
Sentimento parecido surge quando questionado sobre a capacidade de fazer investimentos. A maioria (38%) acredita que a sua situação pessoal não vai mudar nos próximos meses. O mesmo pensamento acontece quanto a situação financeira pessoal como todo. A maioria (38%) acredita que nos próximos meses terá as mesmas condições atuais.
Para boa parte dos brasileiros (43%) o padrão de vida que possui hoje será o mesmo dos próximos meses.

Dinheiro no bolso

Segundo a pesquisa, a maioria dos brasileiros pensa em guardar dinheiro ao invés de gastá-lo. Economizar é a prioridade para 84% dos entrevistados e se mantém como tendência estável para os próximos meses.
A tendência de manter o dinheiro no bolso é reflexo do medo do desemprego. Sessenta e sete por cento dos entrevistados dizem não se sentir seguro no atual emprego e 72% acredita que o número de desempregados no País irá aumentar. Ambos os índices de temor de perder o emprego são os maiores registrados desde abril de 2015.
Por isso, fazer financiamento não está no radar dos brasileiros. A reportagem indica que 84% não pretende financiar nada nos próximos meses. O mesmo ocorre com pedido de crédito, onde 80% dos brasileiros dizem que não estão dispostos a pedir crédito.

Dívidas

O número de pessoas com pendências financeiras está caindo, segundo o levantamento. Em junho deste ano, 68% dos brasileiros se disseram endividados frente aos 79% avaliados no mesmo mês de 2016.
A maior dívida continua sendo de cartão de crédito para 74% dos brasileiros.
O número dos que não tem dividas cresceu (32% contra 21% em relação a 2017), mas os endividados ainda são maioria (68%) em comparação aos 79% de 16. Maior divida continua sendo cartão de crédito (74%).

Principais impactos

O índice da inflação é importante para 86% dos brasileiros quando decidem fazer ou não algum tipo de financiamento. A percepção da inflação de produtos também impacta no padrão de consumo de 96% dos brasileiros.
A população também não sente confiança na melhoria da situação econômica. Em abril, 15% disse acreditar que o Brasil melhorava a partir do segundo semestre deste ano, mas em junho os confiantes caíram para 6%.
A maioria continua acreditando que o Brasil vai ter melhorias na situação econômica em 2018 (47%) ou não sabe dizer quando isso acontecerá (47%).
A pesquisa avaliou ainda o que o brasileiro considera importante para melhorar a própria situação finaceira. Confira no infográfico.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]