O empreendedorismo nasce de um sonho e exige uma visão de águia, além de resiliência, perseverança e atitude. Mesmo sendo um caminho desafiador, seja pela complexidade econômica, com altas taxas de juros e processos burocráticos, o Brasil registrou 90 milhões de empreendedores em 2023 e continua com a 2ª maior estima absoluta de “empreendedores potenciais”, atrás apenas da Índia. Os dados são do Monitor Global de Empreendedorismo – GEM.
Esse movimento é impulsionado pela trajetória de grandes líderes do empreendedorismo brasileiro, como Cristina Junqueira, Abilio Diniz, Alexandra Costa, cujas histórias inspiram novas gerações a seguir seus passos. Esses e tantos outros empreendedores traçaram o caminho para milhões de brasileiros que, todos os dias, sonham em abrir seus próprios negócios. Abaixo, relembramos a jornada de alguns dos nomes mais influentes do setor. Confira!
Flávio Augusto, fundador da WiseUp
Flávio Augusto iniciou sua carreira no setor de vendas e, aos 23 anos, e sem muito dinheiro o bolso decidiu empreender, fundando a escola de inglês WiseUp. Com um modelo inovador e focado nas necessidades do mercado, ele transformou a WiseUp em uma das maiores redes de ensino de idiomas do Brasil, vendendo a empresa para o Grupo Abril em 2013 e comprando-a de volta anos depois. Hoje, Flávio também se destaca como investidor e autor, inspirando milhões de brasileiros por meio de seu canal Geração de Valor.
Além da WiseUp, Flávio também empreendeu em outras plataformas educacionais, como Meu Sucesso e a Escola Conquer. Mais tarde, ele comprou novamente a WiseUp, que enfrentou uma crise, fez novos investimentos e vendeu o negócio mais uma vez. Além do setor de educação, Flávio expandiu seus negócios para outras áreas, incluindo a criação do time de futebol Orlando Soccer City.
Alexandre Costa, fundador da Cacau Show
Com apenas 17 anos, Alexandre Costa, mais conhecido como Alê Costa, começou a vender chocolates de porta em porta, sem imaginar que estaria começando um império. Em 1988, fundou a Cacau Show, que hoje é uma das maiores redes de chocolates do país, com milhares de lojas espalhadas pelo Brasil. O sucesso da marca foi construído a partir da visão de Alexandre em oferecer produtos de alta qualidade a preços acessíveis, atendendo a diferentes perfis de consumidores.
Caito Maia, fundador da Chilli Beans
Caito Maia fundou a Chilli Beans em 1998 com o objetivo de criar uma marca de óculos com personalidade, estilo e acessibilidade. A empresa conquistou o mercado ao unir moda e inovação, sendo pioneira no conceito de fast fashion no setor de acessórios. A Chilli Beans se tornou referência global e hoje está presente em diversos países.
Caito é reconhecido por sua ousadia e pelo foco na experiência do cliente, algo que considera essencial para o sucesso. “É preciso achar o seu lugar na cadeia”, diz Caito. “Eu vejo gente dando tiro para tudo o que é lado e não pondo energia onde é o foco. Eu não sou varejista, não sou fabricante. Sou profissional em gestão de franquia”.
Luiza Trajano, Magazine Luiza
Luiza Helena Trajano transformou o Magazine Luiza em uma das maiores redes de varejo do Brasil. Sua visão estratégica e o compromisso com a inovação digital contribuíram para a empresa ser uma das pioneiras no comércio eletrônico no país. Além de seu papel empresarial, Luiza é conhecida por defender causas sociais, como a igualdade de gênero e o empreendedorismo feminino, sendo uma das empresárias mais influentes e admiradas do Brasil.
Abilio Diniz, fundador do Grupo Pão de Açúcar
Em fevereiro deste ano, o Brasil perdeu uma de suas maiores referências para o empreendedorismo no varejo: Abilio Diniz. O empresário iniciou sua carreira no setor de alimentos, fundando o Grupo Pão de Açúcar, que se tornou uma das maiores redes de supermercados do país. Foi também o grande responsável pela abertura de capital da empresa, além da formação de novas parcerias, trazendo investimento internacional para a organização.
Ao longo das décadas, consolidou-se como um dos maiores empresários do país, sendo conhecido por sua capacidade de inovação e visão estratégica no setor de varejo. Lançou não só o primeiro mercado 24 horas do Brasil, como também o primeiro hipermercado. Além de sua atuação empresarial, Diniz também se destacou como investidor e mentor de novos empreendedores.
Jorge Gerdau, presidente do Conselho da Gerdau
João Gerdau fundou uma fábrica de pregos em 1901, mas foi o bisneto, também chamado Jorge Gerdau, quem assumiu os negócios da família em 1954 e, sob sua liderança, tornou o negócio em uma das maiores produtoras de aço do mundo. Conhecida por sua gestão eficiente e sua atuação em iniciativas para melhorar a governança corporativa e a educação no Brasil, Gerdau é um exemplo de empreendedor que também é sucesso empresarial com impacto social. Atualmente é presidente do Conselho de Administração da Gerdau.
Antônio Jacob Renner, fundador das Lojas Renner
Antônio Jacob Renner fundou, em 1912, a AJ Renner, que, anos mais tarde, se transformou nas Lojas Renner. A empresa, hoje uma das maiores varejistas de moda do Brasil, é reconhecida pela inovação em produtos e pela busca constante de melhorar a experiência do consumidor. Seu legado é de pioneirismo e de comprometimento com a qualidade, que permanece até os dias atuais.
Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank
Cristina Junqueira ajudou a fundar o Nubank em 2013, ao lado de David Vélez e Edward Wible, com a missão de descomplicar os serviços bancários no Brasil. O Nubank se tornou o maior banco digital independente do mundo, evoluindo a maneira como os brasileiros lidam com suas finanças. Cristina é uma das poucas mulheres no comando de uma grande fintech e defende o aumento da diversidade no setor financeiro.
*Fotos: LinkedIn.