/
/
Confira 8 histórias de empreendedorismo no Brasil

Confira 8 histórias de empreendedorismo no Brasil

No Dia do Empreendedor, celebrado em 5 de outubro, relembre quem foram os nomes brasileiros que mudaram a cena do empreendedorismo no país.

O empreendedorismo nasce de um sonho e exige uma visão de águia, além de resiliência, perseverança e atitude. Mesmo sendo um caminho desafiador, seja pela complexidade econômica, com altas taxas de juros e processos burocráticos, o Brasil registrou 90 milhões de empreendedores em 2023 e continua com a 2ª maior estima absoluta de “empreendedores potenciais”, atrás apenas da Índia. Os dados são do Monitor Global de Empreendedorismo – GEM.

Esse movimento é impulsionado pela trajetória de grandes líderes do empreendedorismo brasileiro, como Cristina Junqueira, Abilio Diniz, Alexandra Costa, cujas histórias inspiram novas gerações a seguir seus passos. Esses e tantos outros empreendedores traçaram o caminho para milhões de brasileiros que, todos os dias, sonham em abrir seus próprios negócios. Abaixo, relembramos a jornada de alguns dos nomes mais influentes do setor. Confira!

Flávio Augusto, fundador da WiseUp

Flávio Augusto iniciou sua carreira no setor de vendas e, aos 23 anos, e sem muito dinheiro o bolso decidiu empreender, fundando a escola de inglês WiseUp. Com um modelo inovador e focado nas necessidades do mercado, ele transformou a WiseUp em uma das maiores redes de ensino de idiomas do Brasil, vendendo a empresa para o Grupo Abril em 2013 e comprando-a de volta anos depois. Hoje, Flávio também se destaca como investidor e autor, inspirando milhões de brasileiros por meio de seu canal Geração de Valor.

Além da WiseUp, Flávio também empreendeu em outras plataformas educacionais, como Meu Sucesso e a Escola Conquer. Mais tarde, ele comprou novamente a WiseUp, que enfrentou uma crise, fez novos investimentos e vendeu o negócio mais uma vez. Além do setor de educação, Flávio expandiu seus negócios para outras áreas, incluindo a criação do time de futebol Orlando Soccer City.

Alexandre Costa, fundador da Cacau Show

Com apenas 17 anos, Alexandre Costa, mais conhecido como Alê Costa, começou a vender chocolates de porta em porta, sem imaginar que estaria começando um império. Em 1988, fundou a Cacau Show, que hoje é uma das maiores redes de chocolates do país, com milhares de lojas espalhadas pelo Brasil. O sucesso da marca foi construído a partir da visão de Alexandre em oferecer produtos de alta qualidade a preços acessíveis, atendendo a diferentes perfis de consumidores.

Caito Maia, fundador da Chilli Beans

Caito Maia fundou a Chilli Beans em 1998 com o objetivo de criar uma marca de óculos com personalidade, estilo e acessibilidade. A empresa conquistou o mercado ao unir moda e inovação, sendo pioneira no conceito de fast fashion no setor de acessórios. A Chilli Beans se tornou referência global e hoje está presente em diversos países.

Caito é reconhecido por sua ousadia e pelo foco na experiência do cliente, algo que considera essencial para o sucesso. “É preciso achar o seu lugar na cadeia”, diz Caito. “Eu vejo gente dando tiro para tudo o que é lado e não pondo energia onde é o foco. Eu não sou varejista, não sou fabricante. Sou profissional em gestão de franquia”.

Luiza Trajano, Magazine Luiza

Luiza Helena Trajano transformou o Magazine Luiza em uma das maiores redes de varejo do Brasil. Sua visão estratégica e o compromisso com a inovação digital contribuíram para a empresa ser uma das pioneiras no comércio eletrônico no país. Além de seu papel empresarial, Luiza é conhecida por defender causas sociais, como a igualdade de gênero e o empreendedorismo feminino, sendo uma das empresárias mais influentes e admiradas do Brasil.

Abilio Diniz, fundador do Grupo Pão de Açúcar

Em fevereiro deste ano, o Brasil perdeu uma de suas maiores referências para o empreendedorismo no varejo: Abilio Diniz. O empresário iniciou sua carreira no setor de alimentos, fundando o Grupo Pão de Açúcar, que se tornou uma das maiores redes de supermercados do país. Foi também o grande responsável pela abertura de capital da empresa, além da formação de novas parcerias, trazendo investimento internacional para a organização.

Ao longo das décadas, consolidou-se como um dos maiores empresários do país, sendo conhecido por sua capacidade de inovação e visão estratégica no setor de varejo. Lançou não só o primeiro mercado 24 horas do Brasil, como também o primeiro hipermercado. Além de sua atuação empresarial, Diniz também se destacou como investidor e mentor de novos empreendedores.

Jorge Gerdau, presidente do Conselho da Gerdau

João Gerdau fundou uma fábrica de pregos em 1901, mas foi o bisneto, também chamado Jorge Gerdau, quem assumiu os negócios da família em 1954 e, sob sua liderança, tornou o negócio em uma das maiores produtoras de aço do mundo. Conhecida por sua gestão eficiente e sua atuação em iniciativas para melhorar a governança corporativa e a educação no Brasil, Gerdau é um exemplo de empreendedor que também é sucesso empresarial com impacto social. Atualmente é presidente do Conselho de Administração da Gerdau.

Antônio Jacob Renner, fundador das Lojas Renner

Antônio Jacob Renner fundou, em 1912, a AJ Renner, que, anos mais tarde, se transformou nas Lojas Renner. A empresa, hoje uma das maiores varejistas de moda do Brasil, é reconhecida pela inovação em produtos e pela busca constante de melhorar a experiência do consumidor. Seu legado é de pioneirismo e de comprometimento com a qualidade, que permanece até os dias atuais.

Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank

Cristina Junqueira ajudou a fundar o Nubank em 2013, ao lado de David Vélez e Edward Wible, com a missão de descomplicar os serviços bancários no Brasil. O Nubank se tornou o maior banco digital independente do mundo, evoluindo a maneira como os brasileiros lidam com suas finanças. Cristina é uma das poucas mulheres no comando de uma grande fintech e defende o aumento da diversidade no setor financeiro.

*Fotos: LinkedIn.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]