Pesquisar
Close this search box.
/
/
BR Pharma vende Drogaria Rosário por mais de R$ 173 milhões

BR Pharma vende Drogaria Rosário por mais de R$ 173 milhões

Quase um ano após vender a Mais Econômica, companhia segue enxugando a operação e vende a Drogaria Rosário para a Profarma

A BR Pharma, companhia que detém as redes de drogarias Big Ben, Farmais, Farmácias Guararapes, Farmácia Sant’ana e Drogaria Rosário, aprovou no último dia 25 a venda da Drogaria Rosário, rede fundada em Brasília e com mais de 150 lojas nos Estados de Mato Grosso, Goiás, Tocantins e no Distrito Federal.

O contrato de venda foi aprovado sem restrições para a Profarma, empresa distribuidora de medicamentos. O valor da transação, segundo anunciou a BR Pharma, será determinado após a verificação das posições de caixa, endividamento e capital de giro da Rede Rosário, partindo de um valor de mais de R$ 173,5 milhões.

“Essa iniciativa visa a assegurar uma importante participação em uma região fortemente dominada por grandes redes nacionais e, desta forma, viabilizar condições comerciais ainda melhores para nossos clientes do atacado”, disse em comunicado o CEO da Profarma, Sammy Birmarcker.

“Esperamos também que a atuação da companhia no varejo continue a contribuir para o desenvolvimento de soluções e serviços ainda melhores para clientes da Distribuição como, por exemplo: a nova ferramenta de pedido via web, a evolução constante do nível de serviço, o novo modelo de precificação e a expansão de mix”, disse o executivo.

A iniciativa da Profarma de atuar com pontos de venda diretos não é de hoje. Há menos de um ano, a companhia adquiriu a Drogarias Tamoio, do Rio de Janeiro, por R$ 130 milhões. A companhia, que já detinha 50% da rede, assumiu o controle total da empresa.

Leia também
Profarma compra Drogarias Tamoio por R$ 130 milhões

Além da rede Tamoio, a Profarma já controla as redes Drogasmil e Farmalife, com atuação predominante na cidade do Rio de Janeiro e Grande Rio. Com a Rosário, agora a empresa entra no mercado do Centro-Oeste.

Já a BR Pharma segue na tentativa de ver números positivos. Há menos de um ano, a empresa abriu mão da rede Mais Econômica, bandeira com 165 lojas, por R$ 44 milhões. À época, a BR Pharma afirmou que a bandeira ““onerava os resultados” da empresa e consumia o caixa. “A venda desse ativo, além de alavancar a rentabilidade da companhia, simplificará a estrutura e permitirá um foco maior da administração na recuperação das outras bandeiras”, disse à época.

A estratégia de enxugar a operação é uma tentativa de reverter os números da empresa, que seguem negativos. No segundo trimestre, a BR Pharma registrou um prejuízo líquido ajustado de R$ 87,548 milhões. No período, as vendas totais da empresa, considerando as mesmas lojas – aquelas abertas há mais de um ano – fecharam com recuo de 22,6%.

Sem a Drogaria Rosário, a companhia hoje tem em torno de 820 lojas, entre próprias e franquias. A operação da venda da Rosário para a Profarma ainda precisa passar pela avaliação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Leia também 
BR Pharma vende Mais Econômica, mas tem prejuízo

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]