/
/
“A pergunta não é se vou utilizar agentes de IA, mas quando”

“A pergunta não é se vou utilizar agentes de IA, mas quando”

Convidados do Boteco da CM explorar como aplicar IA no CX e destacam os principais resultados do estudo CX Trends 2025, da Zendesk.

Inteligência Artificial é o buzz do momento. Porém, mais do que uma tendência, é uma tecnologia que irá permear todas as esferas das organizações e dos consumidores. Para Daniela Reis, Sales Manager da Zendesk, para as empresas que ainda não estão trabalhando com IA, o recado é claro: ter uma boa fundamentação de plataforma, tecnologia e dados para trabalhar com a ferramenta.

“Não adianta simplesmente querer trabalhar com Inteligência Artificial. O que você quer resolver com isso?”, explica Daniela. “Ter objetivos de negócios claros e baseados em dados é extremamente importante para entender para onde você vai direcionar a IA e como vai extrair o melhor dela.”

Daniela foi uma das convidadas do novo episódio Boteco da CM, videocast da Consumidor Moderno, que trouxe alguns dos principais dados do CX Trends 2025 da Zendesk, um dos relatórios de Customer Experience mais aguardados do ano.

“Você precisa ter uma base sólida”, afirma Rodrigo Aguera, CX Products da Hotmart, que acompanhou Daniela neste episódio em dose dupla. “A IA é um motor muito potente, mas no meio da rua, ele não faz nada. A IA é um jeito mais fácil de consumir tecnologia.”

IA aplicada ao CX

A Hotmart é uma de tecnologia por natureza. Como explica Rodrigo, trata-se de uma solução para infoprodutos na internet – como cursos, e-books e outros modelos. Para ele, algo da cultura da empresa que permite o maior uso da IA é a permissão para testar novas ferramentas. “É uma tecnologia nova, e precisamos testar, entender como funciona. Começamos testando alguns casos de uso de IA para CX, como agentes de atendimento, na barra de busca do FAQ”, conta.

O resultado, depois de treinamentos a partir da base de conteúdos da Hotmart e dos fluxos de abertura de ticket no atendimento foi uma aplicação contínua e fluída da tecnologia, aplicada à experiência do consumidor.

Já do lado do agente, a tecnologia também gera ganhos para o agente de atendimento, figura na linha de frente com o relacionamento com o cliente. “Quando colocamos pequenos sabores de IA, ou uma IA para fazer gestão de escala de força de trabalho, ou um copilot, temos casos de testes pequenos de uma a duas semanas que vemos redução e 20% a 25% de redução da força de trabalho”, aponta Daniela. “Conforme o tempo vai passando e conseguimos fazer os ajustes corretos, o ganho com a IA é exponencial.”

O futuro é autônomo

Se a IA é a palavra do momento, também é o caso dos agentes, como destaca o relatório CX Trends 2025. Segundo Rodrigo, cada vez mais será possível utilizar a tecnologia para automatizar fluxos de tomada de decisão, por exemplo, com agentes especializados em diferentes funções: criar árvores de decisão, conversar com consumidores, avaliar as possibilidades de soluções e muito mais. “O poder de automação que temos hoje é muito maior do que tínhamos há alguns anos”.

“O importante é que todos esses agentes sejam amigos uns dos outros, todos têm que conversar”, afirma Daniela. O tema, inclusive, já está no radar das lideranças de CX: 86% já estão de olho nos agentes de IA, como aponta o relatório CX Trends 2025. “Não é se vou utilizar, mas quando.”

Quer entender o papel da IA no futuro do CX e como aplicar a tecnologia que já está dominando o mundo? Não perca o mais novo episódio do Boteco da CM!

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]