/
/
Brasil é líder em inteligência artificial na América Latina

Brasil é líder em inteligência artificial na América Latina

Estudo mostra que inteligência artificial tem transformado positivamente a rotina das organizações

A prova de que as novas tecnologias têm tomado grandes proporções em uma esfera global está em 88% das empresas que, de alguma forma, têm usado a IA em seus processos durante 2023. Além disso, a expectativa é que os investimentos em inteligência artificial continuem em 2024, uma vez que 54% das companhias pretendem gastar mais em campanhas baseadas em IA nos próximos 12 meses, e outras 64% afirmam pretender ajustar as estratégias em torno da IA no próximo ano. As informações são do Relatório Anual de Crescimento do Segmento Twilio.

Onde empresas mais gastam com IA

O estudo da Twilo mostrou que as empresas norte-americanas não esperam aumentar seus investimentos com inteligência artificial nos próximos meses tanto quanto os demais países. No que diz respeito aos gastos com a tecnologia, os Estados Unidos só estão à frente da França, enquanto o Brasil lidera em primeira posição. Em segundo lugar fica a Austrália, seguida pelo Reino Unido e Alemanha.

IA tem mudado o cenário do marketing

Apesar de a IA ter mostrado seu potencial para se tornar uma ferramenta de otimização dentro das mais diversas áreas nas organizações, é no marketing que seu potencial tem sido mais explorado. As companhias ouvidas pelo estudo apontaram que essa nova tecnologia tem sido uma importante aliada quando as organizações buscam criar estratégias para melhorar a experiência do consumidor.

Porém, um dado que chamou a atenção diz respeito às escolhas de modelo de IA. A preditiva, que usa dados históricos e atuais para extrapolar padrões e fornecer recomendações sobre ações futuras do cliente, tem sido mais escolhida dentro das organizações. A IA preditiva fica à frente da generativa, a inteligência artificial usada para a criação de novos tipos de conteúdo e ideias, incluindo conversas, histórias, imagens, vídeos e músicas. A diferença entre usabilidade das duas é que, a primeira, tem a capacidade de fazer recomendações informadas e personalizadas, e pode contribuir para que as empresas obtenham resultados mensuráveis e geradores de receita. Já a segunda, possibilita uma interação em tempo real com os consumidores.

Mas, dentro das empresas, a IA ainda tem um obstáculo: o treinamento dos colaboradores. Além disso, outras organizações têm preocupações quanto à privacidade de dados. Mesmo assim, a tendência é que as companhias sigam com seus investimentos em inteligência artificial por um longo período. Estamos em um cenário em que os líderes empresariais notaram mudanças na rotina de trabalho, como economia de tempo e de custos, melhoria nos processos, aumento da satisfação do cliente e vantagem competitiva. Assim, veem na IA uma oportunidade.

Os dados mostram que a inteligência artificial tem promovido um impacto transformador dentro das organizações. Com potencial para impulsionar o crescimento, é importante entender ainda que esse sucesso depende da qualidade dos dados que a IA processa. A tendência inclina-se fortemente para dados próprios, com 85% das empresas apontá-los como uma prioridade máxima para o próximo ano. É um avanço notável em relação aos 71% em 2022, indicando um reconhecimento crescente do seu valor.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]