/
/
Boomers e GenZ pesquisam mais em redes sociais do que no Google

Boomers e GenZ pesquisam mais em redes sociais do que no Google

Pesquisas em redes sociais ou buscadores: qual é mais popular? Depende da idade e do assunto, mostra relatório

Mais da metade das pessoas usam tanto sites de busca quanto redes sociais para fazer pesquisas, mas o uso de redes é mais popular entre mais jovens. A conclusão é de um levantamento pelo pelo Capterra, que indica que 58% das pessoas fazem buscas em redes sociais e plataformas de pesquisa. Por enquanto, os buscadores são mais populares; 35% das pessoas usam apenas eles – enquanto apenas 7% limitam-se às pesquisas em redes sociais.

Leia mais:
Por que é tão difícil fidelizar a Geração Z?

Geração influencia busca

A idade é uma das principais influências quando se pensa em diferenças de busca. A Geração X e baby boomers são quem mais usam buscadores: 46% e 38% preferem, respectivamente, se ater a este método. Mas 49% e 53% usam tanto redes sociais quanto buscadores.

A geração que mais pesquisa somente em redes sociais é a Geração Z, pessoas nascidas a partir de 1996: 10% dessa faixa etária não usa nenhum outro método. Na sequência, porém, as redes são mais populares entre os baby boomers – 9% deles usam apenas este tipo de busca. A Geração Z é quem faz menos buscas dessa forma, apenas 5%.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Um dado curioso é que o tipo de conteúdo influencia bastante onde as pessoas procurarão as informações. Fofocas de famosos e tutoriais são mais populares nas redes sociais (38% e 37%), e perdem força nos motores de busca (11% e 15%). O caso se inverte no caso de pesquisa de games (25% preferem plataformas de busca, e 16% se informam pelas redes sociais), assim como quando se trata de educação (42% e 8%, respectivamente).

Capterra / Descentralização dos mecanismos de buscas

As redes favoritas

A plataforma de busca preferida dos entrevistados é o Google. A empresa é o método de pesquisa mais usado por 98% dos entrevistados.

Já nas redes, há mais distribuição e uniformidade. O YouTube é o favorito, usado por 91% dos entrevistados. O Instagram não está tão atrás, com 79%, e o Facebook aparece com 64%. O queridinho dos jovens, no entanto, é o TikTok, mas usado para pesquisas por apenas 37% do geral, sem segmentação de idade.

Conheça o Mundo do CX

Capterra / Descentralização dos mecanismos de buscas
A descentralização dos mecanismos de buscas


+ NOTÍCIAS
Brasileiro está mais digital no comportamento de consumo, aponta Itaú Unibanco

Geração Z paga mais por serviços imediatos e desconfia de reviews

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]