Boa parte dos consumidores brasileiros não sabem muito bem o que significa estar endividado. Um estudo feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) indica que 37,5% dos consumidores se consideram endividados no momento – um aumento expressivo em relação ao ano passado (27,8%). Contudo, a pesquisa revela que 79,0% dos entrevistados têm uma noção errada sobre o que é estar endividado.
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Para quase metade dos consumidores entrevistados (46,7%), estar endividado é o mesmo que ter contas atrasadas, e três em cada dez (30,6%) acreditam que é ter o nome registrado em entidades de proteção ao crédito.
Só 20,2% dos consumidores compreende o significado real: uma pessoa endividada é aquela que possui parcelas a vencer de compras ou empréstimos. De acordo com a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, as parcelas ainda não vencidas de qualquer aquisição também são dívidas assumidas pelo consumidor.
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?O risco de desconsiderar as compras parceladas como parte do endividamento é justamente exagerar no consumo de longo prazo, fazendo uma série de dívidas que em pouco tempo podem levar o consumidor ao desastre nas finanças pessoais e à consequente inadimplência?, explicou Kawauti em nota.
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